Buscar

apol estudos gramaticais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Orientação para Educação a Distância
Leia o excerto a seguir:
“Os avanços tecnológicos ligados às telecomunicações e o rápido desenvolvimento e popularização da internet possibilitam uma nova ferramenta para que as informações possam ter uma divulgação mais abrangente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/anacatarina.html>. Acesso em: 10 dez. 2016.
De acordo com o texto-base Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem na EaD, sobre as redes sociais e a metodologia EaD, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As redes sociais são grandes aliadas na modalidade EaD, porém são usadas de maneira indiscriminada pelos alunos, por isso, sugere-se menor ênfase dos docentes no uso dessas ferramentas.
	
	B
	Apesar de serem amplamente utilizadas nos ambientes de aprendizagem virtuais, as redes sociais não demonstram capacidade de contribuição na metodologia EaD, seu uso, portanto, tem sido desencorajado por pesquisas atuais.  
	
	C
	As redes sociais possuem grande capacidade de contribuição para a metodologia EaD, porém a maioria dos alunos ainda não a utilizam como instrumento de apoio à aprendizagem.
Você acertou!
Por meio desses dados, infere-se que embora as redes sociais possam vir a se constituir como uma grande contribuição para a metodologia EAD, os alunos ainda não a utilizam como instrumento de apoio à aprendizagem, apesar de o fazerem como meio de comunicação social. Sugere-se, portanto, uma maior ênfase dos docentes nesse aspecto, bem como, maiores pesquisas sobre o tema, pois se acredita que se trata de um meio eficaz de interatividade (texto-base, p. 9).
	
	D
	As redes sociais não são utilizadas pela maioria dos alunos no processo de aprendizagem por não demonstrarem eficácia educacional.
	
	E
	As redes sociais não contribuem com a metodologia EaD, por isso devem se restringir ao uso comunicacional e pessoal.
Questão 2/5 - Orientação para Educação a Distância
Leia o extrato de texto abaixo:
“O crescimento do mercado de educação a distância (EaD) é explosivo no Brasil e no Mundo. Dados estão disponíveis por toda parte: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, o número de cursos e disciplinas ofertados, de alunos matriculados, de professores que desenvolvem conteúdos e passam a ministrar aulas a distância”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 13.
De acordo com o enunciado e o texto-base O governamento dos sujeitos na educação superior a distância: reflexão a partir do pensamento de Michel Foucault, sobre o governamento dos sujeitos na EaD, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O governamento dos sujeitos na EaD segue padrões rígidos e regras tradicionais.
	
	B
	O governamento dos sujeitos na EaD exige deslocamento e horários rígidos.
	
	C
	O governamento dos sujeitos na EaD não é democrático e tem se mostrado ineficiente.
	
	D
	O governamento dos sujeitos na EaD já não enclausura o corpo ou impõe horários fixos.
Você acertou!
O governamento dos sujeitos na EaD já não enclausura o corpo ou impõe horários fixos como se faz nos modelos considerados tradicionais de educar, mas conta com uma organização que conduz a uma maximização da produção intelectual dos alunos bem como a potencialização de sua subjetivação (texto-base, p. 100).
	
	E
	O governamento dos sujeitos na EaD é subjetivo e improdutivo.
Questão 3/5 - Orientação para Educação a Distância
Leia o texto a seguir:
“Recentemente, a EaD passou a utilizar, com maior intensidade, tecnologias de telecomunicação e transmissão de dados, som e imagens que convergem cada vez mais para o computador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007. p. 20.
De acordo com o texto-base Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem na EaD, sobre a questão do isolamento no ensino a distância, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O isolamento é uma das causas de evasão no ensino a distância, deve ser substituído pela possibilidade de aprender junto e construir coletivamente, através da tecnologia.
Você acertou!
O isolamento, uma das características mais marcantes do ensino a distância, e uma das causas de seus elevando índices de evasão, deve ser substituído, por meio da interveniência da tecnologia, pela possibilidade de aprender junto de construir coletivamente na Educação a Distância (texto-base, p. 8).
	
	B
	O isolamento é primordial para o processo de aprendizagem, sendo o maior atrativo para a educação a distância.
	
	C
	O isolamento no âmbito da educação a distância é uma consequência da modalidade e não existem meios de se compensar a ausência de salas de aula físicas.
	
	D
	O isolamento não é um problema a ser superado na educação a distância, muito pelo contrário, o processo ensino-aprendizagem, quando individual, apresenta os melhores resultados.
	
	E
	O isolamento não é característica marcante do ensino a distância, pois o aprender é individualizado e intangível em qualquer situação de ensino.
Questão 4/5 - Orientação para Educação a Distância
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A EaD surge efetivamente em meados do século XIX, em função do desenvolvimento de meios de transportes e comunicação (como trens e correio), especialmente com o ensino por correspondência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 21.
De acordo com o texto-base Redes sociais no processo de ensino-aprendizagem na EaD, sobre o uso das redes sociais nas atividades educacionais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Há nas Redes Sociais um grande potencial para as atividades educacionais, desde que deixem de ser um local apenas para diversão e passem a utilizar seus recursos para a troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva.
Você acertou!
há nas Redes Sociais um grande potencial para as atividades educacionais, desde que consigam ultrapassar a condição de local para diversão, como sites de relacionamento ou conversação, e passem a utilizar seus recursos para a troca de conhecimentos e aprendizagem coletiva (texto-base, p. 4).
	
	B
	Redes sociais devem se limitar ao uso para entretenimento, pois não é possível controlar um ambiente on-line coletivo; existem ferramentas específicas para uso educacional, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
	
	C
	Atividades educacionais devem ser realizadas em ambientes controlados e criados especialmente para fins de aprendizagem, desencoraja-se o uso das redes sociais no processo ensino-aprendizagem.
	
	D
	Existe amplo campo de atuação das redes sociais no ambiente de aprendizagem, não é necessário controle dos recursos, o processo de ensino e aprendizagem acontece naturalmente e de maneira subjetiva.
	
	E
	Estudos recentes demonstram que o uso das redes sociais como ferramentas de aprendizagem não aponta eficácia, desaconselhando-se a utilização em ambientes educacionais.
Questão 5/5 - Orientação para Educação a Distância
Leia o extrato a seguir:
“O modelo do aluno autônomo de educação a distância é promissor, embora seja um objetivo ambicioso, pedagogicamente falando. Pedagogicamente, o que se busca é substituir a exposição de conteúdos para os alunos, encorajando-os a adquiri-los por si mesmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETTERS. O. A educação a distância em transição. São Leopolo: Editora Unisinos, 2009. p. 9.
De acordo com o texto-baseRedes sociais no processo de ensino-aprendizagem na EaD, como manter as práticas pedagógicas atualizadas com os novos processos de transação de conhecimento e novas tecnologias digitais?
Nota: 20.0
	
	A
	Usar as novas tecnologias a qualquer custo, já que a importância pedagógica é adquirida no decorrer do uso.
	
	B
	Ter um laboratório de informática para aulas específicas, pois as tecnologias digitais não devem ser misturadas na prática pedagógica rotineira.
	
	C
	Dar preferência às formas tradicionais de comportamento e relação entre professor e aluno, visto que é o método que obteve sucesso com o passar nos anos.
	
	D
	Acompanhar consciente e deliberadamente a mudança de comportamento, refletindo acerca da cultura, mentalidade e questionando os papéis de professor e aluno.
Você acertou!
Diante dessas mudanças, um desafio constante fica ainda mais latente: Como manter as práticas pedagógicas atualizadas com esses novos processos de transação de conhecimento? Não se trata aqui de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de comportamento, que leva a uma profunda reflexão acerca das formas institucionais, mentalidades e cultura dos sistemas educacionais tradicionais em que, sobretudo, são questionados os papéis de professor e de aluno (texto-base, p. 8).
	
	E
	Estimular o individualismo e subjetividade, dado que conhecimento é algo que o aluno adquire sozinho.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes