Buscar

aula 10 língua portuguesa

Prévia do material em texto

aula 10- o ensino de gramática 
Nesta aula, vamos chamar a atenção para o estudo da gramática numa perspectiva de base estruturante para a leitura, a escrita e a fala. 
Destacar a importância do conceito e análise do termo gramática em função da compreensão da leitura e da produção textual. 
Vamos ressaltar o papel do professor na mediação do ensino dos usos gramaticais focados na reflexão da análise da linguagem.
Nesta aula, poderíamos nos alongar muito a respeito do conceito e termo da palavra gramática. Entretanto, para que possamos ser mais objetivos e claros com relação ao entendimento do estudo e aplicação da gramática da língua, achamos pertinente apresentar algumas definições e, a seguir, levantar algumas reflexões baseadas nos indicadores dos PCNs de língua portuguesa.
A professora Irandé Antunes em Antunes, Irandé. Muito Além da Gramática.Parábola Editorial. São Paulo:2007 faz uma reflexão muito pertinente de como são atribuídas cinco concepções de significados a partir da palavra gramática: 
“.... quando as pessoas se referem à gramática, podem estar falando:gramática
1-das regras que definem o funcionamento de determinada língua, como em; “ a gramática do português”; nessa acepção, a gramática corresponde ao saber intuitivo que todo falante tem de sua própria língua, a qual tem sido chamada de “gramática internalizada”.
2-das regras que definem o funcionamento de determinada norma, como em : “ a gramática da norma culta”, por exemplo. 
3-de uma perspectiva de estudo, como em “ a gramática gerativa”, “a gramática estruturalista”, “a gramática funcionalista”; ou de uma tendência histórica de abordagem, como em: “ a gramática tradicional”, por exemplo.
4-de uma disciplina escolar, como em : “aulas de gramática”.
5-de um livro, como em : “ a gramática do Celso Cunha”.
Portanto, podemos sintetizar em um quadro assim:
1- gramática intrnalizada- saber intuitivo
2- gramática da norma culta- funionamento das regras
3- gramática como objeto de estudo- tradicional, gerativa, estruturalista, funcionalista;
4-grama´tica como disciplina escolar- aula de gramática
5- gramática como livro- livros que tratam de gramática
Passemos a fazer breve análise de cada item:
·	gramática como livro:
São livros escritos por estudiosos da língua portuguesa que adotam 2 posições:
a) uma posição mais descritiva- descreve como a língua é usada pelos falantes e escritores, apresentando as regularidades que surgem nas variações , considerando a norma culta como uma das possibilidades.
b)ou uma posição mais prescritiva/normativa - focaliza-se nos usos linguísticos considerados como padrão.
·	gramática como disciplina de estudo:
É a gramática vista como o estudo que dá suporte ao discurso oral , `a escrita e à leitura. Não deve , portanto , ser uma disciplina escolar em que o foco principal do ensino são as regras gramaticais da norma culta , apesar de muitos pais até alunos acharem que aula de português é aula exclusivamente de gramática. Voltaremos a comentar esse assunto até o final da aula.
·	gramática como perspectiva de estudo de uma língua:
É o estudo científico sobre o funcionamento e usos de uma língua , que apresenta um corpo de teorias formuladas a partir da apreensão, observação e análise do fenômeno lingúistico.
·	gramática da norma culta:
É o conjunto de regras que regulam a norma culta e que foram estabelecidas na ótica da língua prestigiada socialmente, de acordo com o poder econômico e político da comunidade linguística. A matéria- prima desse ensino gramatical se concentra na observação da escrita considerada culta e de boa qualidade. Portanto a forma considerada errada é a mais aproximada da classe social de menor prestígio e poder socioeconômico. Esse dado é fundamental para o professor considerar a dificuldade de apropriação das regras gramaticais da norma culta pelos alunos de determinados contextos sociolinguísticos.
·	gramática internalizada:
É o conjunto de saberes que as pessoas desenvolvem desde a mais tenra idade. As pessoas que aprendem a falar uma língua utilizam as regras de funcionamento da gramática que regulam essa língua, mesmo qu não tenham consciência disso. As crianças vão aprendendo a falar a língua materna e a utilizar os pronomes pessoais sem saberem a sua classificação.
Diante dessas características, enfrentamos o desafio:
Qual a mais adequada?
