Buscar

Administração da Produção.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443094) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando uma empresa é bem organizada e tem muita atenção com a manutenção dos equipamentos, ela não pode ficar parada para não prejudicar a produção, pois essa manutenção é o foco de preocupação e de muita atenção dos gestores de produção, tentando promover o possível para que a produção não pare. Sobre os principais objetivos que devem ser atingidos quando definidas as técnicas de manutenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Melhorar a qualidade dos produtos gerados pelos equipamentos e baixar custos.
(    ) Qualificar a equipe de manutenção e adquirir máquinas de baixa manutenção.
(    ) Aumentar a disponibilidade dos equipamentos e ter a possibilidade de planejar as paradas das operações.
(    ) Reduzir custos de manutenção e aproveitar bem a mão de obra de manutenção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada à sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre a principal finalidade nesse ciclo:
	 a)
	Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda.
	 b)
	Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda.
	 c)
	Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem).
	 d)
	Organizar os procedimentos de melhoria de um processo.
	3.
	Quando se fala em produtos transformados e transformadores, as organizações são obrigadas a ter um setor chamado manutenção. Esse setor, por sua vez, tem o compromisso de manter em funcionamento toda área fabril, ou seja, todos os equipamentos, o que inclui os maquinários transformadores que geram riquezas. Dessa forma, evitará perda de tempo, de faturamento e de rentabilidade. A função manutenção passou a ter um papel estratégico nas organizações. Sobre o que faz parte dos custos da manutenção, analise as afirmativas a seguir:
I- São os custos que mantêm os equipamentos em funcionamento, incluindo a mão de obra e materiais utilizados.
II- Custos decorrentes de não possuir um equipamento reserva, falta de ação da equipe de manutenção, por quebra inesperada e pela falta de manutenção preventiva ou mal realizada.
III- São custos gerenciais, envolvendo vários setores da organização, com engenharia, gestores e estudos de melhoria.
IV- Esse setor de manutenção deverá estar alinhado às atividades da organização, envolvendo o controle de custos, comparando os custos planejados com os efetuados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	4.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por Status.
(    ) Posicional.
(    ) Por Produto.
(    ) Celular.
(    ) Por Processo.
(    ) Por Lote.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F - V - F.
	5.
	Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (Diagrama de processo, análise de Pareto, Diagramas de Causa e efeito, Diagramas de Correlação, Histogramas, Cartas de Controle de Processo e Folhas de Verificação), estas devem ser conhecidas por todos da organização. Essas ferramentas de qualidades foram implantadas por Ishikawa, um químico japonês. Qual é a verdadeira finalidade dessas ferramentas para a organização?
	 a)
	As técnicas não deveriam ficar restritas à equipe da qualidade, já que todos os setores e pessoas de todas as hierarquias deveriam contribuir.
	 b)
	Aperfeiçoar os investimentos em treinamento e assegurar o cumprimento das políticas de RH.
	 c)
	Para que os colaboradores pudessem refletir sobre as questões relativas à qualidade.
	 d)
	Oferecer treinamentos aos colaboradores para aumentar a sua motivação e, com isso, errar menos.
	6.
	A empresa de brinquedos TXY fabrica 300 peças de um carrinho de controle remoto de várias cores e modelos, sendo o processo todo mecanizado, utilizando o papel da pessoa apenas para a programação da máquina e a retirada do produto finalizado. No entanto, existe um excesso de manutenção da máquina. Essa máquina tem apenas dois anos de uso e apresenta problemas na linha de produção. Para que o problema seja minimizado, diminuindo, consequentemente, os custos, existe a necessidade de utilizar o(s) modelo(s) de manutenção. Sobre os modelos que a empresa deverá usar para a manutenção interna, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manutenção preventiva.
(    ) Manutenção corretiva.
(    ) Manutenção detectiva.
(    ) Manutenção preditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Para que o processo de fabricação ocorra de forma organizada e com o fluxo em linha sem interrupções, é necessário que a empresa tenha um projeto de administração da produção correta e que possa garantir o mínimo possível de perda de tempo na linha de produção. Dentro do ambiente quando se escolhe a localização da organização, é necessário verificar fatores para a qualidade no fornecimento dos materiais. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A localização depende do ramo de negócio da organização, construir um depósito em uma área nobre, consequentemente, diminuirá os custos da terra.
	 b)
	Verificar a viabilidade do custo de transporte é um item que não pode deixar de ser observado quanto à necessidade da escolha do local.
	 c)
	Um dos fatores que pode ser considerado é o da qualificação da mão de obra, de nada adianta implantar uma empresa em que a mão de obra não é qualificada.
	 d)
	A disposição de energia elétrica não afeta a escolha da localização da organização em caso de uma indústria de grande porte.
	8.
	Em todas as organizações, trabalhar com uma maior qualidade, aumentar a produtividade e com custo reduzido, são metas que se tem objetivado e tais esforços para otimizá-las dependem decisivamente do pessoal envolvido. Sem sua adesão, motivação e participação, nada, ou bem pouco, poderá ser alcançado. Contudo, acima de tudo está
a disposição da alta direção das empresas em implementar ideias, filosofias e mecanismos efetivos, utilizando-as como parte da estratégia do que a empresa pretende ser brevemente. É importante salientar que os custos de qualidade são gerados nos casos em que o produto não foi desenvolvido corretamente desde o princípio do projeto. Referente ao custo, analise as afirmativas a seguir:
I- Custos de falhas referem-se aos custos de verificação da qualidade.
II- Custos de prevenção referem-se aos custos que objetivam evitar problemas de qualidade.
III- Custos de avaliação referem-se aos custos de monitoramento da qualidade.
IV- Custos das falhas referem-se aos custos dos erros internos percebidos antes do recebimento pelo cliente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	Manutenção é um processo que visa a maior tempo de utilização e maior rendimento de um equipamento, resultando em trabalho em condições seguras e redução de custos com paradas. É o conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando a garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, qualidade, prazo, custos e vida útil adequado. São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a poder permanecer de acordo com uma condição específica estabelecida pelo fabricante. Todos os equipamentos, sem distinção, necessitam de manutenções, para garantir a sua operatividade, funcionalidade e principalmente confiabilidade. Esta garantia não é só a integridade, mas também a segurança, pois a não realização da manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas. Para gerenciar as atividades de manutenção das máquinas e dos equipamentos, existem cinco classes. Sobre essas classes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Corretiva, programáveis, lógicas, condicionante, produtiva total.
	 b)
	Condicionante, programáveis, lógicas, detectiva, produtiva total.
	 c)
	Condicionante, programáveis, preditiva, corretiva, produtiva total.
	 d)
	Corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, produtiva total.
	10.
	Tendo em vista que a Administração da Produção é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, está nítido que no interior destas atividades existe um processo de transformação, que é constituído por Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação, tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços, que são os Outputs (Saídas). O processo de transformação é a parte onde os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído por diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônicas etc.). Nesse momento, aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para se transformar em um novo bem/produto. Assim, ao conjunto de ações que transformam a matéria-prima/insumos em produtos chamamos de processos. Existem duas classes de processos. Com relação a este assunto, analise as seguintes sentenças:
I- Processos elementares são compostos por processos complexos.
II- Processos elementares correspondem à célula de um processo composta pelas entradas, transformações e saídas de uma atividade.
III- Processos complexos são compostos por processos de insumos na produção.
IV- Processos complexos são compostos por processos elementares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida/78698/>. Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes