Administração da Produção   Avaliação I   Individual FLEX
6 pág.

Administração da Produção Avaliação I Individual FLEX


DisciplinaAdministração da Produção (adm64)287 materiais372 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443097) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9851886
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quanto à existência de uma organização, independentemente do ramo de negócio, ela tem necessidades de outros setores para que possa de uma forma clássica sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo, por isso é necessário estar dividida em funções centrais e de apoio para que a qualidade do atendimento, da produção e dos serviços atendam a seus clientes. Uma empresa que não tenha essas funções definidas pode apresentar vários problemas estruturais para a finalização dos mais diversos serviços internos da organização. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Funções centrais são as funções que garantem a existência da empresa.
(    ) A razão da existência das funções de apoio é amparar o desempenho das funções centrais.
(    ) Qualquer uma das funções centrais pode ser suprimida da organização sem problemas.
(    ) Funções de apoio podem ser suprimidas em função de interesses específicos da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Todo empreendedor que sonha grande quer sua empresa em uma melhora contínua. No entanto, como ter êxito nessa busca incessante pela excelência se não se tem parâmetros, se não se tem referências do que é a perfeição? Como chegar ao Éden se não se sabe o caminho? A verdade é que a grama do vizinho é sempre mais verde em algum ponto. Para que isso ocorra, é necessário mirar permanentemente o "estado de arte" na gestão, buscando as melhores práticas do mercado e ganhando sempre maior poder competitivo. Uma das mais relevantes estratégias é aumentar a eficiência da organização. Em tradução livre, pode ser traduzido como "ponto de referência", ou seja, é necessário um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional. A empresa deverá estar encorajada a pensar muito além de suas limitações, a buscarem fatores-chave que aumentem espontaneamente a sua competitividade. É importante ressaltar que não se trata de uma simples imitação, mas da capacidade em enxergar as melhores práticas e adequá-las às peculiaridades de sua companhia. Se você tem uma padaria rústica e baixos resultados, mas sabe que no bairro vizinho existe uma concorrente cheia de glamour, com filas quilométricas a qualquer hora do dia e resultados robustos, você deverá buscar entender os métodos utilizados por ela e incorporá-los a sua padaria. Com base no exposto, estamos tratando de:
FONTE: Adaptado de: <http://www.sobreadministracao.com/>. Acesso em: 19 jun. 2018.
	 a)
	Comakership.
	 b)
	Empowerment.
	 c)
	Benchmarking.
	 d)
	Stakeholders.
	3.
	Para que uma empresa funcione de forma contínua e sem interrupções, é necessária a criação de departamentos e/ou setores para que possam auxiliar o gestor da área fabril da organização. Cada empresa possui suas particularidades, portanto, o modelo dependerá dos objetivos e a missão para a divisão das tarefas necessárias para que o processo seja contínuo, levando em consideração que uma área fabril não tem condições de efetuar compras, orçamentos, cobranças, entre outros, pois, seu objetivo é criar riquezas. Sobre as funções de apoio dos setores e/ou departamentos da organização, analise as sentenças a seguir:
I- Contábil-financeira, tem como objetivo dentro da organização a função de transmissão de informações, orçamentos, solicitação de pedidos e vendas, dando suporte financeiro.
II- Recursos humanos têm a função de realizar a contratação de fornecedores.
III- Engenharia e suporte técnico tem como função auxiliar no processo decisório dos procedimentos para contratar funcionários para a área fabril ou produção.
IV- O marketing tem como função satisfazer as demandas dos clientes e dos fornecedores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Muito se tem comentado nas grandes corporações, palestras, revistas e artigos, sobre agregar valor ao produto final. Um exemplo são os automóveis, ou seja, na cadeia produtiva, muitos itens opcionais não serão instalados no veículo, cabendo à concessionária adicionar os itens para agregar valor no automóvel, como uma instalação de teto solar. No entanto, devemos perceber se o cliente está disposto a pagar a mais pelo opcional. A cadeia de valores é composta por duas classes: essenciais e de apoio. Sobre os processos essenciais, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Relacionamento com os clientes e os fornecedores.
(    ) Desenvolvimento de um novo produto.
(    ) Execução do pedido.
(    ) Relacionamento com os funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Para iniciar uma composição de projeto até a geração de produtos são necessários vários aspectos distintos para que seja possível a fabricação de um produto ou bem. Para essa fabricação, são necessárias a busca por insumos, compras de maquinários e mão de obra especializada. No entanto, para que a fabricação ocorra, são necessários os recursos transformados e transformadores. O desempenho do processo do projeto é medido por alguns itens. Sobre o exposto, analise as opções a seguir:
I- Qualidade.
II- Velocidade.
III- Custos.
IV- Confiabilidade.
V- Processo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II, IV e V estão corretas.
	6.
	O ambiente de trabalho é muito importante para o bem-estar dos funcionários que nele passam mais de 8 horas diárias e, dessa forma, deverá ser coerente com o que se está fazendo. Vamos imaginar como era no passado um empresa de fundição. Basicamente não existia ergonomia, o calor era intenso, as pessoas trabalhavam mais do que 12 horas diárias, com pouco tempo de descanso. Consequentemente ocorreu um grande número de perdas humanas. Naturalmente, começou-se a questionar os ambientes de trabalho, e os sindicados começaram a ser mais presentes buscando melhorar a vida das pessoas nas empresas. Dessa forma, iniciou-se muitos estudos sobre a ergonomia e assim o desenvolvimento de melhora nos procedimentos de produção, bem como o ambiente de trabalho. A ergonomia abrange um grande número de responsabilidades com relação ao bem-estar do colaborador. Sobre a luminescência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A classe C serve para a área geral do trabalho, sendo pouco usada para requisitos normais.
	 b)
	As classes A, B e C possuem a mesma classificação de luminosidade, independentemente do tipo de atividade.
	 c)
	A classe A de iluminação geral normalmente em áreas interruptamente usadas com tarefas visuais simples são associadas em áreas publicas, depósitos e auditórios.
	 d)
	De acordo com a classe B da luminescência, são usadas para trabalhos específicos e com adição de maior luminosidade.
	7.
	Com a Revolução Industrial, as empresas começaram a fabricar mais produtos e, conforme a oferta e a procura aumentavam, diminuíam-se os preços. Uma grande revolução na produção melhorou todo o processo de fabricação, diminuindo o tempo para que o produto estivesse completo. Henry Ford,