Buscar

Variação Linguística e Linguística como Ciência

Prévia do material em texto

Aula 4
Avaliandos
1
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia a o trecho da canção "Óia eu aqui de novo", de A. Barros.
Óia eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo pra xaxar
Vou mostrar pr'esses cabras
Que eu ainda dou no couro Isso é um desaforo
Que eu não posso levar
Que eu aqui de novo cantando
Que eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo mostrando
Como se deve xaxar.
Vem cá morena linda
Vestida de chita
Você é a mais bonita
Desse meu lugar
Vai, chama Maria, chamá Luzia
Vai, chama Zabé, chamá Raque
Diz que tou aqui com alegria.
(BARROS, A. Óia eu aqui de novo. Disponível em Acesso em 5 mai 2013)
O repertório linguístico e cultural do Brasil é muito amplo e a canção de Antônio de Barros é a mostra de uma variação regional que pode ser confirmada em:
	
	
	"Vem cá, morena linda, vestida de chita"
	
	"Isso é um desaforo"
	 
	"Vou mostrar pr'esses cabras"
	
	"Desse meu lugar"
	
	"Diz que eu tou aqui com alegria"
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A variação linguística faz parte de todos os sistemas linguísticos e podemos percebê-la, sem grande esforço, se observamos as diferenças na fala e, em algumas situações, até mesmo na escrita, em decorrência das questões geográficas, sociais, históricas, de grupos e familiares. Considerando essa premissa, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
	
	
	O conceito de certo, errado e diferente deve pressupor a relação do falante com os espaços sociais, regionais e os níveis formais e informais.
	
	Para cada momento, para cada espaço social, a fala deve ser produzida adequadamente ao contexto de modo que o interlocutor compreenda e possa ter sentido para a situação.
	 
	Os falantes nativos usam a língua conforme as regras próprias de seus dialetos, ou seja, cada falante constrói e segue as regras próprias de sua comunidade linguística.
	 
	Apesar de toda a variação linguística, a escola não deve ser o espaço da diversidade e deve ignorar os diferentes modos de produção da fala.
	
	Embora haja diferenças dialetais entre os indivíduos, o que deve ser considerado em questão é o valor da transmissão da informação e da compreensão desta no contexto estabelecido.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Podemos definir Linguística como:
	
	 
	Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
	
	Ciência que estuda a linguagem sem preocupação com as variantes sociais
	
	Ciência que estuda a linguagem no seu aspecto meramente formal.
	
	Ciência que estuda as diversas manifestações da linguagem no âmbito da formalidade.
	
	Ciência que estuda a faculdade humana de linguagem e das línguas que não existiram, historicamente.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto a seguir retirado de uma novela: Aquele homem simples, sotaque caipira, foi eleito governador. Um dia, um desses políticos de palácio chega bem perto e surpreende o governador vendo televisão. Faz sua média: - E aí, governador, firme? - Firme, não.  Marque a única opção que explica o problema que ocorreu na comunicação entre o político e o governador, do ponto de vista sociocultural e linguístico: 
	
	
	O problema ocorreu porque o político do palácio não entendeu o que o governador estava fazendo.
	
	O problema ocorreu porque o político de palácio não pronuncia a palavra "firme" igual ao governador.
	
	As diferenças dialetais não provocam problemas de comunicação entre os falantes.
	
	O político de palácio utilizou uma linguagem coloquial inadequada ao momento.
	 
	A diferença dialetal na pronúncia da palavra "firme" provocou a resposta do governador eleito.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Observe os trechos abaixo, retirados dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (3º e 4º ciclos):
I. "Linguagem aqui se entende (...) como ação interindividual orientada por uma finalidade específica, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diversos grupos de uma sociedade nos distintos momentos da sua história." (pág. 6).
II. "A linguagem é uma atividade humana, processo de interlocução no qual as pessoas se constituem e através do qual sentimentos, opiniões, valores e preconceitos são veiculados." (pág. 31)
Essas passagens refletem uma noção de língua:
	
	
	como um sistema de regras que poderia ser estudada imanentemente.
	
	como instrumento de comunicação, capaz de funcionar com transparência e homogeneidade
	 
	como atividade dialógica, social e histórica.
	
	como capacidade inata do ser humano
	
	como uma concepção de linguagem voltada para a mera relação entre emissor e receptor
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com base no que foi estudado em sala de aula, assinale a alternativa que não seja uma variação linguística:
	
	 
	Variação objetiva
	
	Variação regional ou geográfica
	
	Variação situacional
	
	Variação histórica
	 
	Variação social
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando de usos da língua portuguesa nas mais diversas situações comunicativas, só NÃO se pode afirmar que:
	
	
	Não existe variedade linguística melhor do que outra. O que existe é uma variedade mais adequada do que outra, dependendo da situação comunicativa.
	 
	É importante que as pessoas dominem o maior número de variedades linguísticas para saberem fazer escolhas adequadas aos diferentes contextos de produção.
	
	Nas situações profissionais e nomeio acadêmico-científico, o uso da "norma padrão" da língua é privilegiado nas interações verbais, não sendo bem visto outro meio de expressão.
	 
	Há o uso certo da língua e há o uso errado da língua para diferenciar pessoas, porque só existe uma norma, que é a considerada a padrão. Todas as demais formas de se falar e escrever português são frutos da ignorância;
	
	O contexto de produção da interação verbal é um indicador da escolha da variedade linguística adequada ou de usos da língua considerados adequados para cada situação.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve considerar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
(POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011) 
Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único "português correto". Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber:
	
	
	desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola.
	 
	adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
	
	descartar as marcas de informalidade do texto.
	
	moldar a norma padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico
	
	reservar o emprego da norma padrão aos textos de circulação ampla.
	
2
	Considere o texto que segue: O "POBREMA" É NOSSO Segundo Eliana Marquez Fonseca Fernandes, professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, em se tratando de linguagem, não se pode falar em erro ou acerto, mas desvios à norma padrão. "O importante é estabelecer a comunicação. Para isso, usamos a língua em vários níveis,desde o supercuidado ou formal até o não-cuidado ou não-formal." "A gramática tradicional diz que, quando se fala 'nóis vai, nóis foi', isso não é português. Mas é sim. Em outro nível. Estudos mais recentes na área dizem que tais formas de expressão são corretas. Censurar ou debochar de quem faz uso delas é discriminação lingüística." Para a professora, o domínio da norma culta não deve ser exigido da população de modo geral, principalmente de pessoas que têm baixo grau de escolaridade. "Quem tem obrigação de saber o português formal, falar e escrever de acordo com as regras são os professores, os jornalistas, os acadêmicos", diz. ("Diário da Manhã", Goiânia, 05.05.04. Adaptado.)
O texto discute a questão da língua em sua função comunicativa, contrapondo usos mais informais a usos formais. Para tanto, expõe pontos de vista diferentes sobre a concepção de língua e de seu uso: um ponto da professora e outro da gramática tradicional. Assim, para a professora Eliana,
	
	
	a norma culta não deve ser ensinada na escola porque em desuso.
	
	os desvios à norma culta como, por exemplo, 'nóis vai, nóis foi' são erros de português.
	
	o português falado pelas pessoas que têm baixo grau de escolaridade enfeiam e desvalorizam a língua.
	
	apenas a norma culta deve ser privilegiada pelos usuários da língua.
	 
	todos as usos da língua são válidos, desde que atendam às necessidades do homem nas mais variadas situações comunicativas.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O PCN, documento oficial que norteia a elaboração dos currículos das escolas, de Língua Portuguesa, afirma que devem ser ensinados os aspectos linguísticos que precisam ser tematizados em função das necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção, leitura e textos, ou seja, tirar o foco do ensino à norma.. Desta forma, o texto deve servir como base para o ensino da gramática e não o contrário. Diante disso, uma professora da quinta-série pediu que seus alunos pegassem um livro na biblioteca da escola, lessem a história e retirassem do livro dois pronomes demonstrativos, três possessivos e dois indefinidos e os classificassem quanto ao número e pessoa. Para que a atividade de leitura e escrita esteja de acordo com os princípios norteadores mencionados acima , é preciso
	
	
	privilegiar o estudo da gramática através do texto em detrimento do entendimento sentidos produzidos no cotidiano
	 
	planejar uma atividade em que o uso da gramática seja trabalhado dentro de um contexto .permitindo saber como usar as classes gramaticais dentro de um texto para criar sentidos, bem como as consequências do uso inadequado dos elementos gramaticais da língua.
	
	usar o texto como pretexto para ensinar a gramática
	
	pôr os alunos em contato com textos escritos e exercitar os conhecimentos gramaticais depois da leitura
	 
	usar uma atividade em que os elementos morfológicos como a nomenclatura , classificação e variação em gênero e número dos elementos gramaticais sejam trabalhado em um texto
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O objetivo do ensino da língua portuguesa é:
	
	 
	Formar cidadãos com posicionamento crítico, responsável e construtivo a partir da utilização da sua língua materna nas várias situações de vida (formal e informal).
	
	Organizar o código linguístico.
	
	Diminuir a evasão escolar e as causas de reprovação na disciplina.
	
	Conhecer superficialmente o idioma, já que se trata de língua materna do aluno.
	
	Conhecer as regras gramaticais a serem seguidas.
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Como ciência, a Linguística se dedica ao estudo da linguagem humana, analisando os fenômenos sem julgá-los, ou seja, sem estabelecer julgamentos de valor e considerando as variedades trazidas pelos alunos. A partir desse ponto de vista mais moderno acerca do ensino de Língua, leia as afirmativas a seguir.
      I.        Sob o ponto de vista da Linguística, devemos considerar a ideia do erro e da incapacidade do aluno de usar a sua língua.
    II.        Os professores devem se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
   III.        O ensino somente pelas regras da gramática deve ser considerado o veículo norteador do ensino da nossa língua.
A partir de sua leitura:
	
	 
	Somente II está correta.
	
	I e II estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	Somente III está correta.
	
	Todas estão corretas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sabe-se que a Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e que seus estudos têm contribuído para que se reveja o ensino de L íngua Portuguesa e o papel do professor em sala de aula. Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma contribuição da Linguística ao ensino?
	
	 
	O professor de Língua Portuguesa deve ignorar a língua trazida pelo aluno e ensiná-lo regras através de frases soltas e de exercícios de fixação.
	
	A aprendizagem deve fazer sentido para o aluno e o professor deve compreender os meios pelos quais ele deve iniciar o estímulo ao aprimoramento da competência e habilidade no uso da língua.
	
	Estudar apenas a língua padrão é desconsiderar toda a diversidade de produção oral e escrita.
	
	É importante considerar que cada comunidade possui um conhecimento socializado da língua que produz.
	 
	Devemos considerar a variação linguística, pois a língua é fruto de uma produção diversa pelo contexto histórico, temporal, social e cultural.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O que se entende por varante regional:
	
	 
	As falas das diferentes regiões de um país.
	
	Os textos escritos, produzidos por magistrados e docentes.
	
	As falas produzidas por jovens de comunidades linguísticas diferentes.
	
	Os textos distintos produzidos em sala pelos alunos.
	
	O registro escrito de crianças de comunidades linguísticas diferentes.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O estudo da diversidade linguística começou a ser utilizada pelo professor Mattoso Camara com a finalidade de:
	
	
	não levar em conta a noção de erro presente na fala dos alunos em sala de aula.
	 
	fazer com que os professores começassem a se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
	
	não identificar os erros e desvios sofridos pelos alunos em sala de aula.
	
	observar o uso da língua padrão, correta que deve ser usada em todas as regiões do Brasil.
	 
	pensar que os erros cometidos pelos alunos, na verdade se traduz na incapacidade do uso da língua pelos falantes.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como conceito de linguística temos:
	
	 
	é uma ocorrência linguística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
	
	ciência que engloba o estudo de todos os textos produzidos por usuários de uma língua.
	 
	Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
	
	ciência que estuda o emprego de palavras fora do seu sentido normal, por analogia. É um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo.
	
	é o estudo das regras que regem a construção de frases, é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso.
	
3
	 1a Questão
	
	
	
	Com base no que foi estudado em sala de aula, assinale a alternativa que não seja uma variação linguística:
	
	
	Variação social
	 
	Variação objetiva
	 
	Variação histórica
	
	Variação situacional
	
	Variaçãoregional ou geográfica
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Durante as aulas e Língua Portuguesa, o(a) professor(a) deve levar em consideração o fenômeno da variação lingüística. Sobre esse fenômeno, observe as considerações a seguir:
I. Entende-se por variação linguística o uso diferente da língua, num outro modo de expressão aceitável em determinados contextos.
II. A variedade linguística usada em determinado texto deve estar adequada à situação de comunicação vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação comunicativa.
III. As variedades que se diferenciam da variedade considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e inadequadas.
IV. Como as línguas são heterogêneas e variáveis, os falantes apresentam variações na sua forma de expressão, provenientes de diferentes fatores.
Acerca das considerações acima, pode-se afirmas que:
	
	
	Somente II, III e IV estão corretas;
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas;
	
	Apenas I e II estão corretas;
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	Somente II e III estão corretas;
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"A língua não pode ser vista tao simplesmente como uma questao apenas, de certo e errado..." (Antunes, 2007). Como base neste fragmento é correto afirmar que:
	
	 
	O professor tem de ensinar a gramática correta da língua, porém precisa trabalhar com as diferenças linguisticas em sala de aula.
	 
	As variantes sociais não são objeto de estudo dos professores
	
	O professor deve desprezar os falares e as diferenças de em sala de aula.
	
	Os alunos não precisam se preocupar com o uso correto da língua, pois as variantes já dao conta do entendimento.
	
	O ensino da língua não pressupõe o conhecimento da nossa realidade.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Cada região do nosso País possui uma modalidade própria de fala, o seu "sotaque", enfim, suas diferenças linguísticas. A este fenômeno damos o nome de:
	
	
	Variante estigmatizada
	
	Variante formal.
	
	Variante linguística.
	 
	Variante regional
	
	Variante social.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Linguística tem contribuído para o ensino de Língua Portuguesa, pois acredita que a aprendizagem deva focar no aluno e na forma como ele estabelece sentido. Analise as definições abaixo que tratam da definição de Linguística.
I.                 Ciência que se ocupa do estudo da linguagem humana manifestada pelas diferentes línguas.
II.               É o estudo da faculdade humana de linguagem e das línguas que existem ou existiram, historicamente.
III.              Estudo que aponta o que é certo e errado e dita regras do bom uso da língua.
A partir de sua leitura, podemos considerar que
	
	 
	I e II estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	
	I e III estão corretas.
	
	Somente III está correta.
	
	Somente II está correta.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas sobre o conceito de Linguística e verifique as que estão corretas:
I. A Linguística tem por objetivo o estudo da linguagem.
II. A Linguística não envolve um método de ensino.
III. Os conceitos da Línguística devem ser ensinados no ensino fundamental.
IV. O conhecimento dos conceitos da Linguística devem fazer parte da bagagem intelectual de um professor competente.
V.O professor do ensino fundamental não necessita dos conhecimentos dos conceitos da Línguística.
As afirmativas corretas são:
	
	
	I, II e III apenas.
	
	II, IV e V apenas.
	 
	I, II e IV apenas.
	
	I, III e IV apenas.
	
	II, III e V apenas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta incorreta:
	
	 
	A Línguística não é uma ciência, porque não possui um objeto de estudo definido.
	
	A linguagem não se manifesta só pelo verbal,mas também pelo não-verbal.
	
	O código é um conjunto de regras que permite a construção e a compreensão de mensagens.
	
	O ato de ler contribui para o conhecimento de si mesmo e do mundo que nos cerca.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o conteúdo programático, a professora de uma das classes iniciais do ensino fundamental tem de introduzir as seguintes noções de pontuação: Pontos de exclamação, interrogação, travessão e dois pontos. Assinale a alternativa correta quanto à prática pedagógica adequada , tendo em vista que o objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem.
	
	 
	Planejar atividades como leituras dramatizadas, pequenas dramatizações em que se observem as falas dos personagens e do narrador, e levantar com os alunos o porquê de determinados sinais de pontuação .
	 
	Criar um texto para que os alunos pontuem exercitandoos sinais de pontuação, o exercício poderá ser feito com consulta à gramática.
	
	Indicar as páginas do livro em que estão expostas as regras de pontuação para que os alunos leiam em casa.
	
	Escrever no quadro os principais casos de uso e emprego destes sinais para que os alunos copiem
	
	Sugerir pesquisa sobre o tema

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes