Buscar

Filologia Portuguesa - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Ao formar-se a língua portuguesa, a partir do latim, é possível observar-se que, de uma mesma palavra, radical (também conhecido por étimo), originaram-se outras palavras, diferentes entre si. De outro modo, tem-se, na língua portuguesa palavras que, hoje, são iguais, mas que se originaram de diferentes étimos. Da mesma forma, o português arcaico (PA) também possui relação com o atual português brasileiro. Disserte sobre a relevância de apresentar aos alunos - e discutir - exemplos/trechos de textos do português arcaico (PA).
	Resposta Esperada:
Contribui com a visualização das diferenças e as semelhanças entre o PA e o PB (português brasileiro).
Contribui com a percepção de que no PA ainda havia diferentes convenções ? mesmas palavras com grafias diferentes. Diminui o preconceito linguístico. Contribui para o aprofundamento das reflexões em sala. Contribui para a percepção de que a língua possui convenções em algum período histórico (a língua é social).
	2.
	A língua portuguesa, em grande parte, originou-se do latim - a língua falada em toda a extensão do Império Romano. O latim foi a língua falada na região central da Itália, o Lácio, mas não era a única língua. Havia outras, entre as quais o osco, o umbro, o etrusco e o grego. Inicialmente, o Lácio era uma colônia de pastores e agricultores. A partir disso, inicia-se o percurso do que veio a ser o português brasileiro (PB). A língua oficial de nosso país é estudada a partir de diferentes perspectivas - duas delas seguem no centro das discussões: a teoria externalista/crioulista e a teoria internalista/derivista. Disserte sobre a teoria externalista/crioulista.
	Resposta Esperada:
A teoria externalista/crioulista é uma teoria que procura explicar o surgimento dos aspectos distintivos do Português Brasileiro (PB). A partir dela, entende-se que o contato com outras línguas - em especial, as indígenas e africanas - alteraram a nossa língua (PB - Português Brasileiro). Esse contato fez dela o que é hoje. Nos termos da teoria, no período de colonização, ocorreu o processo de crioulização - a partir disso, surgem os aspectos distintivos do Português Brasileiro (PB).

Outros materiais