 Em primeiro lugar , consideramos que o ato de ensinar é contextualizado em um espaço e tempo, mediado pelas conveniências de aprendiz e do professor e pressupõe , por isso , uma interação constante entre ambos e o objeto de estudo. Importante é que se adote uma gramática que não sirva apenas como mais um conhecimento supérfluo que se "aprende" e se 	"esquece" , mas que se seja um conhecimento efetivo do funcionamento das regras usadas na língu falada ou escrita inseridas numa perspectiva textual, contextualizada, limitadas por uma análise linguística do processo de utilização da língua.
Renomados autores direcionam suas obras, expressando a tendência pedagógica para o ensino da língua materna no Brasi.
 Se qualquer falante já possui uma gramática internalizada ao ingresar na escola , ele deve desenvolver a sua competência comunicativa de tl modo que possa utilizar da melhor forma possível sua língua em todas as situações da fala e escrita . Ele deve ser capa de refletir sobre a capacidade linguística que já possui e domina no nível intuitivo , mas sobre o qual nunca antes se inha debruçado para analisar o funcionamento.
A aula de português seria então um exercício contínuo de descrição e análise desse instrumnto de comunicação; e uma estratégia seria reconhecer a variação inerente a cada grupo social para interagir com todos e adequá-la a cada contexto social.
Sendo assim, as aulas focariam o domínio das várias modalidades no uso da língua - do coloquial ao culto- na litura de gêneros variados e na escrita.
 por exemplo, a conjugação verbal só é válida se o aluno utilizá-la com adequação ao tempo do texto que ele escreve ou fala e de acordo com a concordância com o pronome adequado.
 Pensemos então que há necessidade de se adequar os conteudos curriculares gramaticais aos anos escolares iniciais do ensino fundamenta. É recomendavel que a exploração da terminologia gramatical mereça pouca atenção, desde que esse momento de primeiros contatos sistemáticos do sujeito seja de priorizar a faculdade da linguagem e sua interação com o texto.
Progressivamente, faz -se da nomenclatura um recurso, uma mediação, um ponto de passagem e não um objeto isolado de estudo. O conteúdo deve -se direcionar para os componentes textual e discursivo da língua , sendo as estruturas gramaticais estudadas como itens formadoes do sentido do texto.
de acordo com os pcns da língua portuguesa, o ensino da gramática deve ser baseado no desenvolvimento da habilidade do aluno em identificar:
" o sentido que um recurso ortográfico, como por exemplo, diminutivo ou aumentativo de uma palavra, entre outros e/ou recursos morfossintáticos provocam no leitor, conforme o que o autor deseja expressar no texto.Essa habilidae é avaliada por meio de um texto no qual se requer que o aluno identifique as mudanças de sentido decorrentes das variações nos padrões gramaticais da língua( ortografia, concordância, estrutra da frase , entre outros0 no texto.
Desse modo, os itens comentados permitem conhecer que um texto tem grande função significativa em toda sua estrutura e precisa ser estudado em vários aspectos .Solicitar o reconhecimento da separação de sílabas somente, seria desperdiçar o conhecimento que esse texto pode desenvolver no raciocínio verbal. Um programa de estudo da língua que inclu regras de textualização será mais relevante do que aquele que se detém em apenas nomear as classes gramaticais e a sintaxe.
o estudo da gramática nunc pode ser retirado da prática escolar, pois ela faz parteda língua. Não se pode confundir o estudo da nomenclatura com o estudo da gramatica .As regras necessárias para a formação de um texto com coesão e coerencia precisavam ser gradativamente apresentadas e sempre com a devida aplicação da funcionalidade , de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada grupo sociocultural. o diálogo, a conversa, as histórias, os relatos, os poemas, as notícias e outros gêneros textuais devem ser orientados para o desenvolvimento específico da linguagem nos mais diversos suportes ( jornais, revistas cartazes , meios eletônicos, etc.)
Contudo, não podemos esquecer que a gramática é um suporte, é ela que deve acompanhar o estudo da língua como instrumento de comunicação e não o contrário. Afinal " são dispensáveis todas as regras que não contribuem para a eficiência comunicativa > Indispensável é aprender a língua que contém a gramática.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes