Buscar

educação e diversidade prova objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade. 
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação. 
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Quanto mais nos aproximamos do entendimento do que realmente representa a diversidade para a população brasileira, por meio dos indicadores de pesquisas atuais, melhor para conhecermos todo contexto que nos permite entender o protagonismo da educação com relação à garantia dos direitos e da cidadania. Se a educação é direito de todos, como a legislação garante esse direito? Sobre as ações que auxiliaram para garantia desses direitos, analise as opções a seguir:
I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos.
II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069.
III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral.
IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV  estão corretas.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	3.
	Para a superação das diferenças, o essencial é não somente o reconhecimento da diferença e dizer-se que se é tolerante a ela. Claro, sim, deveria ser que a diversidade significa também multiplicidades e diferenças. Importante também é o questionamento dos valores humanos que podem excluir o ser humano, o diferente. Portanto, não basta somente tolerar, mas compreender como a diferença está instalada no seio da sociedade e, ao mesmo tempo, ver e compreender as relações de poder, para, assim, respeitar e admirar a diferença. Acerca da diferença e sua compreensão pelos indivíduos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade é um processo que ocorre sob a égide das relações e disputas de poder.
(    ) É a própria sociedade que dita quem é o ?outro?, que é diferente de ?mim?.
(    ) Na sala de aula, é importante que o professor se volte para a valorização das visões plurais e das identidades dos diferentes sujeitos.
(    ) No ambiente escolar, constitui papel do professor a construção de estereótipos e rótulos acerca de determinados grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem. Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
(    ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
(    ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
(    ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Para a superação das diferenças, dentro da sociedade, pelas vias da escola e do currículo escolar, faz-se necessário levar em consideração os saberes, os valores, os significados, as identidades étnicas, religiosas, sexuais e o convívio com as diferenças. Assim, na sala de aula, e na escola como um todo, seria de grande valia que os conteúdos já existentes nas diferentes disciplinas curriculares pudessem servir para a desestabilização do pensamento europeizante e cristão, com o intuito de criar o confronto com outras formas de conceber e compreender o mundo. Acerca das diferenças e sua superação na escola, tendo como base os currículos e as diferentes disciplinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante que o professor aja no sentido de desconstruir os discursos estereotipados e romper com os rótulos.
(    ) É de grande valia, no espaço escolar, a promoção da diversidade, com o objetivo de promover a boa convivência entre os diferentes indivíduos.
(    ) Vale muito que se evite a promoção de eventos que envolvam crianças, adolescentes e jovens.
(    ) Buscar fazer com que as minorias participem de atividades culturais voltadas aos seus próprios interesses.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	 b)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	 c)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	 d)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	7.
	Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que ?nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência,crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais?. A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/infjuv/documentos/ECA_CEIJ/Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20editado%20pela%20CEIJ-SC%20vers%C3%A3o%20digital.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
	 a)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
	 b)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
	 c)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
	 d)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
	8.
	É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
    
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	A diversidade tem suas garantias nos diferentes documentos legais, no campo concernente à educação. Tomem-se como exemplo a Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual preconiza que, nos ambientes da educação formal ? a escola ? sejam respeitados os valores culturais, artísticos e históricos, no que tange à criança e ao adolescente. Assim sendo, no que diz respeito à diversidade no Estatuto da Criança e do Adolescente, no espaço escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ele preconiza o respeito aos valores culturais, a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
	 b)
	Ele pede que se respeitem os valores religiosos e históricos da criança e do adolescente.
	 c)
	Ele garante à criança e ao adolescente o acesso às fontes de cultura e à prática de esportes, gratuitamente.
	 d)
	Ele se atém a garantir somente a liberdade da criança ou do adolescente.
	10.
	No exercício de sua função social, a escola poderia ser uma das contribuidoras para a superação dessas diferenças, via currículo. E o papel de contribuidora nessa superação, ela o pode executar via currículo, à medida que este não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro, ele expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades, ou também por meio dele os grupos sociais dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social. Acerca do papel da escola, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir: 
I- Fica difícil superar as diferenças, já que os professores, muitas vezes, são oriundos de uma educação tradicional.
II- Os professores recebem, do poder público, toda a formação necessária ao trato com a diversidade, por isso sentem-se aptos a refletir acerca dessa temática.
III- A escola, como um todo, situa-se numa sociedade taxada por relações de dominação social, o que permite a afirmação do poder masculino, da etnia branca e do heterossexualismo.
IV- A cultura machista, racista e homofóbica manifesta-se, no imaginário humano, como algo simples e natural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas

Outros materiais