Buscar

GESTÃO DE CONFLITOS E EVENTOS CRÍTICOS AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GESTÃO DE CONFLITOS E EVENTOS CRÍTICOS AULA 06
1) Considerando a Imprevisibilidade como característica numa situação de crise, podemos dizer que algumas medidas podem ser adotadas para prevenir o inesperado, direcionando essa prevenção para locais como os abaixo, EXCETO:
RESPOSTA: estabelecimentos comerciais
2) Considerando que todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas, conforme a doutrina adotada pelo FBI, marque a alternativa CORRETA que corresponde, ao seguinte conceito:¿ Inicialmente já falamos que a finalidade de um gerenciamento de uma crise é a preservação de nosso maior bem jurídico tutelado. Para tanto se faz necessário um breve esclarecimento do que vem a ser tal bem jurídico e o que acarreta sua violação.
RESPOSTA: Considerações legais especiais
3) Todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas. Considerando esse contexto, um planejamento analítico especial se faz necessário, mas devemos ter em consideração que todo o planejamento tem que estar apto a sofrer alterações em função dos fatores não previstos e atípicos que estão vinculados a crise e são excepcionais. Desta forma, marque a alternativa que NÃO corresponde a esses fatores.
RESPOSTA: treinamento constante das equipes táticas
4) Considerando que todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas, conforme a doutrina adotada pelo FBI, marque a alternativa CORRETA que corresponde, ao seguinte conceito:¿ Como a própria frase já indica esta necessidade traduz-se na adequação dos órgãos de segurança pública estarem preparados a qualquer momento para atuarem em crises, mas não restam dúvidas de que tal preparo deve ser o que causa os maiores transtornos a eles, pois acarretam demandas fora do normal vivenciado por sua atividade rotineira e demandam custos.
RESPOSTA: Necessidade de postura organizacional não rotineira
5) Considerando que todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas, conforme a doutrina adotada pelo FBI, marque a alternativa CORRETA que corresponde, ao seguinte conceito:¿ Pela simples leitura desta característica, já se percebe que quando se fala em crise, se refere a algum estado de emergência, pois envolve, como já vimos, ameaças ao nosso maior bem jurídico tutelado, a vida, ou se não expor a vida de alguém a perigo, poderá ser algum patrimônio alheio, portanto, toda a agilidade e presteza devem ser utilizados para alocar os devidos recursos necessários ao seu devido gerenciamento, tornando-se preeminente necessário adoção de medidas pré-estabelecidas.
RESPOSTA: Compressão de tempo
6) Na esfera de atuação em eventos críticos ou crises, podemos citar alguns exemplos em que se fará necessária atuação dos órgãos de segurança pública, tais como as abaixo, EXCETO:
RESPOSTA: manifestações de caráter não-violento
7) O gerenciamento de crise assume hoje importante papel para os órgãos de segurança pública. Considerando esse contexto marque a alternativa que indica a correspondência CORRETA entre uma das alternativas abaixo e o seguinte conceito: ¿ Não podemos deixar de perceber que a evolução tecnológica ajudou muito o trabalho da imprensa. Hoje apesar da distância os repórteres conseguem imagens perfeitamente nítidas em função das lentes de suas câmeras.
RESPOSTA: Ação da mídia
8) O gerenciamento de crise assume hoje importante papel para os órgãos de segurança pública. Considerando esse contexto marque a alternativa que indica a correspondência CORRETA entre uma das alternativas abaixo e o seguinte conceito: ¿ a única certeza que nós temos é que a crise irá ocorrer, só não sabemos quando nem onde, sendo assim podemos concluir que ninguém está imune à ocorrência de uma crise em sua área de atuação e nem mesmo poderá prever quando esse evento vai ocorrer.
RESPOSTA: A crise é não seletiva e inesperada

Outros materiais