Buscar

Tecnologia Ethernet

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA ETHERNET
O Ethernet é uma tecnologia baseada na norma IEEE 802.3 que define padrões de transmissão de dados e interconexões para redes locais (LAN). Surgiu em 1972 com um largura de banda de 10Mpbs e foi desenvolvido pela Xerox, DEC (Digital Equipment) e Intel.
Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física. E formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso MAC (Media Access Protocol) do modelo OSI.
Uma característica importante do ETHERNET é o modo de transmissão, podendo ser :
	Half-Duplex : Cada estação transmite ou recebe informações, não acontecendo transmissão simultânea;
	Full-Duplex : Cada estação transmite e/ou recebe, podendo ocorrer tranmissões simultanea.
APLICAÇÕES E NORMAS ETHERNET
Essa tecnologia abrange uma série de padrões que definem como será feita a instalação física, as conexões elétricas e as conexões lógicas entre os dispositivos de uma rede. Ela, basicamente, consiste de três elementos : o meio fisico, as regras de controle de acesso ao meio e o quadro ethernet.
FUNCIONAMENTO ETHERNET
Seu funcionamento parte do princípio de todos os computadores compartilharem uma mesma linha (cabo), independente da topologia física utilizada, isto significa que, quando uma linha estiver em uso, nenhum um outro computador poderá enviar informações até que a linha esteja livre.
MEIO COMPARTILHADO 	CSMA/CD
Na Ethernet, é utilizado o procotolo CSMA/CD. Um ponto fraco é que ele não utiliza nenhum tipo de prioridade,ou seja, todos os micros fazem a checagem da linha até que ela esteja livre, se doius ou mais micros tentarem enviar dados ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão e nenhuma das placas conseguirá transmitir os dados.
PADRÕES ETHERNET
	TOKEN RING
No padrão Token Ring, como na Ethernet, a linha de transmissão deve estar livre para que os dados trafeguem, a diferença é que, no Token Ring, cada máquina possui um tempo certo de enviar um pacote de dados, não existindo colisões.
A topologia fisica éem forma de anel, daí o nome Ring, os dados são transferidos em 4 ou 16 megabits por segundo.
CARACTERÌSTICAS DA TOKEN RING :
	Quanto um computador tem algo para enviar, simplesmente insere os dados dentro desta “ficha”, incluindo a identificação, ou seja, para qual máquina os dados estarão endereçados.
	Um pacote com sinais (Tokens) em branco transita continuamente na rede (anel).
	Quando a ficha volta ao remetente, ele verifica que o dado chegou a destinatário e, então, deixa a ficha circular novamente, pronta para que mais dados sejam transmitidos.
	FAST ETHERNET
O padrão Fast Ethernet mantém o endereçamento, o formato do pacote, o tamanho e o mecanismo de detecção de erro. As mudanças mais significativas em relação ao padrão Ethernet são o aumento de velocidade que foi para 100 Mbps e o modo de transmissão que pode Half-Duplex ou Full-Duplex.
	GIGABIT ETHERNET
O Gigabit Ethernet foi desenvolvido para suportar o quadro padrão Ethernet, isto significa manter a compatibilidade com a base instalada de dispositivos Ethernet e Fast Ethernet e não requerer tradução do quadro. Possui taxa de transmissão de 1Gbps (1000Mbps) e, na sua esseência, segue o padrão Ethernet com detecção de colisão, regras de repetidores, aceita modo de transmissão half-duplex e full-duplex.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais