A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Aula 7

Pré-visualização | Página 1 de 3

Aula 7
	Considere o fragmento abaixo, do PCN de Língua Portuguesa: "A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Atualmente exigem-se níveis de leitura e de escrita diferentes e muito superiores aos que satisfizeram as demandas sociais até bem pouco tempo atrás e tudo indica que essa exigência tende a ser crescente. Para a escola, como espaço institucional de acesso ao conhecimento, a necessidade de atender a essa demanda, implica uma revisão substantiva das práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como conjunto de regras a serem aprendidas, bem como a constituição de práticas que possibilitem ao aluno aprender linguagem a partir da diversidade de textos que circulam socialmente." (BRASIL,1999). De acordo com o que preveem os PCNs, são afirmações corretas, EXCETO:
	
	
	O trabalho com os diferentes gêneros textuais atende à perspectiva sociointeracionista desde que o professor faça o papel de mediador l, no sentido de trabalhar os portadores textuais vinculados com as práticas sociais dos estudantes.
	
	Embora o conhecimento seja uma construção do aprendiz, tido como sujeito, isso não significa uma abordagem espontaneísta, como se fosse possível que os alunos aprendessem os aspectos linguísticos simplesmente por serem expostos a eles, sem sistematização.
	
	O trabalho com os diferentes gêneros discursivos favorece a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas, essenciais para a plena inserção numa sociedade letrada.
	
	O ensino de língua deve criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem, focalizando necessidades pessoais do aprendiz, as quais se relacionam às ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informação, ao exercício da reflexão.
	 
	Cabe ao professor de língua materna analisar os textos das diferentes disciplinas com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar, pois os textos relacionados ao ensino da Língua Portuguesa devem abordar somente questões literárias para facilitar a aprendizagem e não confundir o entendimentos dos estudantes.
	
	
	
	 
	Assinale a alternativa correspondente ao gênero textual a seguir:
- Doutor, como eu faço para emagrecer? - perguntou a paciente.
- Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda - respondeu o médico.
- Quantas vezes, doutor? - questionou a paciente.
Daí o médico respondeu:
-Todas as vezes que lhe oferecerem comida.
	
	
	Entrevista de emprego.
	
	Entrevista.
	
	Propaganda.
	 
	Piada.
	
	Diálogo.
	
	
	
	Assinale a alternativa em que não haja um gênero textual literário.
	
	
	Novela
	
	Poema
	
	Conto
	 
	Notícia
	
	Romance
	
	
	 
	A partir da noção de gêneros discursivos, marque a única opção correta com relação ao papel do professor em sala de aula:
	
	 
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é que os textos surjam, de repente, em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir de muitas leituras de textos e da sua produção uma visão de mundo maior.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com os gêneros discursivos é criar condições imaginárias num ambiente escolar para que os textos surjam de algum modo a partir das diversas leituras de textos e da produção do aluno conquistando uma maior e melhor capacidade linguística do mundo.
	
	O que não devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são as condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno.
	 
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é criar condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir das diversas leituras de textos e da sua produção uma maior e melhor capacidade linguística e ter uma visão de mundo mais ampla e crítica.
	
	O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são apenas, em cada fase do aprendizado do aluno, as diversas leituras de textos e da sua produção.
	
	 
	Segundo alguns estudiosos da língua, a produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos. Desse modo, a relação entre o texto produzido e os outros textos dá-se o nome de:
	
	
	enunciação.
	
	análise textual.
	
	metalinguagem.
	 
	intertextualidade.
	
	inferência textual.
	
	A Literatura desde os seus primórdios foi conceituada e avaliada por poetas e filósofos, mas temos um pensador que analisou a Tragédia como gênero mais digno e decoroso que a Comédia em sua obra  intitulada, Poética, a saber:
	
	
	Sócrates.
	
	Vergílio.
	
	Platão.
	 
	Aristóteles.
	
	Horácio.
	
	Assinale a alternativa correspondente ao tipo textual predominante no texto a seguir:
"Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque (...)". (Dalton Trevisan - Uma vela para Dario).
	
	
	Injuntivo.
	
	Argumentativo.
	
	Expositivo.
	 
	Narrativo.
	
	Dissertativo.
	
	
	 
	Marque a alternativa em que consta o predomínio de um texto narrativo.
	
	
	"[...] tão tristes, tão saudosos, tão doentes da partida, tão cansados, tão chorosos, da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida.".
	
	Constava no livro: ¿Separe os dois primeiros períodos do texto em quatro versos, depois responda quais são os elementos de versificação que justificam a separação deles¿.
	 
	¿O pedido de isenção deverá ser solicitado, das 12 horas do dia 22 de abril de 2017 até às 16 horas do dia 4 de maio de 2017. Esta solicitação deverá ser caracterizada no Requerimento de Inscrição, em campo próprio, devendo o candidato informar o seu Número de Identificação Social ¿ NIS, atribuído pelo Cadastro Único ¿ CadÚnico." (Edital n° 107/2017 - Universidade Federal de São Carlos) (Adaptação).
	 
	A donzela estava sem espelho mas atenta ao seu tear, bordando pelo avesso dragão de irado olhar. A pétala e o donzel de leve, o falcão estava preso à corrente e a cintilar. A cor e seu contorno se encontravam de repente e o olhar que nada vê só via o presente. (Adaptado Dora Ferreira Silva)
	
	A leitura é um ato criativo. É o leitor que atualiza as potencialidades de significação de um texto literário. Para isso, ele deve mobilizar todas as suas capacidades intelectuais e afetivas ¿ inteligência sensibilidade, cultura, domínio da língua, vivências, conhecimento de mundo.
	
	
	 
	No contexto atual, discute-se a necessidade de se construir práticas de leitura nas escolas em que os professores ensinem os alunos a compreenderem os textos lidos, como lembram os PCN de Língua Portuguesa. Se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola. (BRASIL, 1997, p.55).
Tomando como base esse contexto, marque a opção que apresenta atividades adequadas para o desenvolvimento da prática de leitura.
	
	
	Leitura silenciosa e decomposição do texto em palavras, a fim de que