APOL Objetiva 1   GEOGRAFIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS
5 pág.

APOL Objetiva 1 GEOGRAFIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma \u201cmágica\u201d onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	B
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados: com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. (p. 148 e 149).
	
	E
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
Questão 2/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
Nota: 20.0
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
Você acertou!
As afirmativas I e IV estão corretas, pois a preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção: uma posição é defendida por Jean Piaget e Henri Wallon e a outra posição é defendida por Lev Vigotski. (p. 75)
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cO conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque clássico apresentava:
Nota: 20.0
	
	A
	Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal.
	
	B
	A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico.
	
	C
	O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra.
	
	D
	A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos.
	
	E
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
Você acertou!
A afirmativa \u201cE\u201d está correta, pois nos livros didáticos com enfoque clássico, os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia). Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes, ainda eles já estivessem completamente modificados. O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros. No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas. As demais alternativas são de enfoque crítico. (p. 54 e 55)
Questão 4/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cEstudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 18. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o \u201cseu\u201d lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas?
Nota: 20.0
	
	A
	Relações entre a materialidade e a situação cultural.
	
	B
	Relações entre a dinâmica social e espacial.
	
	C
	Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Você acertou!
A alternativa \u201cC\u201d está correta, pois para entender geograficamente o \u201cseu\u201d lugar, você precisa estabelecer algumas relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela. (p. 23)
	
	D
	Relações entre a materialidade que o constitui e os fenômenos territoriais.
	
	E
	Relações entre a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Questão 5/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cNão podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. Se negamos o ensino fragmentário, resta-nos encontrar categorias capazes de não fragmentar a totalidade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 22-23.
Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade