Buscar

Roteiro relaxamento Cervico-dorsolombar

Prévia do material em texto

Roteiro para Estudo
Relaxamento Cervical e Dorsolombar
Seqüência de etapas:
Primeira etapa: Massagem
Segunda etapa: Hidromassagem
Terceira etapa: Alongamento 
Quarta etapa: Tração
Quinta etapa: Algas (está somente no relaxamento dorsolombar).
RELAXAMENTO DE CERVICAL:
Primeira etapa: Massagem
Colocar o paciente em 1 ou 2 aquatubes, na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de triangulo/ cubo, mão na região do occipito para dar apoio e a outra mão realiza a massagem(de acordo com o aprendizado do RTM)
Fazer massagem na cabeça (couro cabeludo), músculos extensores, trapézio (dorsal alta), braço, antebraço, mão e dedos (pode utilizar a técnica do amassamento).
Massagear os ângulos da escápula posicionando o braço do paciente para trás e com o dedo indicador, realizar a massagem acompanhando a borda medial da escápula.
	Após a massagem nos ângulos da escápula, realizar movimento de soltura do ombro, segurando a parte inferior do braço (mais próximo da axila) e sacudindo-o na água de forma não brusca. O tempo mínimo para se realizar esta primeira etapa é de 5 minutos. Lembrar das incursões respiratórias.
OBS: FAZ-SE BILATERALMENTE.
Segunda etapa: Hidromassagem
Movimentar as mãos (em forma de concha) dentro da água no sentido de baixo para cima ou de um lado para outro, hidromassageando a região cervicodorsal do paciente. Não se esquecendo dos braços e mãos do mesmo. O tempo de duração para esta etapa é de 5 minutos. Paciente continua na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de triangulo/ cubo.
Terceira etapa: Alongamento
Inclinação lateral: uma das mãos apóia o occipito e a outra no ombro do paciente. Realiza-se a inclinação sem rodar a cabeça do paciente. Repetir a manobra 3 vezes, com duração de 10 segundos cada (persistência). Faz-se bilateralmente.
Rotação: elevar o ombro e girar a cabeça para o mesmo lado, sem realizar flexão da mesma, aproximar o queixo do ombro. Repetir a manobra 3 vezes, com duração de 10 segundos (cada persistência). Faz-se bilateralmente.
Flexão: o fisioterapeuta deve se posicionar ao lado do paciente, com uma das mãos no occipito e a outra no dorso, realizar o movimento de flexão da cabeça, como se fosse encostar o queixo do paciente no peito. Repetir a manobra 3 vezes, com duração de 10 segundos (cada persistência).
	Paciente continua na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de triangulo/ cubo.
Quarta etapa: Tração
Tração com a força do terapeuta: (para dor intensa) fisioterapeuta posiciona uma das mãos na região occipital do paciente e a outra mão na região dorsal, realiza movimento contrário simultâneo. A mão que está no occipito em sentido cranial e a mão que está no dorso em sentido caudal, realizar 3 repetições com duração 10 segundos cada. O objetivo de tal manobra é fazer decoapitação.
Tração com a força do arrasto (para dor moderada) mesma posição anterior. Realiza-se o movimento de empurrar com a mão que está no dorso e puxa pelo occipito. Ao puxar, a mão do dorso é solta. Ao empurrar, a mão do dorso empurra, enquanto a mão do occipito só dá apoio à cabeça. Se o fisioterapeuta não conseguir realizar o movimento de puxar com uma das mãos, pode usar as duas.
Tração com a força da gravidade (para dor mínima ou zero de dor) fisioterapeuta apóia os seus antebraços nas escápulas do paciente. Suas mãos seguram a cabeça do paciente, sendo que o polegar encaixa na região occipital. A manobra do fisioterapeuta é levantar o paciente e arrastá-lo, mantendo sempre a cabeça alinhada com o tronco. Esta manobra pode ser repetida 3 vezes com duração de 5 a 10 segundos cada vez. 
	Paciente continua na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de guerreiro, com exceção do 3, onde começa em cubo e finaliza caminhando para trás.
RELAXAMENTO DORSOLOMBAR 
	
	Primeiramente o fisioterapeuta deve posicionar o paciente com a prancha e os aquatubes (caso tenha o flutuador cervical, utilize-o). Agrupam-se 3 aquatubes com a prancha na região do dorso do paciente. Coloca-se o paciente em posição supina, sendo que um deles vai para a região poplítea.
Primeira etapa: Massagem
Massagear a região da dorsal média, dorsal alta, lombar, glúteos, coxas, pernas e pés. Se o fisioterapeuta posicionar-se no lado direito é indicado que se realize a manobra no lado oposto (esquerdo) e vice-versa. O tempo de duração da manobra é de 5 minutos para cada lado. Lembre de RTM.
	Paciente continua na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de triangulo/ cubo.
Segunda etapa: Hidromassagem
Balançar as mãos no sentido latero-lateral. O tempo de duração da manobra é de 5 minutos.
	Paciente continua na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de triangulo/ cubo.
Terceira etapa: Alongamento
Com apoio inferior (dor intensa à moderada): O fisioterapeuta estabiliza a pelve do paciente com o próprio tronco e com a mão (contralateralmente), posiciona a outra mão (que está livre) na região infra-axilar. Em seguida, alonga-se a musculatura paravertebral. Caso o paciente apresente muita dor, a mão livre deve ser posicionada um pouco mais abaixo da região infra-axilar, pois uma grande amplitude no movimento pode agravar a dor deste paciente. Esta manobra pode ser repetida 3 vezes com duração de 5 a 10 segundos cada vez.
 
 Com apoio superior: O fisioterapeuta posiciona-se atrás do paciente e o apóia por baixo, próximo às escápulas e o movimenta usando a força do arrasto para alongar. Neste é preciso maior amplitude, com baixa velocidade, ao contrário do primeiro que é realizado com menor amplitude. Esta manobra pode ser repetida 3 vezes para cada lado.
	Paciente continua na posição supina, enquanto o terapeuta fica na posição de triangulo/ cubo.
Quarta etapa: Tração
Dor intensa: O fisioterapeuta posiciona-se ao lado do paciente, coloca uma das mãos no sacro do mesmo e a outra no dorso. Simultaneamente são realizados movimentos opostos, onde a mão que está no dorso vai no sentido cranial e a mão que está no sacro no sentido caudal. Esta manobra pode ser repetida 3 vezes com duração de 5 a 10 segundos cada vez (posição de guerreiro para o terapeuta)
Dor moderada à intensa: O fisioterapeuta transfere o aquatube das pernas do paciente para a região dorsal. Assim, o profissional se posiciona entre as pernas do paciente de forma que a região poplítea, bilateralmente, fique apoiada sobre os ombros do fisioterapeuta, que segura acima da espinha ilíaca superior do paciente. O terapeuta então realiza o movimento que consiste em jogar o seu próprio corpo para trás e empurrar as suas mãos para frente, tracionando assim o corpo do paciente. Esta manobra pode ser repetida 3 vezes com duração de 5 a 10 segundos cada vez (posição de guerreiro para o terapeuta).
Quinta etapa: Algas
	Para finalizar o relaxamento, o fisioterapeuta movimenta as pernas do paciente para cima e para baixo, mesclando também com movimentos para os lados. Tempo de uns 20 seg. no total.
Créditos de organização: Samantha Ribeiro da Silva.
Orientação e correção: Profª. Ediléa Monteiro de Oliveira.

Outros materiais