Buscar

Experiencia 08

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 3077
Experiência nº 08
Data: 15/03/2015 
Nome da experiência: Força Eletromagnética que Atua Sobre um Condutor Retilíneo, Imerso em um Campo Magnético
	Professor: Lourdes
	Alunos: Charles L. Araujo
	Manoela do Prado
	 Jean de C. Lima
INTRODUÇÃO
Esse relatório tem como fundamento conhecer o campo magnético e o vetor indução magnética, diferenciando o campo elétrico do campo magnético, para relacionar a indução magnética com as cargas móveis que a originou, identificando assim o vetor de indução magnética e o sentido da corrente elétrica que circula em um condutor, concluindo que uma carga elétrica em movimento gera um campo magnético em torno dela.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O experimento se fundamenta no estudo da força eletromagnética ou a indução eletromagnética que consiste em um fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz (f.e.m. ou Tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. É assim que, quando o dito corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenômeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético (Lei de Faraday).
Por outro lado, Heinrich Lenz comprovou que a corrente devida ao f.e.m. induzida se opõe à mudança de fluxo magnético, de tal forma que a corrente tende a manter o fluxo. Isto é válido tanto para o caso em que a intensidade do fluxo varie, ou que o corpo condutor se mova em relação a ele.
Indução eletromagnética é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores, motores elétricos e a maioria das demais máquinas elétricas.
Independentemente do tipo de combustível ou fonte de energia usada para gerar energia elétrica, em quase todos os casos é gerada energia mecânica de rotação que é logo usada para gerar eletricidade.
MATERIAL UTILIZADO
-	Um conjunto de hastes articulares com separador;
-	Uma chave liga-desliga;
-	Quatro conexões com pinos banana;
-	Uma fonte de alimentação DCC de tensão variável;
-	Dois imãs em barra com polaridades inversas;
-	Um balanço condutor.
RESULTADOS
Com a chave liga-desliga na posição desligada, posicionamos o par de imãs em barra com apolaridade norte para cima. Ligue a fonte DC, regulamos a tensão para 3,0 V.
1 - Descreva o fenômeno observado e relacione o movimento do balanço condutor com o sentido da corrente elétrica e com o campo magnético presente.
Resposta: Ao mudarmos a posição da chave liga-desliga na posição direta (para baixo), foi possível observar que o balanço condutor se movimentou para trás ocorrendo a atração, pois o campo magnético vai do polo norte para o sul, e no experimento, foi de cima para baixo. A corrente circula do polo negativo para o positivo e no experimento como a chave estava na posição direta, ela vai da direita para a esquerda.
2 - Faça um desenho esquemático, apresentando o sentido da corrente e do vetor
campo magnético.
 Sentido da corrente elétrica.
 Direção do fluxo do campo magnético
3 - Agora com a chave liga-desliga na posição inversa (para cima). Compare as duas
situações, justificando a diferença entre elas, apresentando a lei física adequada.
Resposta: Comparamos as duas situações e concluímos que o balanço condutor se movimenta no sentido contrário (para frente), pois a chave estava na posição inversa, ou seja, a corrente circula da esquerda para a direita ocorrendo a repulsão, influenciando o campo magnético de forma contrária à da figura anterior.
4- Descreva o fenômeno e relacione o movimento do balanço condutor com o sentido da corrente elétrica e do campo magnético presente.
Resposta: O balanço condutor se movimentou para frente, pois o campo magnético foi invertido, neste caso, de baixo para cima. A corrente circula do polo negativo para o positivo e neste caso como a chave está na posição direita ela vai da direita para a esquerda.
5- Faça um desenho esquemático, apresentando o sentido da corrente e do vetor campo magnético para este caso.
 Sentido da corrente elétrica. Direção do fluxo do campo magnético 
 
6- O sentido da força eletromagnética atuante no condutor imerso em B depende do sentido da corrente que por ele circula? Justifique a sua resposta.
Resposta: Sim, pois depende do sentido da corrente que circula no condutor.
7- Como você poderia associar os fenômenos observados nesta experiência com o funcionamento de um motor elétrico?
Resposta: O modo como funciona uma força eletromagnética que atua sobre um condutor imerso em um campo magnético está relacionada ao funcionamento de um motor elétrico, pois ambos trabalham com eletroímãs que geram um campo magnético, a diferença nesse caso é que na experiência o campo magnético criado pelo eletroímã não teve aproveitamento, enquanto no motor elétrico essa força magnética gera movimentos de rotação satisfazendo o objetivo do motor.
CONCLUSÃO
 A ação da força magnética que atua em um condutor retilíneo, imerso num campo magnético está relacionada com o princípio de funcionamento dos motores elétricos. O campo magnético é capaz de exercer forças não apenas sobre imas, mas também sobre condutores percorridos por correntes elétricas. A força que um campo magnético exerce sobre um condutor percorrido por corrente pode ser utilizada para realizar trabalho, verifica-se isto nos motores elétricos. A força magnética ocorre devido ao movimento de cargas elétricas.
 Esta experiência foi muito bem aplicada para um melhor entendimento de como funciona uma força eletromagnética que através de um condutor retilíneo gera um campo magnético, sendo assim uma boa experiência para podermos conhecermos.
ILUSTRAÇÃO DO EXPERIMENTO 
	
 Montagem da Experiência 
 
Posição da chave liga-desliga na posição inversa (para cima) - Repulsão
 
Posição da chave liga-desliga na posição direta (para baixo) - Atração
3

Outros materiais