Buscar

Tecnologia e Ensino das Artes Visuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Considere o seguinte extrato de texto:
“A grande inovação nesse paradigma são os processos automáticos de captação da imagem, através de uma técnica ótica em que a emanação da luz produz a imagem. O suporte é um fenômeno químico ou eletromagnético. Afasta-se a mão do pintor para entrar o olho do sujeito, prolongado no olho da lente para confrontar o real a ser capturado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/viewFile/43266/46890>. Acesso em: 08 ago. 2017. 
Considerando o extrato dado e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre o paradigma fotográfico, analise as alternativas a seguir:
I. Fotografia
II. Cinema
III. Pintura e escultura
IV. Vídeo e televisão
V. Imagens holográficas 
São consideradas imagens pertencentes a este paradigma as alternativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, IV e V, apenas.
	
	B
	IV e V, apenas.
	
	C
	I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
O paradigma fotográfico abrange as imagens produzidas a partir de uma máquina de registro, desta forma as alternativas I- fotografia, II- cinema, IV- televisão e vídeo e, V- imagens holográficas são consideradas pertencentes ao paradigma fotográfico. A alternativa III- pintura e escultura, corresponde à imagens do paradigma pré-fotográfico (livro-base, p. 64)
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	I, II, III, IV e V.
Questão 2/5 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Os modos de produção e de conhecimento da imagem são bastante diversificados. Devemos conhecer tanto os meios tradicionais quanto os meios que usam tecnologias contemporâneas, para que possamos escolher qual o mais apropriado para nossa expressão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTEL, L. G. Tecnologias contemporâneas e o ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2003. p. 114. 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre leitura de imagens, assinale a alternativa que apresente os cinco estágios de apreciação da imagem, segundo Robert William Ott:
Nota: 20.0
	
	A
	Observar – perceber – historicizar – refletir – recriar
	
	B
	Ler – contextualizar – relacionar – reler – refazer
	
	C
	Historicizar – ler – recriar – reler – refletir
	
	D
	Descrever – analisar – interpretar – fundamentar – revelar
Você acertou!
Segundo Robert Wiliam Ott existem cinco estágios para a leitura de imagens, descrição, análise, interpretação, fundamentação e revelação (livro-base, p. 129).
	
	E
	Observar – destacar – analisar – contextualizar – revelar.
Questão 3/5 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia a seguinte afirmativa: 
“Em alguns casos, é simplesmente a qualidade técnica que compromete o produto. Acontece às vezes que, em um site, o volume e qualidade da informação é adequado à exploração do assunto, objeto ou exposição, mas a forma gráfica não é adequada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, A. M. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, A. M. (Org.) Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 109. 
Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre as tecnologias numéricas e a imagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os pixels expressam visualmente na tela um cálculo realizado pelo computador, desta forma, sua realidade é sintética e virtual.
Você acertou!
Segundo Couchot (1993), a imagem numérica não representa o mundo, e sim o simula. Dessa forma, o pixel é o elemento que permite a visualização, a partir da numerização (livro-base, p. 67).
	
	B
	Os pixels são numerizados pelo computador, mas o que permite a visualização de uma imagem é a sua impressão em alta resolução.
	
	C
	A visualização de imagens em telas e outros dispositivos independe da existência de pixels.
	
	D
	Apenas telas de computadores antigos operam a partir de pixels.
	
	E
	O pixel representa a realidade de forma idêntica aos grãos de brometo de prata na fotografia analógica.
Questão 4/5 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Os museus, como instituições, como um sistema de relações sociais e um conjunto de ideias e valores, fazem parte do cotidiano das modernas sociedades complexas e, particularmente, das grandes cidades.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, J. R. S. Os museus e a cidade. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p. 171. 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre o significado da palavra museu, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A palavra museu significa Templo de conhecimento, derivada da palavra museum, que significa saber.
	
	B
	A palavra museu é resultado da ampliação do termo Arte, que em sua origem era Ars.
	
	C
	A palavra museu evolui a partir dos gabinetes de curiosidade, que eram chamados de museion.
	
	D
	A palavra museu deriva do latim museum e quer dizer Templo das Musas, que são personagem mitológicos atribuídos à música e à poesia.
Você acertou!
A palavra museu, em sua origem, deriva da palavra em latim museum, que por sua vez deriva de uma palavra grega, mouseion. Em determinado momento do Período Clássico, a palavra passou a ser utilizada para se referir ao Templo das Musas, deusas da música e da poesia (livro-base, p. 45)
	
	E
	A palavra museu foi criada a partir da criação do Museu do Louvre, o primeiro museu aberto ao público do mundo.
Questão 5/5 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia atentamente o seguinte fragmento de texto: 
“Portanto, o fato de a Internet e os jogos digitais terem sido desenvolvidos em contexto de guerra não nos impede de tomá-los hoje com finalidade cultural, artística, educacional. É isso que museus de arte de várias partes do mundo vêm fazendo, construindo museus virtuais e mídias interativas (hipermídias) para diversificar e aprofundar a comunicação com seus públicos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAHIA, A.B. Museu virtual (e plural) de arte. Revista Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./jun. 2015, p.146. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/viewFile/33885/19733>. Acesso em: 17 jul. 17. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre o Google Arts & Culture, considere as seguintes afirmações:
I. O Google Arts & Culture se utiliza da tecnologia street view para oferecer visitas virtuais a museus de diferentes partes do mundo.
II. Uma visita virtual é idêntica a uma visita real.
III. A ferramenta permite visualizar detalhes em grande resolução, como rachaduras, empastamento da tinta, graças ao uso da tecnologia gigapixel.
IV. O uso da ferramenta dispensa a frequência a museus e galerias e, no futuro, espera-se que todos os museus ofereçam a visita virtual, dispensando as visitas reais. 
São consideradas corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III e IVB
	I, III e IV
	
	C
	I e III
Você acertou!
O Google Arts & Culture é um projeto que visa oferecer visitas virtuais a museus e que se utiliza da mesma tecnologia utilizada em mapas, conhecida como street view. Além de simular a visita a um museu, o usuário pode aproximar a visualização de algumas obras a ponto de poder perceber detalhes, graças à tecnologia de gigapixel (livro-base p. 30 a 33)
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e IV

Outros materiais