Buscar

Trabalho de Hermeneutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE DE SÃO PAULO
SILVANA ALVES DA COSTA TOMAZI
RA Nº 0050064970
SÃO PAULO
2013
Hermenêutica e
Aplicação do Direito
INTRODUÇÃO
A Hermenêutica Jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentindo e alcance das Expressões do Direito. Para conseguir, se faz mister um trabalho preliminar: descobrir e fixar o sentido verdadeiro da regra positiva; e logo depois o respectivo alcance, a sua extensão, em interpretar, isto é, determinar o sentido e alcance das expressões do Direito.
Para o conseguir, se faz mister um trabalho preliminar: descobrir e fixar o sentindo verdadeiro da regra positiva; e logo depois, o respectivo alcance a sua extensão. Em resumo, o executor extrai da norma tudo o que na mesma se contém, é o que se chama interpretar, isto é, determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito.
A interpretação foi orientada por princípios e regras que se desenvolveu e aperfeiçoou à medida que envolveu a sociedade e desabrocharam as doutrinas das conclusões Filosofia Jurídica, com o auxilio delas fixa novos processos de interpretações, enfeixa num sistema e assim respira com um novo sopro do saudável modernismo, a arte rejuvenescendo e aperfeiçoando de modo que esta conserva á altura do século, como um elemento de progresso propulsor da cultura profissional, auxiliar prestimosa dos pioneiros da civilização.
Do exposto ressalta os erros dos quais se pretendem substituir uma única palavra pela outra, estas almejam ao invés da Hermeneutica, a Interpretação, esta é a aplicação daquela, que na primeira descobre e fixa os princípios que reagem a segunda, a Hermenêutica é a teoria cientifica da arte de interpretar. Interpretação não é de admirar, portanto que os alemães, como dispunham de um vocábulo completo para exprimir esta ideia, o adotassem como preferencia, demais entre eles se tornou comum o emprego de Hermeneutik e Auslegung, como entre nós a Hermenêutica e a Interpretação, na qualidade dos sinônimos.
Confundir as acepções é um grande mal em tecnologia, os tudescos optaram pelas expressões exaradas na pagina de rosto do livr4o de Thibaut, este que venceu em prestigio o de Zacharie e se tornou clássico, que em português quer dizer a Teoria da Interpretação, temeram igualmente que não se tornasse clara a diferença entre a Hermenêutica cientifiica e moderna, e esta ocupava-se com a tradução e explicação dos livros escritos em idiomas estrangeiros, sobreudo em línguas mortas como exemplo o latim, o hebraico, o sânscrito e o grego antigo. Ao invés de abandonar um vocábulo clássico é preciso e preferencialmente esclarecer-lhes a significação que é variável com a marcha evolutiva do Direito. Demais a palavra Hermenêutica resume o sentido de três outras, conjugadas as Teorias da Interpretação, a preferencia por ela obedecer na lei do menor esforço.
Granjeou a autoridade de livro clássico, entre ingleses e norte americanos, a Hermenêutica Legal e Politica do jurisconsulto Lieber.. Os estatutos da Universidade de Coimbra, publicado em 1772, impunham ao professor de Hermeneutica Juridica deveres indispensáveis para tornar proveitoso o estudo daquela disciplina, conselho igual deram Trigo de Loureiro e Coelho da Rocha a quem desejasse interpretar com acertos as leis, Hermeneutica Juridica era titulo do livro adotados nas Faculdades de Direito de Portugal e do Brasil e ainda hoje é a expressão preferida pelo autor e pelos comentadores do Codigo Civil.
Descobertos os métodos de interpretação, examinados em separado, um por um, nada resultaria de orgânico, de construtor, senão enfaixássemos em um todo logico, em um complexo harmônico. A analise suceda a síntese, intervenha a Hermeneutica a fim de proceder a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito.
A aplicação do Direito consiste no enquadrar um caso concreto em uma norma jurídica adequada, por outras palavras tem por objetivo descobrir o modo os meios de ampara juridicamente um interesse humano, isto se dá mediantea atividade dos particulares do sentido de cumprir a lei pela ação espontânea ou provocada, dos tribunais contra as violações das normas expressas, e até mesmo contra a simples tentativa de iludir ou desrespeitar dispositivos escritos.

Outros materiais