Buscar

Gabarito AP1 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP1
Período – 2015 - 1
Disciplina: Comércio Exterior
Coordenador: Prof. Nilson Sales dos Santos
GABARITO
1ª Questão: (2,0 pontos)
Os Incoterms definem os direitos e obrigações mínimas do vendedor (exportador) e do comprador (importador), no que diz respeito a fretes, seguros, movimentações em terminais, liberações em alfândegas, pagamento de direitos aduaneiros e obtenção de documentos de um contrato internacional de venda de mercadoria; podem ser considerados como "Cláusulas de Preços", pelo fato de cada termo determina os elementos que compõem o preço da mercadoria representando uma linguagem universal em termos de comércio internacional, facilitando a contratação entre empresas de nacionalidades diferentes.
2ª Questão: (2,0 pontos)
Em geral uma empresa exportadora adquire vantagens em relação a outros concorrentes domésticos, pois tem como vantagem a diversificação de mercados, melhor aproveitamento de sua capacidade instalada, aprimoramento da qualidade de seu produto, incorporação de tecnologia tradicional e/ou inovadora e aumento de sua rentabilidade. 
3ª Questão: (2,0 pontos)
Barreira Tarifária é toda lei, medida, procedimento ou qualquer outra prática que imponha restrições ou obstáculos no comércio entre dois países ou entre um país e determinado Bloco Econômico.
4ª Questão: (2,0 pontos)
A OMC atua como órgão responsável pelas regras no comércio internacional, estabelecidas nos acordos resultantes das rodadas de negociação realizadas por seus países membros. Em suma, a OMC busca fazer com que os acordos internacionais sejam cumpridos.
5ª Questão: (2,0 pontos)
Sistema intermodal é o movimento de mercadorias que utiliza mais de um dos modos de transporte, corresponde a um sistema em que dois ou mais modos de transporte intervêm no movimento de mercadorias de uma forma integrada. Como exemplo podemos citar: transportes rodoviários, aéreos, ferroviários, marítimos, dutoviário, etc. 
Dentre as vantagens podemos citar que combinando a potencialidade dos diferentes meios, é possível ganhar velocidade e segurança no transporte de cargas e reduzir a poluição, o consumo de energia e os custos econômicos. Em cada região, é claro, a viabilidade de articular diferentes meios de transporte muda de acordo com as circunstâncias locais. E não é só no transporte de cargas que o sistema intermodal é mais eficiente.

Outros materiais