POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG2
33 pág.

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG2


DisciplinaPolíticas Públicas na Educação Básica353 materiais5.059 seguidores
Pré-visualização13 páginas
POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0246_EX_A1_201307166083_V1 
	31/01/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): RENATA KELLY DE FRANCA FERREIRA
	2018.4 EAD
	Disciplina: CEL0246 - POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
	201307166083
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como:
		
	
	abertura comercial aos países estrangeiros, altos investimentos públicos em saúde e educação e desregulamentação das leis fiscais
	
	investimento do Produto Interno Bruto em políticas sociais, abertura dos portos e intervenção do Estado na economia
	 
	desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros
	
	intervenção estatal na economia, privatização das empresas e incremento do benefício do seguro desemprego
	
	altos investimentos em saúde e educação, desregulamentação das relações trabalhistas e presença forte dos sindicatos
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal visou  encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio anterior de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades. O Neoliberalismo tinha como princípios básicos aspectos como: O Estado deveria ter a mínima interferência na economia e atuar apenas como regulador, políticas de privatizações e abertura econômica.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos. 
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade. 
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.
Assinale a alternativa correta: 
		
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Nenhuma afirmativa é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
Explicação:
Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	" Há uma tendência maior a administrar os conflitos de distribuição entre as classes por meio do governo e do acordo de interesses entre empresas e trabalhadores" (ESPING-ANDERSEN, 1991, p. 93). O fragmento de texto acima representa qual tipo de Estado?
		
	
	Burocrático
	 
	Bem Estar Social
	
	Neoliberal
	
	Liberal
	
	Global
	
Explicação:
A estrutura denominada Estado do Bem Estar Social  surgiu no início do Século XX e consistia numa política social na qual o Estado era o responsável para atender as demandas da população, regulando serviços das empresas , além de  promover  e organizar a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A ofensiva Neoliberal, que defendia a privatização dos serviços públicos como os de educação e saúde, por exemplo, visava tornar estes serviços competitivos para o mercado. Assim, este novo modelo de capitalismo se contrapunha:
		
	
	à lucratividade, ao direito a investimentos e a acumulação de capitais
	
	à formação de grandes blocos econômicos
	
	à  liberdade e expansão do mercado financeiro
	 
	à política de Estado de Bem-Estar Social
	
	ao processo de internacionalização das economias capitalistas
	
Explicação:
A implantação do modelo neoliberal visou  encontrar saídas para o enfrentamento da crise por meio de adoção de medidas de contenção de gastos com políticas sociais, contrapondo-se ao estágio de Bem-Estar  Social, cujo objetivo era reduzir a pobreza absoluta e proporcionar diminuição de desigualdades.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A seguir temos várias definições de autores diferentes acerca de um mesmo conceito estudado no curso: Campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas (MEAD, 1995); Conjunto específico de ações do governo que irão produzir efeitos específicos na sociedade (LYNN, 1980); Soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vidas dos cidadãos (PETERS, 1986); O que o governo escolhe fazer ou não fazer (DYE. 1984). As definições acima conceituam:
		
	
	Organização da educação no Brasil
	
	Governo neoliberalista
	 
	Estado neoliberalista
	
	Ética governamental
	 
	Políticas públicas
	
Explicação:
A formulação de políticas públicas constitui programas e ações (o que fazer), metas e objetivos (aonde chegar) e estratégias de ação (como fazer) que devem produzir resultados ou mudanças no mundo real. O planejamento de programas, ações, metas e objetivos constituem, também, objeto de estudo da própria Administração Pública, entendida como atividade do Estado que deve organizar o funcionamento dos serviços públicos prestados à sociedade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população.
		
	 
	Estado do Bem Estar Social
	
	Capitalismo
	
	Presidencialismo
	
	Globalização
	
	Democracia
	
Explicação:
O Estado de Bem-estar Social visava ao  campo social e econômico, tendo como principais objetivos a  distribuição de renda para a população e a prestação de serviços públicos básicos, as quais eram vistas como formas de combater as desigualdades sociais. Assim, o Estado era o agente que promovia e organizava a vida social e econômica, proporcionando aos indivíduos bens e serviços essenciais durante toda sua vida.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao se contrapor ao Estado de bem-estar social, segundo os preceitos do Consenso de Washington, o neoliberalismo defendia a privatização dos serviços públicos, como educação, saúde e previdência, de forma a aliviar o Estado e tornar esses serviços competitivos no mercado. Desta forma, direitos conquistados transformaram-se em mercadorias adquiríveis no mercado. A definição de estado de bem-estar Social é um tipo de organização:
		
	
	não política que coloca o Estado como organizador da