A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
prova II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova:
	10169830
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitos processos de lutas em busca da cidadania culminaram com a Declaração dos Direitos Humanos dos Estados Unidos da América do Norte, como também com a Revolução Francesa. Eventos estes que romperam o princípio de legitimidade que vigia até então. Desse momento em diante, todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Diante das informações sobre cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- É o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer. 
II- Direitos universais.
III- Conquista dos direitos, liberdade, fraternidade, assistência, saúde e previdência.
IV- Direito destinado ao indivíduo de participar passivamente do processo político.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: História da Cidadania. Disponível em:<http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm>. Acesso em: 1º dez. 2016.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	2.
	Obedecendo aos critérios de responsabilidades na divisão de contas e competências, é dever dos estados, municípios e do Distrito Federal a apresentação anual do relatório de gestão ao Ministério da Saúde, que poderá tomar decisões com base nos dados recebidos. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Ministério da Saúde poderá melhorar as políticas de saúde baseados nos dados do relatório.
(    ) O Ministério da Saúde poderá indicar fiscalização e auditorias quando perceber alguma irregularidade apresentada no relatório.
(    ) O Ministério da Saúde encaminha o relatório ao Congresso Nacional para ser discutido entre os parlamentares.
(    ) O Ministério da Saúde envia o relatório ao DATASUS.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por diferentes partes que têm a finalidade de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. É um sistema público, organizado e orientado, disponível para qualquer tipo de pessoa, controlado e coordenado pela União, estados e municípios. A constituição certifica que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Entretanto, defronta-se com obstáculos de financiamentos em seu sistema público. O Estado dá privilégios a seus servidores em questão "saúde", favorecendo-os e incentivando os serviços privados financiados através de três formas. Sobre essas formas, analise as sentenças a seguir:
I- Subsidia com desconto de impostos.
II- Os serviços ao SUS são designados de forma suplementar.
III- Os servidores públicos são privilegiados com a compra de planos de saúde privados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Objetivando promover a integração de ações e serviços de saúde, a Rede de Atenção à Saúde - RAS - vislumbra atendimentos na área de saúde a serem realizados com atenção contínua, de forma integral e que ofereçam qualidade, de forma humanizada. Neste aspecto, várias iniciativas foram consolidadas para inovar o processo de desenvolvimento da RAS. Sobre essas iniciativas, analise as sentenças a seguir:
I- O pacto pela saúde contempla o acordo firmado entre os gestores do SUS para consolidar os princípios da universalidade, integralidade e equidade.
II- No pacto em defesa do SUS, o compromisso é com os princípios constitucionais do SUS.
III- O pacto de gestão estabelece como sendo o espaço regional o local para a concretização das responsabilidades pactuadas, dada a integração de políticas e programas por ação conjunta do Governo Federal, estadual e municipal.
IV- O pacto pela vida tem o compromisso com as situações com menos relevância no que se refere à saúde da população brasileira.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Grandes conquistas e conhecimentos foram adquiridos após a segunda metade do século XVIII, sendo que os hospitais se modernizaram e evoluíram. Em meados dos anos setenta, os hospitais representavam segurança e conforto ao doente, e seus colaboradores eram vistos com grande prestígio. Entretanto, nem todos tinham acesso aos hospitais, serviços ambulatoriais e de tratamentos por residirem em municípios distantes dos grandes centros urbanos ou até em outros estados. Na década de setenta, foi criado um modelo de grande influência dos profissionais de saúde e dos usuários. Foi o modelo chamado hospitalocêntrico. Sobre as características do modelo hospitalocêntrico, analise as opções a seguir:
I- Havia atenção básica à saúde. 
II- Centro de atenção à saúde.
III- Somente curativas.
IV- Internação única, sem práticas preventivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	6.
	As economias de escala ocorrem quando os custos médios de longo prazo diminuem, à medida que aumenta o volume das atividades e os custos fixos se distribuem por um maior número dessas atividades, sendo o longo prazo um período de tempo suficiente para que todos os insumos sejam variáveis. As economias de escala são mais prováveis de ocorrer quando os custos fixos são altos relativamente aos custos variáveis de produção, o que é comum nos serviços de saúde. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Embora não seja uma empresa ou indústria, o Sistema de Saúde Brasileiro integra diversos tipos de serviços e tem demonstrado crescimento acelerado tanto no setor público quanto no setor privado.
                                                              
PORQUE
II- Aplicar regras da Economia pode proporcionar para os cofres públicos uma economia sem precedentes, pois a proposta é ampliar a Atenção Básica e seu índice de resolutividade para realizar economia na ponta do sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	7.
	A qualidade dos serviços prestados à saúde da população em geral é um fator muito importante e deverá ser constantemente avaliado. Para tanto, existem alguns mecanismos de controle. Sobre esses mecanismos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
II- AMAQ - Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade.
III- Acreditação Hospitalar.
IV- Hospital Amigo da Criança.
(    ) Título internacional concedido pela UNICEF.
(    ) Programa de qualidade que visa a padrões de excelência similar à certificação ISO 9000.
(    ) Ferramenta de autoavaliação aplicada ao trabalho das pessoas que desenvolvem suas atividades nas unidades de saúde pública.  
(    ) Avaliação dos casos de infecção, o nível de limpeza das salas e equipamentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.