Buscar

Atividade 4 Comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A imagem abaixo apresenta a integração da comunicação organizacional e é adaptada dos estudos  da pesquisadora e professora Margarida Kunch. 
Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/
O trecho abaixo foi extraído de um site que aborda 7 passos para elaborar um plano de comunicação institucional:
Planejar a comunicação corporativa é definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para alcançá-lo, por meio de ferramentas que asseguram a implementação das ações de planejamento e aceleração de resultados. É definir o posicionamento da empresa, bem como o quê, quando, como e com quem falar.Por meio do planejamento de comunicação corporativa se estabelece uma proposta de valor para o público-alvo e como ela será comunicada nos diversos canais de comunicação, sempre partindo da estratégia e posicionamento de negócio.
Fonte; http://trends.rmacomunicacao.com.br/7-passos-para-elaborar-um-plano-de-comunicacao-corporativa
Considerando as informações apresentadas e o tema planejamento da comunicação organizacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O plano de comunicação estratégica de uma organização deve priorizar a comunicação escrita, pois ela é detentora dos principais problemas  administrativos, comerciais e da imagem da marca no mercado .
PORQUE
II. O diagnóstico comunicacional da empresa  é a condição inicial para um planejamento, mas isso somente vale para organizações privadas e com problemas relacionados a sua imagem pública.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Resposta Correta:
	b. 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Feedback da resposta:
	Consideramos como correto: As asserções I e II são proposições falsas. O planejamento da comunicação deve abranger tanto o aspecto escrito quanto o oral. Como apresenta o ebook: muitas empresas sofrem com problemas de ruído na comunicação, ambiguidades e até mal-entendidos, justamente por não planejarem suas ações comunicativas e por não preparem seus gestores para as práticas de comunicação oral e escrita.A segunda asserção está incorreta, pois o diagnóstico não é somente para empresas privadas e com problemas realacionados a sua imagem. Cabe ao planejamento cuidar de todos os aspectos que envolvem a comunicação e não somente a sua imagem públical. Acrescente a isso, que o diagnóstico é parte de um planejamento quando tal trabalho é realizados em instituições públicas. 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A imagem abaixo é um exemplo relacionado ao conceito de identidade organizacional: 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/315252042644110649/ 
O trecho do texto abaixo busca mostrar uma visão sobre a identidade organizacional:
O que faz uma empresa ser única? Seu estilo de atuação no mercado? Sua marca? Seus produtos e serviços? Na verdade, tudo começa um pouco antes.  O DNA da empresa é alicerçado em uma identidade organizacional, formado pela Missão, Visão e Valores. A partir daí a empresa nasce, se desenvolve e se relaciona com acionistas, investidores, colaboradores, clientes, fornecedores, governo, imprensa, terceiro setor e sociedade civil em geral. 
Fonte: http://commktbra.blogspot.com.br/2009/10/identidade-organizacional-o-dna-da.html
Considerando a relação entre identidade organizacional,  a imagem e o texto apresentado, podemos afirmar que: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A comunicação corporativa passa pelo planejamento de uma linguagem verbal e não verbal atrelada a identidade organizacional, contribuindo decisivamente na imagem da empresa perante seu público interno e externo.  
	Resposta Correta:
	c. 
A comunicação corporativa passa pelo planejamento de uma linguagem verbal e não verbal atrelada a identidade organizacional, contribuindo decisivamente na imagem da empresa perante seu público interno e externo.  
	Feedback da resposta:
	Correto: A comunicação corporativa passa pelo planejamento de uma linguagem verbal e não verbal atrelada a identidade organizacional, contribuindo decisivamente na imagem da empresa perante seu público interno e externo.  A linguagem verbal na composição de materiais de comunicação é eficaz na formação de uma identidade organizacional em empresas públicas e privadas. Incorreto: A identidade organizacional é resultado de um trabalho focado na linguagem verbal e não verbal. A identidade organizacional dialoga com a cultura corporativa, sendo assim são fatores dependentes no desenvolvimento de ações de comunicação. 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	 A imagem  abaixo apresenta de forma figurativa os tipos de comunicação organizacional:  
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1613541/
Em um artigo da professora Profa. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker, a autora aborda as perspectivas da comunicação organizacional: 
“As diferentes abordagens e perspectivas desenvolvidas mais recentemente têm procurado demonstrar a importância que a comunicação organizacional vem assumindo em face do novo cenário globalizado. O elo comum entre os autores é a preocupação em definir e caracterizar comunicação organizacional e seu campo de abrangência, evidenciando a necessidade de atribuir-lhe um lugar de destaque nas organizações.A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos. Para Riel (1995) comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais (public affairs), marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa , enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende.”
Fonte: http://www.eca.usp.br/associa/alaic/boletin11/cleusa.htm 
Considerando o tema perspectivas da comunicação organizacional, pode-se aferir que:
 I. Desenvolvendo uma boa comunicação institucional torna-se desnecessário trabalhar a denominada comunicação mercadológica, pois há uma relação direta e indireta entre mercadológica e institucional.
II. A missão, a visão e os valores de uma organização devem estar presentes na construção da comunicação institucional, focando os denominados stakeholders.
III. O uso de jornais ou revistas é uma das formas reconhecidas para trabalhar a denominada comunicação interna nas organizações, além disso, a sua linguagem deve permitir que todos os colaboradores possam compreender as mensagens.
IV. É extremamente recomendável que a comunicação administrativa não faça uso de textos orais e mensagens utilizando imagens ou figuras, causando dúvidas e situações de conflito.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	c. 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Somente as afirmações II e III estão corretas. A afirmação I está incorreta, pois a comunicação institucional possui objetivos a serem alcançados que diferem da comunicação mercadológica.  A afirmação IV está incorreta, a comunicação administrativa pode e deve fazer uso de textos orais, figuras e imagens. Tal uso não é gerador de dúvidas e situações de conflito. 
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“Para o desenvolvimento de um planejamento de comunicação, não importa quantos anos de mercado a empresa tenha [...], é preciso levar em conta que, em virtude de alterações no mercado, adventos tecnológicos e outras demandas internas e externas, os planos de comunicação devem estar em constante reavaliação e atualização”. 
PIMENTEL, M. de O. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 92.
Para o pleno desenvolvimento da comunicação organizacional, é importante que as empresas realizem o planejamento e o monitoramento de ações de comunicação com os públicos interno
e externo. 
Assim, a partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção que descreve corretamente as estratégias de planejamento da comunicação organizacional de uma empresa
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Após o diagnóstico, são definidos os objetivos, o público-alvo, os canais de comunicação e os recursos necessários para a execução das ações de comunicação, as quais devem ser constantemente avaliadas.
	Resposta Correta:
	a. 
Após o diagnóstico, são definidos os objetivos, o público-alvo, os canais de comunicação e os recursos necessários para a execução das ações de comunicação, as quais devem ser constantemente avaliadas.
	Feedback da resposta:
	É isso mesmo, sua resposta está certa! Os primeiros passos para a elaboração do plano estratégico de comunicação é o diagnóstico e a definição dos objetivos a serem alcançados. A seguir, devem ser definidos o público-alvo e os canais de comunicação com o público. Com base nesses elementos, são calculados os recursos necessários para se definir quais ações serão efetivadas e, posteriormente, avaliadas.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Temos ciência que cada organização – pública ou privada – possui aspectos particulares e que determinam sua cultura organizacional. Contudo, identificamos, também, que há uma espécie de atividades rotineiras e semelhantes em diversas empresas. Leia um trecho de um texto que aborda o tema gerenciamento da rotina do trabalho em uma empresa: 
“O gerenciamento de rotina do trabalho é imprescindível para empresas que pretendem melhorar a sua performance e otimizar os resultados obtidos diariamente. A desorganização reduz a produtividade e ocasiona baixa qualidade de serviços e produtos. Além disso, ela traz diminuição e lentidão na eficiência operacional.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por isso, é importante buscar técnicas no mercado que visam melhorar a gestão de rotina do trabalho. Consequentemente, elas impulsionam a qualidade na performance das equipes em superar os desafios que se apresentam no cotidiano.É um fato que a aplicação do gerenciamento de rotina otimiza procedimentos e processos operacionais. Sendo assim, pode-se facilitar a adoção de ferramentas que objetivem melhorar o fluxo interno e promover a rotina de hábitos que aperfeiçoem a disciplina dos colaboradores.Um bom exemplo é a utilização de agendas, planilhas, notas e variadas ferramentas organizacionais que ajudam no controle da rotina diária.”
Fonte: https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/o-que-e-gerenciamento-de-rotina-trabalho/
Considerando a relação entre cultura organizacional, rotina e comunicação, podemos afirmar como correto: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A cultura organizacional exerce pouco influência na forma como as atividades rotineiras da empresa são realizadas, consequentemente, não é necessário um trabalho envolvendo o fluxo de informação. 
	Resposta Correta:
	e. 
O planejamento e sucesso das ações rotineiras de uma empresa tem uma dependência direta de ações de comunicação interna, pois a informação necessita chegar adequadamente aos setores envolvidos nas decisões. 
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: O trato da comunicação em atividades rotineiras é importante e afeta a qualidade do trabalho realizado pelos colaboradores. Não podemos afirmar que o trato da comunicação é “sempre muito bem elaborado”, pois não temos provas científicas para tal afirmação. A cultura organizacional influencia as ações rotineiras e depende de uma boa comunicação interna. Não temos estudos para afirmar que em “todas organizações ligadas ao poder público” o trato do processo comunicacional não envolve as atividades rotineiras. 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Abaixo você lerá um trecho de um artigo científico escrito por Thais Bezerra de Moraes. O texto busca mostrar o crescimento da preocupação quanto ao tema comunicação dentro das organizações: 
“A comunicação é sinônimo de interação, diálogo, tornar algo comum à outras pessoas. Desse modo, não é válido considerá-la como uma simples transmissão unilateral de informações. Mas, por muito tempo, a comunicação nas organizações se resumiu em divulgar e controlar as informações. Entendia-se a comunicação organizacional como a divulgação de informações de uma empresa para com seus clientes e, vagamente, para seus funcionários. Essa forma tradicional de se gerenciar a comunicação organizacional enxergava poucos profissionais para executarem suas estratégias como, por exemplo, o administrador e o “relações públicas”.Mas entende-se hoje como comunicação organizacional o processo de comunicação que ocorre em uma organização e suas mediações, sendo esta privada ou pública, em que todos os seus públicos de interesse são considerados, havendo planejamento nos âmbitos interno e externo.O primeiro passo a ser dado é a criação de uma cultura comunicacional. Assim como já acontece no cotidiano das pessoas, as empresas precisam conectar os funcionários e fazer com que eles se sintam pertencentes à mesma. Se inteirar dos assuntos internos e contribuir com um fluxo de informação dinâmico precisa se tornar necessário. ”
Fonte: MORAES, T. B. O Papel do Jornalista na Comunicação Organizacional Integrada. Intercom. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2016/resumos/R53-0122-1.pdf. Acesso em 10 de maio de 2018. 
Considerando o tema da comunicação dentro das organizações, o profissional desse setor e atuação de um departamento dedicado ao tema dentro das empresas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A comunicação dentro de uma empresa necessita engajar todos os colaboradores, independentemente disso, uma organização pode fazer uso de um profissional especialista no setor.  
PORQUE
II. O trabalho envolvendo a elaboração de estratégias comunicacionais em uma organização deve ser elaborado por um setor específico e nunca fazer uso de serviços terceirizados. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Não é uma regra ou condição para sucesso uma organização fazer uso de um profissional especialista do setor de comunicação, mas é importante o engajamento de todos os colaboradores. A segunda asserção está incorreta, pois uma organização pode fazer uso de um serviço terceirizado para elaborar ou adequar suas estratégias comunicacionais. 
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação de uma instituição pública ou privada. [...] É importante compreender a comunicação organizacional como um fenômeno que envolve as comunicações institucional, interna, administrativa e mercadológica, formando diferentes fluxos e exigindo uma atuação coletiva e colaborativa”.
PIMENTEL, M. de O. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 54.
A comunicação organizacional é muito dinâmica e envolve processos internos, entre funcionários e gestores, por exemplo; e processos externos, como a comunicação entre a instituição e a sociedade em geral. 
Sendo assim, sobre as perspectivas da comunicação organizacional, relacione as colunas a seguir com seus respectivos exemplos.
1. Institucional
2. Interna
3. Administrativa
4. Mercadológica
(   ) Pesquisa com a comunidade, para saber qual a opinião que os membros têm sobre o uso de um produto de limpeza em seu cotidiano.
(   ) Criação de marca e slogan para um hemocentro, que revele a importância dos serviços oferecidos para a sociedade.
(   ) Envio e recebimento de documentos oficiais, como memorandos,
destinados a realizar trâmites empresariais, bem como a promoção de funcionários.
(   ) Definição de uma ferramenta de comunicação e interação entre gestores e funcionários do setor produtivo de uma indústria.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
4, 1, 3, 2.
	Resposta Correta:
	d. 
4, 1, 3, 2.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! A comunicação institucional é responsável pela formação da imagem da organização diante do público; a comunicação interna diz respeito à comunicação entre gestores e colaboradores de uma instituição; a comunicação administrativa é responsável pelos processos operacionais da empresa, por meio de ferramentas e documentos próprios da rotina empresarial; e, por fim, a comunicação mercadológica é a forma como as empresas se comunicam com seu público, com o objetivo de conhecer suas necessidades e anseios, entre outros aspectos.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Apresentamos o trecho de um texto que discorre quanto à importância da comunicação organizacional: 
“A comunicação organizacional é um dos processos mais importantes no dia a dia das empresas públicas e privadas.Ela consiste em todas as estratégias, atividades, ações e decisões tomadas pelas empresas ou entidades com o objetivo de fortalecer sua imagem junto ao mercado.Esse mercado engloba: consumidores, colaboradores, acionistas, fornecedores, políticos e opinião pública em geral.Parafraseando Kunsch, o principal autor que aborda este assunto, comunicação organizacional pode ser definida como:“A busca pelo entendimento de como se processa o fenômeno da comunicação dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Dessa forma, procura-se analisar o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos. ”
Fonte: http://consultoresvivo.com.br/index.php/os-principais-tipos-de-comunicacao-organizacional/
Considerando as informações apresentadas quanto aos temas a comunicação nas organizações e a cultura organizacional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Temos ciência o quanto o processo comunicacional é relevante nas organizações, mas não é condição básica  a sua adaptação à cultura da organização. 
PORQUE
II. Estamos conscientes que os gestores reconhecem o valor da comunicação planejada, porém não é uma regra e certeza que todos os colaboradores a conduzem adequadamente. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	c. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. É importante que a comunicação organizacional tenha uma adaptação à cultura da empresa. Como dito no ebook: “A comunicação, para Marchiori (2017), precisa estar adaptada ao contexto, ou seja, ao tempo, ao lugar e aos interlocutores.” A segunda afirmação está correta, pois não é comum ou uma regra a condução adequada da comunicação por parte de todos os colaboradores.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“Se comunicação e inovação existem para produzir resultados, espera-se que esses dois processos precisem estar alinhados para gerar o valor esperado – desde inovações incrementais em uma linha de produtos e serviços até inovações que modifiquem o modelo de negócio da empresa”.
MARCHIORI, M. Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Paulo: Difusão, 2010, p. 271.
Com base na citação de Marchiori (2010), o recente processo de inovação pelo qual passa a sociedade vem afetando as rotinas organizacionais, inclusive a comunicação.  Sendo assim, a partir dessas informações e de nossos estudos, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É preciso incorporar à rotina comunicacional da empresa o uso de ferramentas tecnológicas que facilitem a interação entre empresa, clientes e sociedade em geral, porém, é preciso ter cuidado.
PORQUE
II. A internet se configura como um ambiente volátil em que informações podem viralizar e o uso inadequado de ferramentas digitais pode causar falhas na comunicação, prejudicando a imagem da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As proposições I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa da I.
	Resposta Correta:
	c. 
As proposições I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Informações imprecisas ou equivocadas divulgadas ao público pelas mídias digitais podem afetar negativamente a comunicação e a imagem da organização diante de clientes, fornecedores e da sociedade como um todo.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No contexto da cultura organizacional, stakeholders são pessoas que “[...] influenciam a empresa e, em uma visão mais ampliada, aqueles que são influenciados por ela no curso de suas atividades. [...]. Os stakeholders podem ser identificados como passivos, caracterizados como involuntários, [...] ou como ativos, aqueles que estão envolvidos voluntariamente com a organização e com ela têm uma relação de reciprocidade”(SOUSA; ALMEIDA, 2003, p. 145).
SOUSA, A. F.; ALMEIDA, R. J. Planejamento e controle financeiro na perspectiva da teoria dos stakeholders. Revista de Administração, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 144-152, 2003. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/16725/i/pt-br>. Acesso em: 21/04/2018.
Em outras palavras, na perspectiva organizacional, os stakeholders são os atores internos e externos envolvidos com a instituição, influenciando-a e sendo influenciados por ela. 
Sendo assim, sobre os stakeholders, avalie as afirmativas a seguir.
I. São os diretores e o setor de relações públicas da empresa. São eles que detêm o poder de decisões sobre os rumos da comunicação da companhia.
II. São todos os públicos da empresa, tanto o interno (gestores e colaboradores/funcionários) quanto o externo (clientes e fornecedores).
III. São os funcionários da empresa, que, embora façam parte do plano de comunicação da organização, não afetam a imagem da instituição diante da sociedade.
IV. São aqueles cujas opiniões devem ser ouvidas e, na medida do possível, atendidas a partir do plano de comunicação da empresa.
Está correto o que se afirma em:  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	d. 
II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Stakeholders são todos os públicos de interesse de uma empresa, tanto internos quanto externos. Eles devem compor o plano de comunicação estratégica das instituições, com o objetivo de a empresa construir uma imagem positiva.
	
	
	
Segunda-feira, 4 de Junho de 2018 17h05min55s BRT
 OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais