Buscar

A SUCATA NO BERÇÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Há vários ganhos interessantes quando oferecemos aos pequenos a oportunidade de construir os próprios brinquedos”
Quando o assunto é o brincar dos bebês, é possível oferecer experiências estimulantes sem recorrer a brinquedos caros e cheios de estímulos. Afinal, a brincadeira autoral é a que mais desenvolve a criatividade. 
É possível oportunizar a brincadeira autoral dos bebês de diversas maneiras, seja complementando a brincadeira ou imaginando uma forma de se divertir e explorar a partir do que encontram à sua volta.
Não por acaso, é comum que, ao oferecer ao bebê um brinquedo estruturado e pronto, ele prefira brincar com a caixa de papelão ou com o papel onde ele foi embrulhado? Compreender por que isso acontece passa por entender a comunicação corporal, visual e sensitiva dos bebês como uma linguagem. Experimentar o som, a textura, o cheiro e os demais elementos de um objeto novo é estimulante para o desenvolvimento dos bebês.
“Nesses momentos, eles desenvolvem a criatividade, alimentam a imaginação, encontram soluções para desafios que aparecem na brincadeira, experienciam o contato com diferentes materiais, aprendem a valorizar aquilo que fazem e a lidar com as frustrações quando não atingem o objetivo que queriam, além de aprenderem a brincar sem necessidade de consumir um produto novo”, afirma a publicação.
A sucata na Educação Infantil faz sentido quando as crianças podem explorar os materiais. E elas fazem isso de diferentes maneiras: pondo na boca, examinando a textura, batendo em superfícies para ver se sai algum som, testando a resistência com as mãos e com os pés - e, claro, deixando a imaginação rolar. Na sequência da matéria, você confere propostas para utilizar tampas, garrafas, caixas de papelão, embalagens de bebidas e papéis na escola.

Outros materiais