Buscar

Avaliando aprendizado - Alícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201904029803)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Nem sempre entre os comentadores da história da filosofia há unanimidade entre quais são as condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia. partindo dos argumentos de Marilena Chaui, nossa bibliografia, responda: Quais as condições históricas para o surgimento da Filosofia, EXCETO:
		
	
	A invenção da moeda e o surgimento da vida urbana, com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietária de terras, por quem e para quem os mitos foram criados;
	 
	As viagens marítimas que produziam o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer.
	 
	a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes, garantia a todos a participação no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar.
	
	A invenção do calendário e a invenção da escrita alfabética, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando,com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível;
	
	As viagens marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitados por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201904029802)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para Aristóteles, a filosofia nasce do assombro que sentimos diante do mundo. Em relação à filosofia podemos dizer que:
		
	 
	É a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade que o homem tem de superar a sua imanência (que significa a situação dada e não escolhida).
	 
	A filosofia é um pensar racional sobre os acontecimentos e que busca ir além das suas aparências.
	 
	A Filosofia vai além da realidade como ela se apresenta, procurando entender os problemas profundamente, para depois propor alternativas de mudanças.
	 
	O filósofo pode pensar a ciência, os valores morais, pode pensar a religião, a arte e o próprio homem em sua vida cotidiana, incluindo sua própria postura ética.
	 
	Os filósofos, em sua maioria, liderados pelos sofistas, defendem o caráter eterno de certos valores como o bem, a virtude, a justiça, o saber.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201904029762)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o período pré-socrático ou cosmológico é incorreto afirmar:
		
	
	O fundo eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é invisível para os olhos do corpo e visível somente para o olho do espírito, isto é, para o pensamento, onde tudo brota e para onde tudo retorna é o elemento primordial da Natureza e chama-se physis.
	 
	A pluralidade conflituosa de opiniões e interesses levou seus adversários e partidários de uma política aristocrática, na qual somente algumas opiniões e interesses teriam o direito para valer para o restante da sociedade.
	
	Há uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicar a Natureza, a Filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres humanos.
	
	A physis é a Natureza eterna e em perene transformação.
	
	Afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha surgido do nada. Isto significa que o mundo, ou a Natureza, é eterno e que no mundo, ou na Natureza, tudo se transforma em outra coisa sem jamais desaparecer, embora a forma particular que uma coisa possua desapareça com ela, mas não sua matéria.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201904029814)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A expressão "Conhece-te a ti mesmo" que estava gravada no pórtico do templo de Apolo, patrono grego da sabedoria, é um divisor de águas no pensamento de um filósofo?
		
	 
	Sócrates.
	
	Protágoras.
	
	Heráclito.
	
	Xenofante.
	
	Platão.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201904029783)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aristóteles (384-322), inegavelmente o maior sistematizador da filosofia grega, deu à Ética bases muito seguras. Assinale a opção que não oferece uma tese aristotélica:
		
	
	Ninguém consegue todavia ser feliz sozinho. Aristóteles, à semelhança de Platão coloca a questão da necessidade de reorganizar a sociedade de modo a proporcionar que cada um do seus membros possa ser feliz na sua respectiva condição.
	
	O fim do homem é a felicidade temporal da vida de conformidade com a razão, e que a virtude é o caminho dessa felicidade, e esta implica, fundamentalmente, a liberdade.
	
	Ética e política acabam sempre por estar unidas.
	 
	O objetivo da vida do sábio é atingir máximo de prazer, mas para que isso seja possível ele deve apartar-se do mundo.
	
	O valor supremo da felicidade.A finalidade de todo o homem é ser feliz. Para que isto aconteça é necessário que cada um siga a sua própria natureza, evite os excessos, seguindo sempre a via do "meio termo" (Justa Medida).

Outros materiais