Buscar

Avaliando Aprendizado todos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliando Aprendizado :
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201601613219)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O movimento acontece devido a movimentos pré programados nos geradores de padrão central (GPC) na medula espinhal que são ativados por processo central e estímulo sensorial, assim pode ocorrer na ausência de uma ação reflexa. Esta afirmativa está baseada em qual das teorias de controle motor?
		
	
	Teoria Ecológica
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	 
	Teoria da Programação Motora
	
	Teoria dos Sistemas
	
	Teoria Reflexa
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601571382)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Caroline tem 6 meses e o pediatra ao avaliá-la em uma consulta de rotina, fez o encaminhamento para que um fisioterapeuta realizasse a avaliação quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor. É esperado que Caroline, por ser uma criança normal e sem comprometimentos consiga:
		
	
	Engatinhar e rolar de decúbito dorsal para ventral
	 
	Arrastar e adotar a postura de gatas sem auxílio
	
	Rolar de decúbito ventral para dorsal, ficar na postura ajoelhada com apoio
	
	Passar para a postura de pé com apoio e ficar de Puppy
	
	Engatinhar e ficar na postura de semi ajoelhada com apoio
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602229893)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com desenvolvimento motor normal
		
	
	a. Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	b. Quando em prono a descarga de peso é feita primariamente na extremidade superior.
	
	c. Os quadris permanecem fletidos, levemente abduzidos e rodados internamente.
	
	d. Apresenta maior movimentação dos membros superiores em relação aos inferiores quando em prono.
	 
	e. Reflexo de sucção presente, para que seja possível a realização da mamada
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602146696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602072337)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Criança de 8 meses de idade cronológica, nascida de parto prematuro com 24 semanas de idade gestacional, permaneceu em UTIN por aproximadamente 3 meses. Na alta hospitalar, foi encaminhada para o tratamento fisioterapêutico. Ao exame, observa-se que a criança eleva a cabeça em prono a 45º por curtos períodos, mas não mantém o controle, voltando a cabeça lateralmente para a direita. Em supino, interessou-se principalmente pela face humana, mas teve dificuldades para acompanhar os objetos. Não leva as mãos à linha média para alcançar o brinquedo, mas as toca eventualmente no centro do corpo. Puxada para sentar, não acompanha o movimento, participando apenas nos últimos 15º da manobra. Sentada com apoio do terapeuta, eleva a cabeça à posição vertical, mas não mantém. De pé, observa-se intensa extensão em membros inferiores, desfaz a posição com flexão de joelhos. Assinale a alternativa correta após identificar a idade corrigida e com que idade o comportamento motor é compatível.
		
	
	6 meses de idade corrigida e 3 meses de comportamento motor.
	
	4 meses de idade corrigida e 6 meses de comportamento motor.
	 
	4 meses de idade corrigida e 2 meses de comportamento motor.
	
	8 meses de idade corrigida e 2 meses de comportamento motor.
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201602535702)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A compreenssão e o entendimento a respeito do desenvolvimento motor faz necessário no atendimento em fisioterapia pediátrica. Assinale a alternativa correta a respeito do desenvolvimento motor.
		
	 
	Durante o desenvolvimento motor a criança adquire primeiro o controle da região torácica e posteriormente na região lombar.
	
	A criança aos 3meses realiza o pegar voluntário graças ao reflexo de preensão palmar.
	
	A criança aos 10 meses possui um bom controle de tronco devido a presença do RTCA.
	
	O lactente no seu primeiro mês de vida apresenta um bom controle da região cervical ao ser colocado para sentar e puxado para sentar.
	
	O recém-nascido,possui uma hipertonia extensora e os seus movimentos são realizados através do arco reflexo simples a nível medular.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601574069)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da Avaliação Fisioterápica nas crianças portadoras de ECI recomenda-se :
		
	 
	Avaliação funcional pela oferta de brinquedos e sugestão de atividades para diagnosticar o estágio motor que a criança se encontra e orientar o profissional em seu planejamento
	
	Avaliação inicial para indicação do meio aquático como facilitador da estimulação das etapas motoras e sensitivas
	
	Utilizar o Método Kabat,que se baseia na inibição dos reflexos primitivos e dos padrões patológicos de movimento levando o paciente ao controle voluntário dos movimentos.
	
	Avaliação neurológica dos reflexos primitivos e considerar o Índice de Apgar, no direcionamento do tratamento fisioterápico
	
	Utilizar preferentemente o Método Bobath, que se baseia na utilização de estímulos proprioceptivos facilitadores das respostas motoras partindo de respostas reflexas e chegando à motricidade voluntária.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601575266)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Processo no qual ocorre crescimento anormal de vasos sanguineos na parte imatura da retina em prematuros. É a principal causa de cegueira infantil.
		
	
	Hemorragia intraventricular
	
	Cardiopatia congênita cianótica
	
	Paralisia cerebral prá-natal do tipo quadriparética
	 
	Retinopatia da prematuridade
	
	Encefalopatia hipóxico-isquêmica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601604061)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se dizer que os reflexos de sucção, tônico cervical assimétrico e moro são: (concurso público)
		
	 
	reflexos primitivos e normais;
	
	reflexos anormais no desenvolvimento motor;
	
	reflexos e/ou reações presentes por toda vida.
	
	reações de endireitamento;
	
	reflexos primitivos e anormais;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602229015)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A idade corrigida, também designada idade pós-concepção, traduz o ajuste da idade cronológica em função do grau de prematuridade. Embora não esteja totalmente esclarecido até quando devemos corrigir a idade do prematuro, a maioria dos autores recomenda utilizar a idade corrigida na avaliação do crescimento e do desenvolvimento até os 2 anos de idade, a fim de obter a expectativa real para cada criança, sem subestimar o prematuro ao confrontá-lo com os padrões de referência. Um bebê, atualmente com 6 meses de idade cronológica, nasceu com 30 semanas de idade gestacional. Assinale abaixo a idade corrigida para está criança aos 6 meses.
		
	
	5 meses
	
	5 meses e 10 dias
	 
	3 meses e 20 dias
	
	2 meses e 10 dias
	
	4 meses e 20 dias
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201601613221)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto a teoria do controle motor da Ação Dinâmica, é correto afirmar que:
		
	 
	As variáveis denominadas parâmetros de controle regulam as alterações no comportamento de todo o sistema. Uma alteração critica destas variáveis
em um dos sistemas induz a um novo movimento.
	
	O centro superior contém toda a informação necessária para o movimento e pode ou não usar o feedback externo ou interno para regular o movimento
	
	Os reflexos são considerados a unidade básica do movimento, assim os movimentos mais complexos seriam formados por uma junção de reflexos
	
	O movimento acontece devido a programas motores que são ativados por processo central e estímulo sensorial, assim pode ocorrer na ausência de uma ação reflexa
	
	Dá grande ênfase à percepção que ao contrario das demais teorias que apontavam a sensação como fator mais importante no controle motor
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601575253)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Teoria dos Sistemas, é correto afirmar que:
		
	
	Apesar de não enfatizar a organização e a função do SNC que leva à interação organismo e ambiente, enfatiza a exploração ativado ambiente pelo sujeito e da grande ênfase à percepção.
	 
	Vários sistemas atuam no controle motor. Apesar desta teoria abordar componentes internos e externos, não aprofunda na interação do organismo com o ambiente.
	
	A Teoria dos Sistemas aborda componentes internos e externos, aprofundando no aspecto da interação do organismo com o ambiente.
	
	Os centros superiores, que comandam centros inferiores, contêm toda a informação necessária para o movimento e podem ou não usar o feedback externo ou interno para regulá-lo.
	
	O corpo é um sistema mecânico no qual um sistema atua no controle motor.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602104555)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE 2007) Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura devido à lesão não progressiva no encéfalo imaturo, com etiologia e quadro clínicos diversos. Na PC, as desordens motoras estão frequentemente associadas às alterações sensoriais, cognitiva, comunicativa, perceptiva e/ou comportamental. Com o auxílio desta definição, julgue as afirmações que se seguem. I - A lesão que causa a PC poderá ocorrer no período pré-, peri- ou pós-natal até os 2 ¿ 3 anos de vida. II - Devido à diversidade da etiologia, as manifestações clínicas da PC não são facilmente observadas. III - O diagnóstico da PC é baseado em alterações predominantemente motoras. IV- Devido ao caráter predominantemente motor, raramente são encontrados distúrbios sensoriais associados ao quadro de PC. V - Tanto a lesão no encéfalo quanto os sinais e sintomas característicos da PC não são progressivos. Estão corretas, apenas, as afirmações:
		
	
	II e IV.
	
	I e V.
	
	I e II.
	
	III e V.
	 
	I e III.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602227521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de
		
	
	Microcefalia
	
	Panencefalite.
	 
	Hidrocefalia.
	
	Anencefalia.
	
	Encefalite.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601575222)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A deformidade característica do pé torto equino varo é:
		
	
	flexão dorsal, eversão da articulação subtalar.
	 
	plantar, inversão e adução da articulação talocalcânea.
	
	flexão dorsal, inversão da articulação subtalar.
	
	flexão dorsal, inversão e adução da articulação talocalcânea.
	
	flexao plantar , eversao e adução da articulação talocalcânea.
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201601571372)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitos são os fatores de risco que podem levar uma criança a desenvolver alguma forma de deficiência a curto ou a longo prazo. A Organização Mundial de Saúde estima que 70% destas causas de deficiência podem ser evitadas através de medidas simples e de baixo custo. Desta forma, assinale a alternativa que corresponde aos fatores de risco pré natais que podem ser minimizados através do trabalho de conscientização das mães e atenção aos cuidados adequados.
I - A Anoxia, Meningite, Mielomeningocele e síndrome de Down podem ser detectados através da ultrassonografia durante o acompanhamento pré natal;
II - A Icterícia e a Hidrocefalia merecem atenção imediata na sala de parto principalmente quando a criança é pré termo;
III - A ingestão de álcool e o fumo por parte da mãe podem trazer comprometimentos respiratórios e dependência química ao neonato;
IV - As infecções urinárias maternas devem ser urgentemente tratadas para que não ocorra aborto espontâneo ou prematuridade.
		
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	Apenas II III e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas II e IV estão corretas
	 
	Apenas III e IV estão corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601613228)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São considerados Fatores de Risco Estabelecido para o bebê:
		
	
	Alterações cromossômicas
	 
	Lesão do plexo braquial
	
	Má ligação entre os pais e o bebê
	
	Peso inferior a 1500g
	
	Convulsões neonatais
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602123029)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria sofreu anoxia cerebral durante o seu parto, resultando num quadro de quadriplegia espástica. Atualmente ela tem 4 anos de idade e iniciou tratamento fisioterapêutico em um novo setor de fisioterapia. Durante a avaliação fisioterapêutica foi detectada espasticidade grave. Quando a mãe de Maria foi questionada sobre os medicamentos dos quais Maria faz uso, ela relatou apenas anticonvulsivante. A última consulta com o neuropediatra aconteceu há 1ano. A mãe de Maria é empregada doméstica e não tem contato com o pai da paciente. Ela mudou de cidade, pois seu ex-marido a ameaçou de morte, já que ela o denunciou por agressão física. Segundo sua mãe o auxilio do governo não dá para pagar a consulta médica e a última vez que foi ao posto não tinha neuropediatra. Do ponto de vista de conduta do profissional e do código de ética da profissão de fisioterapia, como deve agir o fisioterapeuta?
		
	
	Encaminhar a mãe de Maria para a farmácia social do município com a solicitação do medicamento para diminuir a espasticidade, já que ela não tem condição financeira para comprar.
	 
	Deve orientar a mãe de Maria a procurar a secretaria de saúde do município, junto com o encaminhamento para neuropediatra e/ou para assistente social para que a mesma viabilize a consulta junto ao neuropediatra. E realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Apenas traçar os objetivos de tratamento fisioterapêutico e realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Comentar o quadro de Maria com um neuropediatra e solicitar um medicamento adequado para Maria e dá-lo a sua mãe no próximo atendimento.
	
	Sabendo que a espasticidade grave é o principal limitador do desenvolvimento motor desta paciente, ele deve indicar o uso de um medicamento para diminuir o grau de tal espasticidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602072426)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança acompanhada pelo programa de saúde da familia de uma cidade do interior, evidenciava lentidão no desenvolvimento da fala e independência motora, mas o menor alcançou a marcha antes de 18 meses. No exame de rotina, aos quatro anos, o agente de saúde observou que o menino demonstrava dificuldades para correr e levantar-se do chão. Em um exame mais minucioso, observou-se discreta queda plantar e hipertrofia de panturrilhas. Que patologia e compatível com a presença desse historico de sintomas?
		
	
	Espinha Bifida Oculta.
	
	Paralisia Cerebral do tipo Tetraplegica.
	
	Distrofia Muscular de Becker.
	 
	Distrofia Muscular de Duchenne.
	
	Paralisia Cerebral do tipo Diplegica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601613218)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A teoria que expandiu conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central e que deixou de considerá-lo um sistema
sensório-motor que reage aos estímulos do ambiente e o enxergou como um sistema de percepção/ação capaz de explorar ativamente o meio, a fim de satisfazer seus próprios objetivos é:
		
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria dos Sistemas
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria da Programação Motora
	
	Teoria Hierárquica
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501254232)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A.O.P. criança termo está no terceiro trimestre de vida extra-uterina. Em supino rola rapidamente para prono. Em prono, realiza movimento de pivô em círculos sob o estômago. Sentada, se mantém somente apoiando ambos os membros superiores e, portanto, não manipula objetos. De acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor normal, podemos afirmar que esta criança:
		
	
	Está completamente adequada para sua idade.
	
	Está adequada nas posições supino e sentada, mas atrasada na posição prono.
	
	Está adequada na posição supino, mas está atrasada nas posições prono e sentada.
	
	Está atrasada em todas as posturas para sua idade.
	 
	Está adequada nas posições supino e prono, mas atrasada na posição sentado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501904063)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente gênero masculino, 5 meses de idade, foi encaminhado ao setor de Fisioterapia devido a um atraso no desenvolvimento motor. Este atraso pode ser caracterizado pela ausência da seguinte atividade:
		
	 
	Controlar a cabeça em prono
	
	Manutenção da postura ortostática
	
	Sentar sem apoio
	
	Arrastar
	
	Engatinhar
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501723641)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a resposta esperada quando é dado um estímulo com o objetivo de testar a Reação Cervical de Retificação, em um bebê saudável com 20 dias de nascido.
		
	
	Extensão da cabeça com extensão de tronco e membros.
	
	Extensão dos braços e das mãos em direção ao solo.
	 
	Rotação em bloco do tronco para onde a face foi virada.
	
	Flexão com abdução dos braços, seguida de retorno a postura de repouso.
	
	Extensão do cotovelo do lado para onde a face foi virada e flexão do cotovelo do lado oposto.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501720778)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501292142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica
	
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501253634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	B.F ,4 anos caminha com auxílio do andador em casa e na escola. Ainda que com utilização de calhas bilateral caminha na ponta de pé. A mãe disse que B. já fez uso da toxina botulínica, mas que os efeitos somente se prolongaram por 2 meses. B. senta preferencialmente sobre os joelhos, com as pernas para fora. Semi-ajoelhado não extende totalmente coxo-femurais, e apresenta reações de equilíbrio precárias. Engatinha sem dissociação de membros , praticamente arrastando os membros inferiores. Durante a avaliação da amplitude articular das articulações ,em especial, de membros inferiores verifica-se aumento do tônus extensor, sendo difícil movimentá-las. B. apresenta o que chamamos padrão em tesoura de pernas. Agora responda .Durante a avaliação de crianças espásticas como B., encontraremos as seguintes alterações de tonus :
		
	
	Movimentos involuntários característicos e alterações do tônus do tipo distonia
	
	Importantes alterações do equilíbrio e da coordenação motora
	 
	Hipertonia muscular extensora e adutora dos membros inferiores, observando-se aumento de tensão nos músculos quando passivamente alongados
	
	Rigidez e Sinal da roda dentada quando os músculos são alongados
	
	Movimentos vermiformes das mãos quando pega objetos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501292149)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São considerados Fatores de Risco Ambiental para o bebê:
		
	
	Infecção
	
	Idade gestacional menor ou igual a 32 semanas
	 
	Abuso materno de drogas e álcool
	
	Necessidade de ventilação mecânica por 36 horas ou mais
	
	Mielopatias
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501254077)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A identificação de desenvolvimento atípico o mais precoce possível facilita na recuperação do atraso motor. Qual desses achados clínicos faz parte do desenvolvimento atípico?
		
	
	controle da região cervical aos 4 meses de vida na posição de decúbito ventral.
	
	presença dos reflexos de moro, RTCA até os 4 meses de vida.
	
	presença dos reflexos primitivos, não fixados, no primeiro trimestre.
	 
	alterações no tônus muscular e reações de proteção e equilíbrio ausente.
	
	permanência em pé e andar com apoio das mãos até os 12 meses.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501250320)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Guilherme é uma criança com 2 anos e meio de idade que foi ao consultório fisioterapêutico para que fosse realizada uma avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor a pedido do pediatra. Ao iniciar a anamnese, a avaliação física e motora, verificou que era filho único, que o histórico gestacional era favorável, sem intercorrências no parto que fora natural e dentro do tempo previsto além de ter sido amamentado de forma normal. Ao investigar o cotidiano da criança, a mãe relatou que o menino ainda não frequentava a escola, não mostrava interesse por brincar com os brinquedos novos que ficavam guardados, mas que eram disponibilizados sempre que ele pedia. A mãe relatou também que o que ele mais gosta de fazer é assistir televisão e DVDs infantis. Os exames neurológicos estavam normais. Considerando o caso clínico acima, marque a alternativa que corresponda aos marcos do desenvolvimento psicomotor normal que o Fisioterapeuta espera na avaliação:
		
	
	Guilherme deve bater palmas, apontar com o indicador, andar com apoio
	
	Guilherme deve vestir-se
sozinho, pular de um pé só, subir escadas sem apoio
	
	Guilherme deve andar sem apoio, subir em cadeiras, transferir objetos de uma mão para a outra
	 
	Guilherme deve correr, subir e descer escadas com apoio do corrimão, pular com os dois pés unidos
	
	Guilherme deve engatinhar, ficar ajoelhado e semi ajoelhado
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501904070)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação de um bebê de 10 meses de idade com atraso do desenvolvimento motor foi observada pelo Fisioterapeuta ausência de controle de tronco na postura sentada e de reação de proteção para frente. A partir desses dados podemos concluir que essa criança apresenta a seguinte idade motora:
		
	
	6 meses
	
	9 meses
	
	7 meses
	
	8 meses
	 
	4 meses
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501801948)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um estudo, realizado pela Universidade de Villejuif (França), revela que bebês nascidos entre 24 e 32 semanas de gestação correm mais risco de apresentar limitações motoras graves ou moderadas na infância. Foram analisadas mais de 2.900 crianças nascidas prematuramente, entre 24 e 32 semanas de gestação, e outras 667 crianças nascidas após a 39ª ou a 40ª semana. As crianças tiveram sua capacidade motora analisada ao nascer e, mais tarde, aos cinco anos de idade. Os resultados mostraram que a incidência de incapacidades motoras era maior nas crianças que nasceram prematuramente. Entre as crianças que nasceram de parto prematuro, 5% tinham alguma incapacidade grave; 9%, incapacidades moderadas e 25%, incapacidades menos graves. Já no grupo de crianças que nasceram após o período de gestação normal, os percentuais caíram para 0,3%, 3% e 8%, respectivamente. Considerando as informações acima, marque a alternativa correta;
		
	
	As incapacidades motoras são maiores em bebês pós-termo.
	
	Cabem, ao profissional da enfermagem, ações nos níveis primários e secundários de atenção à saúde da criança e ao fisioterapeuta apenas o tratamento das limitações motoras das crianças prematuras.
	
	Não há relação direta entre prematuridade e limitações motoras
	
	Aos profissionais de saúde cabe elaboração de estratégias eficientes de tratamento das doenças, deficiências e incapacidades e aos políticos elaboração de ações de saúde pública.
	 
	Considerando a relação entre incapacidade motora e prematuridade, cabe, também, ao profissional fisioterapeuta pensar em estratégias eficientes de prevenção da prematuridade, colaborando com ações para controle dos fatores de risco para prematuridade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501751592)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atrofia muscular espinhal e uma doença caracterizada pela degeneração das células do corno anterior da medula, causando prejuízos a vários grupos musculares dentre os quais podemos destacar fraqueza em:
		
	
	grupos musculares proximais membros e esternotireoideo.
	
	grupos musculares do tronco e músculo diafragma.
	 
	grupos musculares proximais dos membros e tronco.
	
	nenhuma das respostas acima.
	
	musculo esternotireoideo e músculo diafragma.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501250322)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Encefalopatia Crônica da Infância (ECI) é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura oriundas a lesões não progressivas no encéfalo ainda imaturo. Sua etiologia e quadro clínico são bastante variados. As desordens motoras estão associadas, na maioria das vezes, a muitos outros comprometimentos como na cognição, na comunicação, no comportamento, na percepção bem como às alterações sensoriais. Considerando o texto anterior, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa que corresponde ao que o fisioterapeuta deve saber sobre a ECI.
I - A lesão que causa a ECI poderá ocorrer em qualquer momento até o 3º e 4º ano de vida enquanto o encéfalo ainda apresenta-se imaturo.
II - O comprometimento motor é fortemente observado na ECI ao passo que torna-se raro encontrar distúrbios associados na prática clínica.
III - O diagnóstico cinético funcional da ECI deve ser feito com base nas alterações sensório motoras apresentadas
IV - Em uma avaliação fisioterapêutica, é difícil verificar as manifestações clínicas da ECI visto que variedade da etiologia é acentuada.
V - Tanto em uma lesão encefálica quanto nas suas seqüelas, os sinais, os sintomas e as alterações cinéticofuncionais da ECI não são progressivos
		
	
	O fisioterapeuta deve saber que III e IV são verdadeiras
	
	O fisioterapeuta deve saber que I e V são verdadeiras
	
	O fisioterapeuta deve saber que IV e II são verdadeiras
	 
	O fisioterapeuta deve saber que I e III são verdadeiras
	
	O fisioterapeuta deve saber que I e II são verdadeiras
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501254208)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Jéssica nasceu hoje, na trigésima primeira semana de gestação, sem maiores alterações neurológicas. Mesmo antes de ir avaliá-la, sabendo dessas informações, podemos afirmar que Jéssica:
		
	
	A idade corrigida de Jéssica corresponde a um mês e meio de vida.
	 
	Jéssica está com hipotonia global e ausência da flexão fisiológica normal.
	
	Como Jéssica não tem alterações neurológicas, devemos esperar que ela esteja fisiologicamente da mesma forma que uma criança termo, assim como os movimentos e posturas que realiza estarão iguais aos da criança termo.
	
	Possui flexão fisiológica normal, que aos poucos, será reduzida.
	
	Jéssica está com hipotonia global associada a flexão fisiológica normal e global.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501292140)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A teoria que expandiu conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central e que deixou de considerá-lo um sistema sensório-motor que reage aos estímulos do ambiente e o enxergou como um sistema de percepção/ação capaz de explorar ativamente o meio, a fim de satisfazer seus próprios objetivos é:
		
	
	Teoria dos Sistemas
	
	Teoria da Programação Motora
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria Hierárquica
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501254181)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As principais causas da hiperbilirrubinemia são:
		
	
	Icterícia fisiológica, compatibilidade de RH e infecção.
	
	Criança pós-termo, criança pré-termo, infecção e reabsorção de sangue.
	
	Criança pós-termo, icterícia fisiológica e má formação congênita.
	 
	Icterícia fisiológica, incompatibilidade de RH, reabsorção de sangue e infecção.
	
	Má formação congênita, reabsorção de sangue e criança pré-termo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501825618)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501751255)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança acompanhada pelo programa de saúde da família de uma cidade do interior, evidenciava lentidão no desenvolvimento da fala e independência motora, mas o menor alcançou a marcha antes de 18 meses. No exame de rotina, aos quatro anos, o agente de saúde observou que o menino demonstrava dificuldades para correr e levantar-se do chão. Em um exame mais minucioso, observou-se discreta queda plantar e hipertrofia de panturrilhas. Que patologia e compatível com a presença desse histórico
de sintomas?
		
	
	Espinha Bífida Oculta.
	
	Paralisia Cerebral do tipo Diplégica.
	 
	Distrofia Muscular de Duchenne.
	
	Distrofia Muscular de Becker.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501801951)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria sofreu anoxia cerebral durante o seu parto, resultando num quadro de quadriplegia espástica. Atualmente ela tem 4 anos de idade e iniciou tratamento fisioterapêutico em um novo setor de fisioterapia. Durante a avaliação fisioterapêutica foi detectada espasticidade grave. Quando a mãe de Maria foi questionada sobre os medicamentos dos quais Maria faz uso, ela relatou apenas anticonvulsivante. A última consulta com o neuropediatra aconteceu há 1ano. A mãe de Maria é empregada doméstica e não tem contato com o pai da paciente. Ela mudou de cidade, pois seu ex-marido a ameaçou de morte, já que ela o denunciou por agressão física. Segundo sua mãe o auxilio do governo não dá para pagar a consulta médica e a última vez que foi ao posto não tinha neuropediatra. Do ponto de vista de conduta do profissional e do código de ética da profissão de fisioterapia, como deve agir o fisioterapeuta?
		
	 
	Deve orientar a mãe de Maria a procurar a secretaria de saúde do município, junto com o encaminhamento para neuropediatra e/ou para assistente social para que a mesma viabilize a consulta junto ao neuropediatra. E realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Sabendo que a espasticidade grave é o principal limitador do desenvolvimento motor desta paciente, ele deve indicar o uso de um medicamento para diminuir o grau de tal espasticidade.
	
	Apenas traçar os objetivos de tratamento fisioterapêutico e realizar o tratamento fisioterapêutico para diminuir os efeitos da espasticidade.
	
	Encaminhar a mãe de Maria para a farmácia social do município com a solicitação do medicamento para diminuir a espasticidade, já que ela não tem condição financeira para comprar.
	
	Comentar o quadro de Maria com um neuropediatra e solicitar um medicamento adequado para Maria e dá-lo a sua mãe no próximo atendimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501784499)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a DISPLASIA CONGÊNITA DE QUADRIL, um teste importante que deve constar no exame físico é:
		
	 
	Manobra de Barlow e Ortolani.
	
	Manobra de Ely.
	
	Teste de Ober.
	
	Manobra de Menezes.
	
	Sinal de Gaenslen.
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502316097)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O movimento acontece devido a movimentos pré programados nos geradores de padrão central (GPC) na medula espinhal que são ativados por processo central e estímulo sensorial, assim pode ocorrer na ausência de uma ação reflexa. Esta afirmativa está baseada em qual das teorias de controle motor?
		
	
	Teoria Ecológica
	
	Teoria Reflexa
	
	Teoria dos Sistemas
	
	Teoria da Ação Dinâmica
	 
	Teoria da Programação Motora
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502928019)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente gênero masculino, 5 meses de idade, foi encaminhado ao setor de Fisioterapia devido a um atraso no desenvolvimento motor. Este atraso pode ser caracterizado pela ausência da seguinte atividade:
		
	
	Arrastar
	
	Sentar sem apoio
	
	Engatinhar
	
	Manutenção da postura ortostática
	 
	Controlar a cabeça em prono
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502744734)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502278164)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Jéssica nasceu hoje, na trigésima primeira semana de gestação, sem maiores alterações neurológicas. Mesmo antes de ir avaliá-la, sabendo dessas informações, podemos afirmar que Jéssica:
		
	
	Jéssica está com hipotonia global associada a flexão fisiológica normal e global.
	
	Possui flexão fisiológica normal, que aos poucos, será reduzida.
	
	Como Jéssica não tem alterações neurológicas, devemos esperar que ela esteja fisiologicamente da mesma forma que uma criança termo, assim como os movimentos e posturas que realiza estarão iguais aos da criança termo.
	
	A idade corrigida de Jéssica corresponde a um mês e meio de vida.
	 
	Jéssica está com hipotonia global e ausência da flexão fisiológica normal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502933356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502306936)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança de 11 meses foi internada para investigação diagnóstica com um quadro de febre e dificuldades respiratórias. Durante o período internado o pediatra responsável detectou outras alterações no desenvolvimento motor. Solicitou avaliação fisioterapêutica onde foram observados os seguintes sintomas: controle de cabeça ainda insuficiente em DV; permanece na postura de ¿Puppy¿ sem auxílio; só se mantém sentado com apoio; explora o meio com o olhar e leva as mãos a linha média. Com estes dados conclui-se que: (concurso público)
		
	
	sua idade motora está em torno de 6 meses;
	
	sua idade motora é de 9 meses.
	
	sua idade motora é compatível com a idade cronológica de 1 mês;
	
	sua idade motora é compatível com sua idade cronológica;
	 
	sua idade motora é incompatível com sua idade cronológica;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502276947)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da Avaliação Fisioterápica nas crianças portadoras de ECI recomenda-se :
Avaliação neurológica dos reflexos primitivos e considerar o Índice de Apgar, no direcionamento do tratamento fisioterápico
	
	Utilizar o Método Kabat,que se baseia na inibição dos reflexos primitivos e dos padrões patológicos de movimento levando o paciente ao controle voluntário dos movimentos.
	
	Avaliação inicial para indicação do meio aquático como facilitador da estimulação das etapas motoras e sensitivas
	
	Utilizar preferentemente o Método Bobath, que se baseia na utilização de estímulos proprioceptivos facilitadores das respostas motoras partindo de respostas reflexas e chegando à motricidade voluntária.
	 
	Avaliação funcional pela oferta de brinquedos e sugestão de atividades para diagnosticar o estágio motor que a criança se encontra e orientar o profissional em seu planejamento
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502274264)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
		
	
	A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.
	
	No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
	 
	A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
	
	O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	
	O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502742890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à avaliação da criança é correto afirmar EXCETO:
		
	 
	A avaliação do tônus só deve ser realizada com a criança na postura de prono, pois essa é a postura ideal para esta avaliação;
	 
	A avaliação começa desde o momento em que entramos em contato com a criança pela primeira vez, mesmo que ela ainda esteja no colo da mãe;
	 
	Durante a avaliação da criança é importante observar o repertório motor que ela apresenta e avaliar se ele está dentro do esperado para a faixa etária da mesma.
	 
	É importante observar a criança nas diversas posturas (prono, supino, sentado e de pé), e a manobra de tracionado para sentar também pode ser realizada;
	 
	Na anamnese (entrevista), com a mãe, é importante saber a história do pré-natal, parto, pós-parto e a história da criança até o momento da avaliação;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502306939)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se dizer que os reflexos de sucção, tônico cervical assimétrico e moro são: (concurso público)
		
	
	reflexos primitivos e anormais;
	 
	reflexos primitivos e normais;
	
	reflexos e/ou reações presentes por toda vida.
	
	reações de endireitamento;
	
	reflexos anormais no desenvolvimento motor;
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502761604)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados prematuros os recém-nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas. O grupo inclui crianças desde o limite da viabilidade até próximo ao termo, apresentando características fisiológicas e patológicas distintas." (Araújo ATC, Eickmann SH, Coutinho SB. Desenvolvimento motor de prematuros em unidade neonatal: Fatores determinantes e avaliação precoce. Temas sobre Desenvolvimento 2011). Considerando o perfil de risco do recém-nascido, assinale a alternativa que contém somente fatores de risco neonatais associados ao recém-nascido.
		
	
	infecções maternas, hidrocefalia, longa permanência em ventilação mecânica e oxigenoterapia.
	 
	hemorragia intracraniana, hiperbilirrubinemia, baixo peso ao nascimento.
	
	longa permanência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vulnerabilidade do encéfalo imaturo, síndromes hipertensivas maternas (pré-eclâmpsia).
	
	displasia broncopulmonar, desnutrição materna, aspiração de mecônio.
	
	uso de álcool durante a gestação, hipóxia e hiperglicemia por diabetes gestacional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502761409)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na criança com Paralisia Braquial Obstétrica, nos primeiros dias de vida deve-se:
		
	 
	mobilizar
	 
	deixar em repouso (diminuir o edema)
	
	dar propriocepção
	
	alongar
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502306937)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A coreoatetose caracteriza-se por:
		
	
	lentidão de movimentos e hipertonia;
	 
	variações tônicas, movimentos involuntários em articulações proximais e movimentos vermiformes distais;
	
	espasticidade e imobilidade;
	
	movimentos vermiformes em articulações distais e hipertonia;
	 
	movimentos voluntários incoordenados e hipotonia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502306939)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se dizer que os reflexos de sucção, tônico cervical assimétrico e moro são: (concurso público)
		
	
	reflexos primitivos e anormais;
	 
	reflexos primitivos e normais;
	
	reflexos anormais no desenvolvimento motor;
	
	reflexos e/ou reações presentes por toda vida.
	
	reações de endireitamento;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502928026)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação de um bebê de 10 meses de idade com atraso do desenvolvimento motor foi observada pelo Fisioterapeuta ausência de controle de tronco na postura sentada e de reação de proteção para frente. A partir desses dados podemos concluir que essa criança apresenta a seguinte idade motora:
		
	 
	4 meses
	
	9 meses
	
	6 meses
	
	8 meses
	
	7 meses
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502761604)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados prematuros os recém-nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas. O grupo inclui crianças desde o limite da viabilidade até próximo ao termo, apresentando características fisiológicas e patológicas distintas." (Araújo ATC, Eickmann SH, Coutinho SB. Desenvolvimento motor de prematuros em unidade neonatal: Fatores determinantes e avaliação precoce. Temas sobre Desenvolvimento 2011). Considerando o perfil de risco do recém-nascido, assinale a alternativa que contém somente fatores de risco neonatais associados ao recém-nascido.
		
	
	infecções maternas, hidrocefalia, longa permanência em ventilação mecânica e oxigenoterapia.
	 
	hemorragia intracraniana, hiperbilirrubinemia, baixo peso ao nascimento.
	
	longa permanência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vulnerabilidade do encéfalo imaturo, síndromes hipertensivas maternas (pré-eclâmpsia).
	
	displasia broncopulmonar, desnutrição materna, aspiração de mecônio.
	
	uso de
álcool durante a gestação, hipóxia e hiperglicemia por diabetes gestacional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502761409)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na criança com Paralisia Braquial Obstétrica, nos primeiros dias de vida deve-se:
		
	 
	mobilizar
	 
	deixar em repouso (diminuir o edema)
	
	dar propriocepção
	
	alongar
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502306937)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A coreoatetose caracteriza-se por:
		
	
	lentidão de movimentos e hipertonia;
	 
	variações tônicas, movimentos involuntários em articulações proximais e movimentos vermiformes distais;
	
	espasticidade e imobilidade;
	
	movimentos vermiformes em articulações distais e hipertonia;
	 
	movimentos voluntários incoordenados e hipotonia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502306939)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se dizer que os reflexos de sucção, tônico cervical assimétrico e moro são: (concurso público)
		
	
	reflexos primitivos e anormais;
	 
	reflexos primitivos e normais;
	
	reflexos anormais no desenvolvimento motor;
	
	reflexos e/ou reações presentes por toda vida.
	
	reações de endireitamento;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502928026)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na avaliação de um bebê de 10 meses de idade com atraso do desenvolvimento motor foi observada pelo Fisioterapeuta ausência de controle de tronco na postura sentada e de reação de proteção para frente. A partir desses dados podemos concluir que essa criança apresenta a seguinte idade motora:
		
	 
	4 meses
	
	9 meses
	
	6 meses
	
	8 meses
	
	7 meses
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502477059)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A.O.P. criança termo está no terceiro trimestre de vida extra-uterina. Em supino rola rapidamente para prono. Em prono, realiza movimento de pivô em círculos sob o estômago. Sentada, se mantém somente apoiando ambos os membros superiores e, portanto, não manipula objetos. De acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor normal, podemos afirmar que esta criança:
		
	
	Está adequada na posição supino, mas está atrasada nas posições prono e sentada.
	
	Está atrasada em todas as posturas para sua idade.
	 
	Está adequada nas posições supino e prono, mas atrasada na posição sentado.
	
	Está adequada nas posições supino e sentada, mas atrasada na posição prono.
	
	Está completamente adequada para sua idade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502946468)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale abaixo a resposta esperada quando é dado um estímulo com o objetivo de testar a Reação Cervical de Retificação, em um bebê saudável com 20 dias de nascido.
		
	
	Flexão com abdução dos braços, seguida de retorno a postura de repouso.
	
	Extensão dos braços e das mãos em direção ao solo.
	 
	Rotação em bloco do tronco para onde a face foi virada.
	
	Extensão do cotovelo do lado para onde a face foi virada e flexão do cotovelo do lado oposto.
	
	Extensão da cabeça com extensão de tronco e membros.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502476991)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A criança Pré-matura apresenta:
		
	 
	Redução de movimentos ativos, maior padrão de extensão e abdução, arreflexia e hipotonia.
	
	Redução de movimentos ativos e passivos, hipotonia arreflexia.
	
	Baixo peso, atraso no desenvolvimento, menor imunidade e reflexos exacerbados.
	
	Menor padrão de extensão e abdução, redução de movimentos ativos, baixo peso e hipotonia.
	
	Hipertonia, reflexos exacerbados, redução de movimentos ativos e desorientação a linha média.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502943605)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Há diferentes teorias sobre este tema. Considerando as diferentes Teorias de Controle Motor existentes, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	As Teorias do Controle Motor descrevem pontos de vista relacionados ao modo como o movimento é controlado e enfatizam diferentes aspectos que fundamentam a neurofisiologia e a neuroanatomia relacionadas ao controle do movimento.
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	Para Sherrington, o movimento é gerado num circuito que envolve um órgão receptor, um condutor e um efetor, gerando respostas automáticas com padrões de movimento definidos, o que corresponde a Teoria do Reflexo.
	
	A Teoria Ecológica apresenta a relação do movimento com o meio externo, conferindo importância à utilização das percepções para orientar as ações. Esta Teoria ampliou a concepção de função do sistema nervoso, que passou de sensório-motor, simplesmente reagindo às variáveis do ambiente, a um sistema de percepção e ação que explora ativamente o ambiente para alcançar seus objetivos.
	 
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502514969)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alguns autores sugeriam que o controle motor ocorre devido a reflexos organizados hierarquicamente no sistema nervoso, mas não esclarece a dominância do comportamento reflexo que acontece em algumas situações como no exemplo da pisada em um prego que leva a uma resposta reflexa estereotipada de retirada imediata da perna. Este enfoque foi desenvolvido com base na união de duas teorias. São elas:
		
	 
	Teoria Hierárquica e Reflexa
	
	Teoria Ecológica e Hierárquica
	
	Teoria da Ação Dinâmica e Ecológica
	
	Teoria Reflexa e Sistemas
	
	Teoria dos Sistemas e Reflexa
	
	
	1a Questão (Ref.:201503437451)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A compreenssão e o entendimento a respeito do desenvolvimento motor faz necessário no atendimento em fisioterapia pediátrica. Assinale a alternativa correta a respeito do desenvolvimento motor.
		
	
	O recém-nascido,possui uma hipertonia extensora e os seus movimentos são realizados através do arco reflexo simples a nível medular.
	 
	Durante o desenvolvimento motor a criança adquire primeiro o controle da região torácica e posteriormente na região lombar.
	
	A criança aos 10 meses possui um bom controle de tronco devido a presença do RTCA.
	 
	A criança aos 3meses realiza o pegar voluntário graças ao reflexo de preensão palmar.
	
	O lactente no seu primeiro mês de vida apresenta um bom controle da região cervical ao ser colocado para sentar e puxado para sentar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502473148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A qualidade de assistência prestada pelo serviço e pelos profissionais de saúde, será essencial para redução dos elevados índices de mortalidade materna e perinatal verificados no Brasil. Durante o pré natal deve-se esclarecer as dúvidas, medos, angustias ou simplesmente curiosidade da gestante em relação a este novo momento em sua vida; identificar e classificar as condições de risco; confirmar diagnósticos; estimular a adesão ao pré natal e educar a futura mãe quanto ao cuidado com a saúde. São fatores de risco pré natais:
		
	
	Icterícia, sofrimento fetal agudo, mielopatias
	 
	Ingestão de álcool pela mãe, radiações, fumo, infecções materna
	
	Icterícia, hidrocefalia, pé torto congênito
	
	Anoxia, meningite, hipóxia
	
	Queda da criança, TCE, cardiopatia congênita
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502477015)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Processo no qual ocorre crescimento anormal de vasos sanguineos na parte imatura da retina em prematuros. É a principal
causa de cegueira infantil.
		
	
	Encefalopatia hipóxico-isquêmica
	
	Hemorragia intraventricular
	
	Cardiopatia congênita cianótica
	
	Paralisia cerebral prá-natal do tipo quadriparética
	 
	Retinopatia da prematuridade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502477002)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Teoria dos Sistemas, é correto afirmar que:
		
	
	O corpo é um sistema mecânico no qual um sistema atua no controle motor.
	
	A Teoria dos Sistemas aborda componentes internos e externos, aprofundando no aspecto da interação do organismo com o ambiente.
	 
	Vários sistemas atuam no controle motor. Apesar desta teoria abordar componentes internos e externos, não aprofunda na interação do organismo com o ambiente.
	
	Apesar de não enfatizar a organização e a função do SNC que leva à interação organismo e ambiente, enfatiza a exploração ativado ambiente pelo sujeito e da grande ênfase à percepção.
	
	Os centros superiores, que comandam centros inferiores, contêm toda a informação necessária para o movimento e podem ou não usar o feedback externo ou interno para regulá-lo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502477027)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Renato é uma criança de 6 meses de idade. Sua mãe resolveu levá-lo, a pedido do pediatra, a uma consulta com um fisioterapeuta pediátrico. Durante a consulta, o fisioterapeuta comparou Renato a crianças de 6 meses de idade com desenvolvimento neuropsicomotor normal, e percebeu que Renato está com atrasos motores. Podemos afirmar que a importância do conhecimento do DNPM normal pelo fisioterapeuta está nos aspectos:
		
	
	Determinar, antes do primeiro ano de vida, se a criança vai ou não deambular normalmente.
	
	Planejamento do tratamento sem a necessidade do diagnóstico médico.
	
	Traçar o prognóstico do paciente desde a primeira sessão.
	 
	Identificação de anormalidades, diagnóstico fisioterapêutico precoce e planejamento do tratamento.
	
	Identificação de anormalidades, diagnóstico fisioterapêutico e médico precoce.
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502473135)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
		
	
	No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
	
	A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.
	
	O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	
	O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
	 
	A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502514976)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São considerados Fatores de Risco Ambiental para o bebê:
		
	
	Infecção
	
	Necessidade de ventilação mecânica por 36 horas ou mais
	 
	Abuso materno de drogas e álcool
	
	Mielopatias
	
	Idade gestacional menor ou igual a 32 semanas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502477002)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Teoria dos Sistemas, é correto afirmar que:
		
	
	O corpo é um sistema mecânico no qual um sistema atua no controle motor.
	
	A Teoria dos Sistemas aborda componentes internos e externos, aprofundando no aspecto da interação do organismo com o ambiente.
	
	Apesar de não enfatizar a organização e a função do SNC que leva à interação organismo e ambiente, enfatiza a exploração ativado ambiente pelo sujeito e da grande ênfase à percepção.
	
	Os centros superiores, que comandam centros inferiores, contêm toda a informação necessária para o movimento e podem ou não usar o feedback externo ou interno para regulá-lo.
	 
	Vários sistemas atuam no controle motor. Apesar desta teoria abordar componentes internos e externos, não aprofunda na interação do organismo com o ambiente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503132227)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1- A asfixia é o resultado de uma troca inadequada de oxigênio e de dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos ocorridos durante a gravidez e no momento do parto. Sobre asfixia assinale a alternativa correta.
		
	
	d) Escores de Apgar de 6 a 8 indicam que o bebê sofreu grave asfixia e necessita urgência e providências imediatas como intubação e massagem cardíaca
	
	a) O impacto de um episódio de asfixia no encéfalo de um neonato é chamado de traumatismo cranioencefálico.
	 
	c) Retardo mental, espasticidade, coreoatetose, ataxia e distúrbios convulsivos estão associados com asfixia no neonato.
	
	b) Lesões hipóxico-isquêmicas são a causa mais comum de defeitos neurológicos graves e progressivos causados por eventos perinatais.
	
	e) O boletim de Apgar é um critério de avaliação do grau de asfixia perinatal pouco usado nos países ocidentais para avaliação das condições clínicas do recém nascido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502477027)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Renato é uma criança de 6 meses de idade. Sua mãe resolveu levá-lo, a pedido do pediatra, a uma consulta com um fisioterapeuta pediátrico. Durante a consulta, o fisioterapeuta comparou Renato a crianças de 6 meses de idade com desenvolvimento neuropsicomotor normal, e percebeu que Renato está com atrasos motores. Podemos afirmar que a importância do conhecimento do DNPM normal pelo fisioterapeuta está nos aspectos:
		
	
	Determinar, antes do primeiro ano de vida, se a criança vai ou não deambular normalmente.
	
	Planejamento do tratamento sem a necessidade do diagnóstico médico.
	 
	Identificação de anormalidades, diagnóstico fisioterapêutico precoce e planejamento do tratamento.
	
	Traçar o prognóstico do paciente desde a primeira sessão.
	
	Identificação de anormalidades, diagnóstico fisioterapêutico e médico precoce.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201502960280)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na criança com Paralisia Braquial Obstétrica, nos primeiros dias de vida deve-se:
		
	
	nenhuma das alternativas
	
	dar propriocepção
	
	mobilizar
	 
	deixar em repouso (diminuir o edema)
	
	alongar
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502476917)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Algumas características ajudam a diagnosticar a Síndrome de Down. Assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
		
	
	retração abdominal, implantação alta das orelhas, baixa estatura
	
	pescoço longo, protusão da língua, frouxidão ligamentar
	 
	occipital achatado, implantação baixa das orelhas, instabilidade atlanto-axial
	 
	mandíbulas grandes, pescoço curto,
retração abdominal
	
	implantação alta das orelhas, occiptal achatado, mãos e pés pequenos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502473148)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A qualidade de assistência prestada pelo serviço e pelos profissionais de saúde, será essencial para redução dos elevados índices de mortalidade materna e perinatal verificados no Brasil. Durante o pré natal deve-se esclarecer as dúvidas, medos, angustias ou simplesmente curiosidade da gestante em relação a este novo momento em sua vida; identificar e classificar as condições de risco; confirmar diagnósticos; estimular a adesão ao pré natal e educar a futura mãe quanto ao cuidado com a saúde. São fatores de risco pré natais:
		
	
	Queda da criança, TCE, cardiopatia congênita
	
	Anoxia, meningite, hipóxia
	
	Icterícia, sofrimento fetal agudo, mielopatias
	
	Icterícia, hidrocefalia, pé torto congênito
	 
	Ingestão de álcool pela mãe, radiações, fumo, infecções materna
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502943617)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Define-se esta condição como sendo uma lesão do plexo braquial ao nascimento que traduz-se clinicamente por perturbação motora e sensitiva do membro superior acometido dependente de lesão dos nervos que constituem o plexo braquial. A lesão é provocada pelo estiramento dos troncos nervosos ou avulsão radicular que pode ocorrer durante o trabalho de parto. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA em relação a doença descrita.
		
	
	Clinicamente a Paralisia Baixa ou de Klumpke atinge as raízes superiores (C5 a C7) e corresponde a forma mais comum de apresentação da doença, caracterizada pela presença da mão "em garra".
	
	Paralisia da mão com ausência do reflexo de preensão palmar, sendo referida como "bom ombro, má mão", é característica da Paralisia Alta ou de Erb-Duchene.
	
	Com relação à avaliação fisioterapêutica nestes pacientes, não é necessário avaliar a manifestação dos reflexos primitivos do lactente, nem tão pouco a aquisição das habilidades motoras normais, pois nem a atividade reflexa e nem o desenvolvimento motor serão afetados pela doença.
	
	A doença descrita acima é considerada uma doença musculoesquelética e, em todos os casos desta patologia há sempre comprometimento motor, mas a sensibilidade no membro superior afetado sempre é preservada.
	 
	A doença descrita acima é denominada Paralisia Obstétrica ou Paralisia Braquial Obstétrica (PBO) e uma das classificações inclui a Paralisia Alta ou de Erb-Duchene. Neste caso, há lesão nas raízes mais altas do plexo braquial (C5 a C7) e ao exame físico, o membro superior acometido do lactente apresenta a postura característica em "gorjeta do garçom".
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502941761)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à avaliação da criança é correto afirmar EXCETO:
		
	 
	A avaliação começa desde o momento em que entramos em contato com a criança pela primeira vez, mesmo que ela ainda esteja no colo da mãe;
	 
	A avaliação do tônus só deve ser realizada com a criança na postura de prono, pois essa é a postura ideal para esta avaliação;
	 
	Durante a avaliação da criança é importante observar o repertório motor que ela apresenta e avaliar se ele está dentro do esperado para a faixa etária da mesma.
	 
	Na anamnese (entrevista), com a mãe, é importante saber a história do pré-natal, parto, pós-parto e a história da criança até o momento da avaliação;
	 
	É importante observar a criança nas diversas posturas (prono, supino, sentado e de pé), e a manobra de tracionado para sentar também pode ser realizada;
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201504532126)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com desenvolvimento motor normal
		
	
	c. Os quadris permanecem fletidos, levemente abduzidos e rodados internamente.
	
	d. Apresenta maior movimentação dos membros superiores em relação aos inferiores quando em prono.
	 
	e. Reflexo de sucção presente, para que seja possível a realização da mamada
	
	b. Quando em prono a descarga de peso é feita primariamente na extremidade superior.
	
	a. Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504370169)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O movimento é um aspecto essencial da vida. Ele é crucial na nossa capacidade de caminhar, correr e brincar; procurar e comer os alimentos que nos nutrem; nos comunicarmos com os amigos e a família; ganhar o pão de cada dia; em essência, sobreviver. Sobre controle motor assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	O movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
	 
	Na teoria do reflexo, a concepção de um reflexo exige a presença de três estruturas: uma receptora, um trajeto nervoso condutor e um efetor.
	 
	Uma limitação da teoria da ação dinâmica pode ser a suposição de que o sistema nervoso cumpre uma função consideravelmente irrelevante.
	 
	A pesquisa de Sherrington em 1906 formou a base experimental da clássica teoria hierárquica do controle motor
	 
	A teoria dos sistemas é caracterizado por uma estrutura de cima para baixo, na qual os centros superiores sempre estão encarregados dos inferiores.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504448929)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale abaixo a alternativa que apresenta a descrição mais adequada dos padrões motores e posturais pertinentes a um recém nascido com idade corrigida de 3 meses
		
	 
	Quando puxado para sentar, a cabeça não acompanha o tronco, ficando em hiperextensão.
	
	O RTCA já desapareceu completamente, não se apresenta de nenhuma forma, nem incompleto.
	
	Quando em prono a descarga de peso é feita somente na cabeça, sem a participação da cintura escapular.
	
	Quando em decúbito lateral não possui a capacidade de tocar uma mão na outra
	 
	Em supino, mantém a cabeça na linha média a maior parte do tempo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503877475)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A criança Pré-matura apresenta:
		
	
	Baixo peso, atraso no desenvolvimento, menor imunidade e reflexos exacerbados.
	 
	Redução de movimentos ativos, maior padrão de extensão e abdução, arreflexia e hipotonia.
	
	Hipertonia, reflexos exacerbados, redução de movimentos ativos e desorientação a linha média.
	
	Redução de movimentos ativos e passivos, hipotonia arreflexia.
	 
	Menor padrão de extensão e abdução, redução de movimentos ativos, baixo peso e hipotonia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503915451)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A teoria que expandiu conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central e que deixou de considerá-lo um sistema sensório-motor que reage aos estímulos do ambiente e o enxergou como um sistema de percepção/ação capaz de explorar ativamente o meio, a fim de satisfazer seus próprios objetivos é:
		
	 
	Teoria Ecológica
	
	Teoria da Programação Motora
	 
	Teoria da Ação Dinâmica
	
	Teoria Hierárquica
	
	Teoria dos Sistemas
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201503873619)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar
e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
		
	
	O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	
	No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
	 
	A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
	
	O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
	
	A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503877503)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Condição patológica do trato gastrointestinal que frequentemente ocorre durante as seis primeiras semanas de vida em prematuros com menos de 2000g.
		
	
	Acidose metabólica
	 
	Enterocolite necrosante
	
	Retinopatia da prematuridade
	
	Síndrome alcoólica fetal
	
	Infecção viral do feto e do neonato
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504342245)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à avaliação da criança é correto afirmar EXCETO:
		
	 
	Na anamnese (entrevista), com a mãe, é importante saber a história do pré-natal, parto, pós-parto e a história da criança até o momento da avaliação;
	 
	Durante a avaliação da criança é importante observar o repertório motor que ela apresenta e avaliar se ele está dentro do esperado para a faixa etária da mesma.
	 
	É importante observar a criança nas diversas posturas (prono, supino, sentado e de pé), e a manobra de tracionado para sentar também pode ser realizada;
	 
	A avaliação começa desde o momento em que entramos em contato com a criança pela primeira vez, mesmo que ela ainda esteja no colo da mãe;
	 
	A avaliação do tônus só deve ser realizada com a criança na postura de prono, pois essa é a postura ideal para esta avaliação;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504357654)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os marcos motores abaixo, qual deles é uma característica do desenvolvimento no 3º mês de vida pós-natal?
		
	
	rolar em bloco
	
	balanceio em quatro apoios
	 
	apoio de cotovelos
	
	sustentação de cabeça à 45º
	
	reação de anfíbio
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504529754)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança com diagnóstico de mielomeningocele poderá apresentar, associado, um quadro clínico de
		
	
	Encefalite.
	
	Microcefalia
	
	Panencefalite.
	 
	Hidrocefalia.
	
	Anencefalia.
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201504360764)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na criança com Paralisia Braquial Obstétrica, nos primeiros dias de vida deve-se:
		
	
	alongar
	
	nenhuma das alternativas
	
	dar propriocepção
	
	mobilizar
	 
	deixar em repouso (diminuir o edema)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503877495)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o recém-nato pré-termo que vai para a UTIN:
		
	
	Não existe grande mudança ambiental, pois apesar do parto em si ser traumatizante, uma vez que a criança vai para a UTIN, ela retorna a condições extremamente semelhantes ao útero, exceto pela segurança e termorregulação, que na UTIN são melhores que no útero.
	
	Mesmo não sendo ambientes parecidos, a criança não sente grandes mudanças, pois ambos os ambientes são adaptados e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
	
	Existe pequena mudança ambiental, já que o útero é adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, facilita movimentos aleatórios e favorece estímulos vestibulares. Por outro lado, a UTIN é adaptada para a criança, favorece estímulos proprioceptivos e auxilia a termorregulação.
	
	Não existe nenhum tipo de mudança que possa ser considerada como incomoda para a criança.
	 
	Existe grande mudança ambiental repentina, uma vez que o útero é totalmente adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, elimina a gravidade, facilita movimentos aleatórios, favorece estímulos proprioceptivos e vestibulares e auxilia a termorregulação. Por outro lado, a UTIN possui luminosidade intensa, barulho desagradável constante, expõe e recém-nato a constantes intervenções e não auxilia na termorregulação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503873608)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação fisioterapêutica é um dos momentos mais importantes para o Fisioterapeuta traçar um perfil do desenvolvimento da criança e prescrever uma conduta que venha o máximo possível ao encontro das necessidades do paciente. Para isso, o Fisioterapeuta possui vários recursos avaliativos além de uma anamnese diferenciada. Sendo assim, marque a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado em uma avaliação pediátrica: I-A história gestacional e saúde materna mesmo após o parto II-A história do parto e o índice de Apgar III-Se os reflexos e as reações correspondem a idade da criança IV-Se o pré natal foi adequadamente realizado
		
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503877503)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Condição patológica do trato gastrointestinal que frequentemente ocorre durante as seis primeiras semanas de vida em prematuros com menos de 2000g.
		
	
	Infecção viral do feto e do neonato
	
	Retinopatia da prematuridade
	
	Síndrome alcoólica fetal
	 
	Enterocolite necrosante
	
	Acidose metabólica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503877434)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação ao tônus do paciente com Paralisia Cerebral , marque a alternativa incorreta:
		
	
	A forma hipotônica pode evoluir para a forma espástica.
	
	A criança atetóide possui ausência de co-contração o que dificulta a estabilização das articulações proximais dos membros e o controle das demais partes do corpo.
	 
	A forma espastica apresenta flutuação do tônus.
	
	Atetose raramente leva a deformidades, a menos que esteja associada à espaticidade.
	
	Na espasticidade os movimentos estarão limitados, de pequena amplitude, podendo levar ao encurtamento dos músculos e contraturas.
	
	
	1a Questão (Ref.:201503877394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	J.Z., sexo feminino, nasceu de parto normal, alto peso e com apresentação pélvica. Apresentando lesão do plexo C5 e C6. Durante a avaliação fisioterápica neonatal devemos avaliar a presença de alguns achados clínicos. Qual abaixo é característico desta lesão?
		
	 
	o reflexo de moro apresenta-se assimétrico.
	
	todos os reflexos estão ausentes.
	
	o reflexo biccipital encontra-se presente.
	
	postura de flexão de cotovelo com supinação de antebraço.
	
	o reflexo de preensão palmar encontra-se presente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503877401)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas características ajudam a diagnosticar a Síndrome de Down. Assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
		
	
	implantação alta das orelhas, occiptal achatado, mãos e pés pequenos
	 
	occipital achatado, implantação baixa das

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais