Buscar

Surgimento das ciências sociais ou seja a sociologia - 3º semestre

Prévia do material em texto

Surgimento das ciências sociais ou seja a sociologia
Sociologia = estudo da sociedade
A sociologia surgiu no século XIX como decorrência da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo. 
Problemas sociais:
Contribuições intelectuais + circunstâncias históricas
Renascimento R. Industrial
Iluminismo R. Francesa
Esses foram eventos fundamentais para o surgimento da sociologia. Revolução Industrial (causa econômica) 1760 – ela correu devido à expansão do comercio ultramarino (que seria a necessidade do aumentar a produção) com este aumento da demanda de produtos, nasce à produção industrial deixando no passado o meio artesanal, agora o proletariado é apenas uma parte. Passou de uma economia cooperativa para uma copetitiva.
Obs: observe que só o fato do proletariado ser agora assalariado já constitui modificação na sociedade. Mais esta não foi a única mudança na vida social, ocorreu também o desemprego estrutural (direcionamento a área urbana) gerando o êxodo rural.
Urbanização: com esse inchaço urbano, surgem problemas ante então desconhecidos por esses grupos como, por exemplo: o desemprego, epidemias, mendicância. 
Houve também a causa política: Revolução Francesa 1789 - trouxe o poder político à burguesia (agora não são as classes mais privilegiadas que ditam o pode (clero e nobreza) é sim a burguesia classe intermediaria) destruiu os fundamentos da sociedade feudal e promoveu enfraquecimento da religião.
Iluminismo e Renascimento = razão humana em detrimento do conhecimento religioso. Acreditavam que por meio racional poderiam mudar o mundo.
Nascimento da sociologia como ciência
Essas crises e desordens na organização da sociedade deixaram o mundo real é a mente das pessoas contubardas. Necessitando assim, de uma explicação para todas essas profundas inovações. Nasce então a SOCIOLOGIA para analisar a sociedade. Seria como se ela tivesse conhecimento suficiente para resolver esses problemas. 
Porque a sociologia é considerada a ciência da sociedade?
R: Essa denominação “ciência” é fruto das transformações significativas na sociedade como, por exemplo, á expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista. No mundo moderno surge uma exigência de eficiência, ou seja, encontrar soluções para as crises e problemas provocados pelos acontecimentos. Renúncia a uma visão sobrenatural para explicar os fatos, substituindo-a por um espírito critico diante dos fenômenos sociais.
Porque ela demorou tanto tempo para aparecer?
R: A sociedade sempre existiu, desde que os seres humanos passaram a viver em coletividade, entretanto a sociologia é um produto tardio da crise das sociedade tradicionais “sociedade só passa a ser observada quando há excesso de conflitos nela, surgindo a sociologia”, ou seja, a sociedade tradicional/primitiva (feudal) era baseada na cooperação, nos vínculos fortes de grande influencia da religião (a classe que você pertencia era vinda da divindade, os deuses determinava) sem possibilidades de mudanças sociais fortes. Com as transformações ocorridas pela crise no antigo regime: contribuições intelectuais= Renascimento é Iluminismo; contribuições históricas= R. Industrial é R.Francesa. Da inicio a sociedade moderna/capitalista, vinculos fracos, superficiais, condicionados( aqui sua posição social advém do seu esforço). “seu mundo material/moral vira de cabeça para baixo” Nascendo assim á sociologia para analisar essas duas perspectivas de mundo, tentando solucionar é compreender esses problemas
O que levou a esses conflitos?
R: A era moderna. Antes, a sociedade se revestia de caráter sagrado: como se o próprio Deus tivesse estabelecido. Seria dizer que os valores sagrados que orientavam os comportamentos, perderam o sentido, á organização social deixa de ser vista como algo absoluto e indiscutível. 
Conclusão
Meus amigos imaginem agora todas essas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Em poucas décadas, a Europa mudou radicalmente suas ideias, seu modo de fazer política e sua vida econômica. Era uma sociedade completamente diferente aquela que surgia no século XIX. Diante de um aparente caos tão generalizado, foi natural que alguns homens procurassem construir uma ciência da sociedade. Sua pergunta era: “Afinal, o que está acontecendo aqui? O que houve com nossa sociedade?”. A sociologia surgiu no século XIX porque nunca antes uma sociedade havia passado por mudanças tão intensas tão mudanças. Essas mudanças exigiam uma explicação. Não à toa, alguns autores dizem que a sociologia é a “ciência da crise”. De fato, ela é filha da crise da sociedade européia.
 Surgimento das ciências jurídicas
Direitos + deveres = normas jurídicas, indivíduos regulados + indivíduos integrados = sociedade
Os indivíduos para viverem em conjuntos necessitam de regras de conduta ordenando as relações sociais “o que não é proibido é permitido”, ou seja, apartir desse momento nossa liberdade será limitada para que não entramos em conflitos. De modo que não poderia existir uma sociedade sem ordem mínima, sem guias e direcionamentos. 
Direito= serve para prevenir e resolver conflitos.
O direito torna-se objeto de estudo
A questão é que os conflitos de interesses, assim como a sociedade, existem desde que os seres humanos passaram a viver em conjunto. Mais nas sociedades ditas primitivas (anterior as crises) existiam uma ordem natural como, por exemplo, a classe que você pertencia era advinda da divindade/deus. Hoje a mobilidade social depende de cada um, ou seja, você é responsável pelo seu sucesso ou fracasso.
O direito antes (sociedade primitiva) era baseado na vontade da divindade (ordem dos cosmos) de forma que não eram consideradas um problema digno de ocupação científica, justamente por ser simples/estático/estável.
A natureza era vista como inspiração para trazer uma ordem á sociedade: o “legislador guerreiro” expressava a força na comunidade; o “legislador ancião” aquele mais velho do grupo era tido como o que possuía maior dimensão das coisas, ele tinha experiência; o “legislador sábio” sofista ele trazia uma ordem lógica, com base na razão sobre os fenômenos da sociedade.
O direito moderno (sociedade capitalista) se transforma aqui o mundo não tem significado é a vida não tem uma orientação. o direito que antes advinha dos deus agora é racional, o que antes era simples/imutável agora é complexo/dinâmico, o trabalho agora é especializado.
Agora o direito é tido como objeto de estudo por ser complexo/dinâmico. Os vínculos entre os indivíduos são fracos, superficiais é interesseiros.
E sendo a sociedade (cada vez mais) complexa e mutável, era necessário que um grupo de especialistas se encarregassem da periódica interpretação e atualização do sistema jurídico: surgiu assim a ciência do direito.
 Sociologia é direito 
O objetivo da sociologia jurídica é proporcionar uma visão mais ampla e crítica sobre as origens, funções e efeitos do direito. a sociologia jurídica dedica-se a analisar a forma como os interesses e conflitos são solucionados ou cristalizados na forma de direito (noções sobre o justo e o injusto) e os impactos posteriores desse direito. 
Fontes do direto
Leis são as normas ou o conjunto de normas jurídicas criadas através de processos próprios, estabelecidas pelas autoridades competentes;
Costume é a regra social derivada de prática reiterada, generalizada e prolongada, o que resulta numa convicção de obrigatoriedade, de acordo com a sociedade e cultura em particular;
Jurisprudência é o conjunto de decisões sobre interpretações de leis, feita pelos tribunais de determinada jurisdição;
Doutrina é a produção realizada por pensadores,juristas e filósofos do direito, concentrados nos mais diversos temas relacionados às ciências jurídicas;
Obs: os costumes que deram origem as leis, aparecendo nas sociedades primitivas como forma de resolução de conflitos, sendo anterior ao aparecimento do estado é sua forma escrita. 
O nosso ordenamento consagra o acolhimento de tais regras não-escritas (costumes, analogias é princípios gerais do direito) quando diante de um caso concreto a lei não for satisfatória (LINDB).
Leis que confrontam costumes não são respeitadas. (contra legem). 
Leis que positivam costumes são melhor aceitas. (secundum legem). 
Costumes podem atuar como substitutos das leis (praeter legem).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes