Buscar

Discurso sobre o método

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
GABRIEL COSTA VIEIRA FERREIRA
DISCURSO SOBRE O MÉTODO – RENÉ DESCARTES
CURITIBA, 2017
	Descartes inicia sua obra Discurso sobre o método expressando, de certa forma, seu descontentamento com o conhecimento de sua época e com seus próprios estudos. Em sua visão, os diferentes tipos de ciência eram úteis, porém falhavam em prover metodologias verdadeiramente eficientes para seus campos. A necessidade um novo método racional, para Descartes, surge justamente da inexistência de uma metodologia unificada entre os diversos campos do conhecimento; a partir desse ponto, Descartes procura explicar as bases desse novo método que propunha, além da maneira como chegou à essa ideia. A intenção de Descartes pode ser interpretada como a busca por apresentar um método que conduzisse a razão do indivíduo em busca do que era verdadeiro. Para ele, o simples raciocinar de um homem de bom senso a respeito das coisas do mundo o aproxima mais da verdade do que a ciência elaborada com as opiniões de diversas pessoas. Com essa mentalidade, Descartes procurou um método que, incluindo as vantagens da lógica, da geometria e da álgebra, evitasse, ao mesmo tempo, os seus inconvenientes.
	O método racional de Descartes se divide em quatro passos principais: o primeiro é de jamais aceitar qualquer coisa como verdadeira se não soubesse disso com evidências, ou seja, somente aquilo que é evidente pode ser tomado como verdadeiro. O segundo passo consiste em dividir cada dificuldade encontrada em tantas parcelas quanto possível e necessário para resolvê-las; o terceiro passo é lidar com os problemas e dificuldades do mais simples até o mais complexo. Já o quarto passo consiste em fazer uma revisão de todos os casos e conferir tudo que foi analisado para se ter certeza de que nada foi esquecido. 
	A partir dessas regras, Descartes afirma que podemos deduzir tudo, por mais obscuro e difícil que seja. Essas regras podem ser utilizadas em todos os campos da ciência, porém são mais aplicadas na matemática. Descartes afirma ainda que esse método pode ser aplicado em outras ciências, porém não ousa fazê-lo, pois o método se baseia fortemente na filosofia, com a qual ainda não se sente seguro. O principal ponto a ser extraído de uma análise da filosofia de Descartes é a importância e autoridade da razão, pois apenas através da qual pode ser atingido o conhecimento significativo.

Outros materiais