Prova 1
5 pág.

Prova 1


DisciplinaMorfologia1.147 materiais7.046 seguidores
Pré-visualização2 páginas
A derivação parassintética ocorre quando anexamos, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo a um radical. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a palavra na qual ocorre derivação parassintética:
	 a)
	Enterrar.
	 b)
	Chuviscar.
	 c)
	Infeliz.
	 d)
	Folhear.
	 
	 
	2.
	Observe as pequenas partes que formam a palavra ?imperdíveis?:
Im + perd + í + ve + is
Essas pequenas partes são denominadas morfemas: elementos formadores da palavra ou elementos mórficos. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Radical.
II- Vogal temática.
III- Tema.
IV- Prefixo.
(    ) -i.
(    ) -perd-.
(    ) im-.
(    ) perdi.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	I - II - IV - III.
	 
	 
	3.
	No processo de formação de palavras na língua portuguesa, três elementos são de suma importância para que a estrutura da palavra fique completa, são eles: a desinência, a vogal temática e o tema. Há dois tipos de vogal temática, sendo que cada uma possui uma função específica. De acordo com o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A vogal temática junta-se ao tema de certas palavras para que estas possam receber os sufixos. 
II- A vogal temática aparece entre o radical e o tema das palavras. 
III- A vogal temática tem por função marcar classes de verbos e nomes. 
IV- As vogais temáticas nominais marcam classes de adjetivos e substantivos. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	Dentro da língua portuguesa, há uso de várias siglas. Elas são empregadas com a intenção de economizar tempo de escrita e de fala, pois são composições realizadas de forma reduzida. A partir do que foi exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Há siglas que podem ser provenientes de outras línguas, como CD, por exemplo. 
(    ) As siglas são formadas pelas letras iniciais que formam o nome de alguma associação estudantil, recreativa, cultural, de uma empresa etc.
(    ) As siglas não podem ser utilizadas em artigos científicos, pois é uma forma de uso não formal da língua. 
(    ) As siglas são usadas somente na linguagem informativa, pois esta tem como característica principal a rapidez nas informações.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	 
	 
	5.
	Com o avanço da tecnologia, cada vez mais os veículos de comunicação agilizam o envio e o recebimento de mensagens, sejam elas orais ou escritas. Dentro da língua portuguesa, existem alguns recursos que utilizamos para facilitar este processo, agilizando a comunicação. Dentre estes recursos, podemos citar a abreviação vocabular, que visa reduzir a palavra sem prejudicar a compreensão do interlocutor. Com base no conteúdo referente à abreviação vocabular, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	AIDS e INSS são exemplos de abreviações vocabulares.
	 b)
	Pneu, moto e vídeo são exemplos de abreviações vocabulares.
	 c)
	Abreviação vocabular e sigla representam o mesmo processo de formação de palavras.
	 d)
	A abreviação vocabular não é aceita na norma padrão culta da língua.
	 
	 
	6.
	A onomatopeia é um recurso amplamente utilizado em língua portuguesa, especialmente em gêneros que utilizem diálogos, como as histórias em quadrinhos, romances, contos, charges, entre outras. Acerca da onomatopeia, leia a tira anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A onomatopeia classifica-se como uma das figuras de palavras e indica a reprodução de sons (ou ruídos) naturais. Seu objetivo é tentar imitar o som quando é pronunciada. Na tira, há onomatopeias. 
(    ) Há, na língua portuguesa, mais de uma figura de linguagem que representa os sons naturais da língua. Na tira, portanto, somente "bonk" e "ooh" são onomatopeias. As demais se classificam como interjeições.   
(    ) As onomatopeias podem apenas ser utilizadas em textos de cunho literário ou humorístico, pois são consideradas coloquiais dentro da língua portuguesa.  
(    ) De acordo com o idioma falado, as onomatopeias podem variar. Isso ocorre porque há diferentes tipos de fonemas em cada idioma. Por exemplo, o barulho da buzina que aqui é representado por "bi-bi", na língua inglesa é "beep-beep". 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://pt-static.z-dn.net/files/de3/deee327dac197339175419a75b64a046.gif>. Acesso em: 18 ago. 2016.
	
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	 
	 
	7.
	Para que se possa compreender as palavras em sua totalidade, é necessário conhecer as partes que as compõem, como os morfemas, os radicais e os afixos, por exemplo. Saber como elas se estruturam e a maneira como são formadas auxiliará a compreender o significado delas dentro dos mais variados contextos nas quais se inserem. Leia o texto a seguir: 
?No último dia dos namorados, estive em uma floricultura para comprar flores à minha namorada. Lá, encontrei das mais diversas formas e cores. O florista me convenceu, por fim, a comprar um vaso cheio de belas margaridas, uma espécie de floreira?. 
Analise as sentenças a seguir: 
I- No texto, as palavras floricultura, flores, florista e floreira são formadas a partir do radical -flor-. São, portanto, cognatas.  
II- No radical das palavras não se pode juntar outros elementos mórficos, pois isto faz com que a palavra deixe de ser cognata. 
III- As palavras florista e floricultura possuem afixos. As palavras flores e floreiro possuem apenas a vogal temática.
IV- Pode-se afirmar que nas palavras ?namorados? e ?namorada? há desinência nominal de gênero e desinência nominal de número.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	8.
	O léxico de uma língua é dinâmico, evolui com o homem. Há palavras que caem em desuso, outras adquirem novos significados e há palavras que são criadas. Na formação de palavras novas, a Língua Portuguesa obedece, basicamente, a dois processos: derivação e composição. Sobre os processos de formação de palavras, analise as seguintes sentenças:
I- Composição por justaposição: ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, mas perdem ou ganham fonemas.
II- Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva.
III- Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que formam o composto se aglutinam e pelo menos um deles perde sua integridade sonora.
IV- Hibridismo: a palavra nova é formada a partir da mudança de categoria da palavra original.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 
	 
	9.
	Atente para o seguinte anúncio publicitário:
&quot;Arrase na hora da conquista. Presenteie com perfumes importados.&quot;
Esse texto publicitário mostra que, além dos processos de formação de palavras pelo acréscimo de prefixos e sufixos, a língua portuguesa conta com outros processos de derivação. No caso do anúncio publicitário, um substantivo - conquista - foi criado a partir da redução da forma do infinitivo verbal (conquistar). Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta