Buscar

Atividade 3 de Metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 3 de Metodologia
PERGUNTA 1
Ao idealizar uma proposta de trabalho ou uma pesquisa científica, é imprescindível a elaboração de um projeto. Segundo o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil), o projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado. São funções do projeto de pesquisa, EXCETO:
	
	a.
	Mostrar a estratégia da execução da pesquisa.
	
	b.
	Exibir o sumário definitivo e os capítulos do trabalho almejado.
	
	c.
	Esclarecer o tema e o caminho que será trilhado pelo pesquisador.
	
	d.
	Indicar e especificar as fontes a serem utilizadas.
	
	e.
	Apresentar os autores relevantes que serão pesquisados.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
No ensino superior brasileiro, em especial nos cursos de graduação, a disciplina de Metodologia Científica quase sempre é vista por estudantes e mesmo por alguns professores como de menor importância no contexto da grade de disciplinas especializadas de cada curso. Trata-se, porém, de um engano? O ensino e a aprendizagem de metodologia científica, quando levado a sério, tende a beneficiar o estudante ao longo de sua formação acadêmica. Desenvolver profissionais capacitados e compromissados com o avanço da ciência é uma das tarefas concernente às universidades, que devem incentivar os acadêmicos a elaborar pesquisas a fim de buscar soluções para os problemas sociais. Isto posto, o que os cursos de Graduação e Pós-Graduação promovem quando introduzem a pesquisa em suas propostas curriculares?
	
	a.
	Uma formação centrada nas exigências do mercado de trabalho, que procura cada vez mais profissionais adaptados, pois, alcançam melhores resultados. 
	
	b.
	Uma formação em princípios, métodos e técnicas da resolução de problemas científicos, por meio do ensino baseado na pesquisa e nas evidências.
	
	c.
	Um estilo de ensino reprodutor centrado no Docente, pois é o único profissional autorizado e responsável pelo processo de pesquisa.
	
	d.
	Um estilo de ensino centrado nos processos que não dependem do auxílio das tecnologias digitais.
	
	e.
	Desassociar a pesquisa e extensão dos programas dos cursos da Graduação.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
Lembra da história da maça que caiu sobre a cabeça de um pesquisador? Galileu Galilei foi o primeiro teórico do método experimental, podendo seu método ser descrito como indução experimental, chegando-se a uma lei geral por intermédio da observação de certo número de casos particulares. Constitui-se em um dos passos do seu método:
	
	a.
	Observação dos fenômenos.
	
	b.
	Repetição dos experimentos.
	
	c.
	Formulação de hipóteses.
	
	d.
	Inversão de experiências.
	
	e.
	Variação de experiências.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
O interesse pelo tema que um cientista se propõe a pesquisar, muitas vezes, parte da curiosidade do próprio pesquisador (estudante) ou então de uma interrogação sobre um problema ou fenômeno.
No entanto, a partir do momento que o objeto de pesquisa é escolhido pelo próprio pesquisador isso, de certa forma, desmistifica o caráter de neutralidade do pesquisador perante a sua pesquisa, já que na maioria das vezes, a escolha do objeto revela as preocupações científicas do pesquisador que seleciona os fatos a serem coletados, bem como o modo de recolhê-los.
Isto posto, o “Instrumento de coleta de dados que tem como base o contato face a face, com perguntas abertas e/ou fechadas, sendo que nesse processo o pesquisador consegue conhecer profundamente os elementos da pesquisa.”
Esse texto diz respeito a qual instrumento:
	
	a.
	Questionário
	
	b.
	Análise documental
	
	c.
	Entrevista
	
	d.
	Leitura exploratória
	
	e.
	Observação
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248). Uma das características da pesquisa-ação é:
	
	a.
	Atividades de negociação.
	
	b.
	Postura neutra frente ao problema a ser investigado.
	
	c.
	Interação entre os sujeitos experimentais.
	
	d.
	Sua objetividade.
	
	e.
	Sua alta validade externa.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
Nos últimos tempos, a sociedade tem passado por grandes transformações causadas pela economia flexível, forte integração econômica, social, cultural e política, juntamente com o alto índice de geração de novas tecnologias. Para acompanhar esse desenvolvimento social, a ciência necessita estar em constante aprimoramento de suas técnicas e também contar com estudantes da pós-graduação capacitados, com senso crítico e que sejam capazes de acompanhar essa evolução da sociedade. No que diz respeito à pesquisa científica e seus objetivos, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Tem como finalidade a reprodução de assuntos abordados em periódicos acadêmicos, Anais de Congressos Científicos e jornalísticos.
	
	b.
	Produzir resultados e respostas para o mundo empresarial que procura intensificar a produção, expandir os negócios e ampliar o lucro.
	
	c.
	Objetiva a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais para transformar a sociedade numa sociedade melhor que a atual.
	
	d.
	Sua única finalidade é a indicação de práticas pedagógicas para o Ensino fundamental e Médio, pois nesta fase os estudantes necessitam de maior atenção.
	
	e.
	Tem como objetivo ensinar aos estudantes como reproduzir e compartilhar um conteúdo estudado na Pós-Graduação.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
O método científico é a ferramenta do pesquisador, que no fim de seu processo de pesquisa, explica e prevê um conjunto de ocorrências provenientes da aplicação de suas teses. Um artigo científico é o resultado de um estudo realizado e comprovado através do método científico. A essência do método científico é fornecer diretrizes que permitam:
	
	a.
	Organizar um conjunto de dados numéricos.
	
	b.
	Buscar soluções práticas para problemas teóricos e hipóteses.
	
	c.
	Qualificar os fatos observados e avaliados.
	
	d.
	Ter certeza que os fatos são realmente fatos.
	
	e.
	Eliminar raciocínios inferidos de nossas tentativas de compreender os fenômenos naturais.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
É nesse ambiente, na academia e na valorização da dúvida, que ocorrem as grandes descobertas da ciência e, consequentemente, a disseminação do conhecimento produzido pelos pesquisadores, neste caso você. Para promover a geração do conhecimento aos acadêmicos (estudantes da Pós-Graduação) é necessário proporcioná-los uma aprendizagem sólida, onde o próprio estudante apoiado pelo professor(es) orientador(es) construa o conhecimento através das descobertas realizadas em suas pesquisas científicas. O TCC, a monografia e os artigos apresentados em eventos acadêmicos são exemplos dessas possibilidades. Essa construção de conhecimento não ocorre apenas pela transmissão de informações dos docentes aos discentes, mas sim quando há discussão, debates, críticas e troca de experiências, contextualizando essas informações. Começa pela Trilha de Aprendizagem, perpassa o fórum e apresenta-se num Congresso ou no Polo. Sobre a relação entre pesquisa e ciência na atualidade, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Sua única finalidade é a indicação de práticas pedagógicas para o Ensino fundamental e Médio, pois nesta fase os estudantes necessitam de maior atenção.
	
	b.
	Atualmente esta relação estende-se ao vincular a inovação tecnológica,científica ao desenvolvimento social e econômico.
	
	c.
	Trata-se de uma relação metafísica, pois a ciência tem objetivos absolutamente teóricos.
	
	d.
	Não é possível estabelecer tal relação, pois os conhecimentos exigidos atualmente são de ordem prática.
	
	e.
	É uma relação possível apenas teoricamente, pois se trata de duas esferas extremamente distintas.

Outros materiais