Buscar

Desafio II Anhanguera - Gestão Política

Prévia do material em texto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Marcelo Bernardo Duarte - RA 2838295168
 Profª. Carla Patrícia Fregni
2015
Sumário
	
	Introdução ...............................................................................03
	Declaração de visão, missão e valores norteados..................04 
	Organograma..........................................................................04
	Propósitos Gerais....................................................................05 
	Propósitos Específicos............................................................05
	Objetivos e metas em dois anos.............................................06
	Estratégia de Marketing...........................................................06
	Processo de produção.............................................................07
Pontos Fortes..........................................................................07
Pontos Fracos.........................................................................08
Principais e Maiores Consumidores........................................08
Localização..............................................................................08
	Fluxos de Caixa Trimestrais 2015...........................................09 
	Fluxos de Caixa Trimestrais 2016...........................................09
Viabilidade Financeira.............................................................09
	Considerações Finais..............................................................10
	Referências Bibliográficas.......................................................10
	Anexo I....................................................................................11
Anexo II................................................................................... 12
Anexo II...................................................................................13
1. INTRODUÇÃO 
O Empreendimento definido trata-se de uma microempresa do ramo alimentício caracterizada pela comercialização de pizzas, pois este ramo possui alto crescimento e lucratividade. Visando penetrar neste mercado será utilizada a inovação como uma vantagem competitiva sobre a concorrência, onde se buscará ir além do que já se faz. A razão social desta empresa será “PIZZA AO QUADRADO”. No negócio o produto principal, ou seja, as pizzas terão um elemento que o diferenciará das demais pizzas de Cotia, uma vez que serão quadradas, fugindo do paradigma de que todas as pizzas são redondas. Este elemento de diferenciação não foi escolhido por acaso, e sim de forma estratégica, onde será utilizado desse atributo como forma de atrair a atenção do público alvo pelo formato e os conquistarem pela nossa qualidade.
O nome “PIZZA AO QUADRADO” surgiu da ideia de sair do tradicional e após pesquisas, conclui-se que o nome da pizzaria, bem como o produto, deve ficar na cabeça das pessoas, proporcionando um elemento de diferenciação marcante, pois a marca é primeira forma de chamariz para o cliente. 
2. DECLARAÇÃO DE VISÃO, MISSÃO E VALORES NORTEADORES. 
Missão:
O nosso negócio não é apenas produzir pizzas saborosas e inovadoras, mais saciar os desejos de nossos clientes, pois entendemos que a satisfação do cliente é um bem imensurável e dessa forma pretendemos conquistá-los e fideliza-los. 
Visão:
Tornar-se referência na cidade com crescimento e inovação constante, superando as expectativas dos clientes. 
Valores
Ética, inovação, profissionalismo, comprometimento com a qualidade Prezar a excelência no atendimento, a satisfação de nossos clientes e investir no desenvolvimento local, valorizando sempre o material humano.
3. ORGANOGRAMA 
Gerente Geral
Chef Pizzaiolo
Auxiliar de Cozinha
Auxiliar de Limpeza
Garçons
Atendente Balcão
Recepcionista
Manobrista
Entregadores
Vide Anexo I
4. PROPÓSITOS GERAIS 
A “PIZZA AO QUADRADO”, contará com diversos elementos de diferenciação, tais como; 
Pizza Quadrada: com o intuito de fugir do padrão tradicional onde toda pizza é redonda, terá como inovação oferecer pizza no formato quadrado, pois além de ser diferente a pizza quadrada será proporcionalmente 20% maior em ralação a pizza redonda. 
Nome Inusitado: Massas Especiais: pensando no público que prefere alimentos light e de baixa caloria, serão desenvolvidas pizzas com massas integrais e com ingredientes leves. Visando seduzir os amantes de chocolate, serão ofertadas pizzas doces que serão acompanhadas de massas especiais, feitas a base de chocolate. 
5. PROPÓSITOS ESPECÍFICOS 
O produto principal da pizzaria se destaca pela inovação, visando uma diferenciação dos demais concorrentes. As pizzas fugirão do tradicional padrão geométrico redondo e passarão a serem todas as pizzas no formato quadrado. Além da inovação será agregada também, qualidade no sabor das pizzas e no atendimento, com a intenção de tornar os clientes fieis ao produto, pois se sabe que o cliente não se fidelizará apenas pelo formato inusitado. Outro destaque do produto é o tamanho das pizzas, que será proporcionalmente maior que as pizzas de tamanhos tradicionais. Por se tratar do seu formato quadrado ela ocupará todos extremos da embalagem de entrega que antes era vago. 
Em relação aos sabores das pizzas, serão oferecidas pizzas dos sabores tradicionais, tais como; mussarela, calabresa, portuguesa, frango com catupiry, ate aos mais sofisticados como; picanha, champignon, pepperoni, entre outras.
Entre as pizzas doces, teremos um plus que será diretamente na massa doce com sabores de chocolate e baunilha. Outro diferencial será a opção de se escolher e montar uma mesma pizza com quatro sabores.
6. OBJETIVOS E METAS EM DOIS ANOS 
Oferecemos nossas refeições com valor dentro do mercado, porém com uma margem de lucro reduzida e maior empenho no volume de vendas; possuímos convênios com todas as operadoras de cartões, oque facilita o pagamento e atendimento dos mais diversos públicos locais, além de aceitarmos VR e VA, também temos convênio alimentação com as empresas.
Estamos localizados às margens de grandes empresas, que é nosso público alvo e assim oferecemos praticidade no deslocamento.
A competitividade é uma constante no setor alimentício e com a “Pizza ao Quadrado” não é diferente, mas, apostando em nossas estratégias, conseguimos atingir nosso público alvo de forma direta, uma vez que nos destacamos pelo ambiente agradável e possuirmos amplo estacionamento gratuito.
7. ESTRATÉGIA DE MARKETING 
Relacionamento com os Clientes: esta ferramenta será utilizada como uma forma de aproximação com os clientes, ou seja, será uma maneira de compreender melhor os gostos, os níveis de satisfação e a opinião dos clientes, assim o atendimento será mais eficiente e a pizzaria será capaz de oferecer produtos personalizados. 
Pedidos ONLINE: de acordo com diversas publicações, comprova-se que pedir comida pela internet está se tornando um novo nicho de mercado no país, porém se encontra escasso em Cotia. Vislumbrando essa oportunidade identificada será explorada esta alternativa de pedidos no negócio.
Wi Fi disponibilizado para clientes do salão: atualmente com a popularização dos smartphones com acesso a internet juntamente com as redes sociais acaba influenciando o comportamento do consumidor, mudando assim seus hábitos. Hoje em dia as pessoas costumam postar em suas redes sociais detalhes do que estão fazendo como; localização, fotos, entre outros. Pensando nisso será disponibilizado acesso gratuito a internet sem fio para os clientes, pois isso será uma forma indireta de propaganda da empresa que será feita pelos clientes a seus amigos. 
Enviar SMS: utilizando o conceito do CRM, através do cadastro que será realizado com os clientes, ser enviado mensagens promocionais ondena apresentação da mensagem no balcão será dado um desconto na compra, tal promoção será realizada em dias em que o movimento de clientes é menor, esta será uma forma de atrair os clientes minimizando a sazonalidade. 
Redes Sociais: Visando utilizar as redes sociais como um meio forte de comunicação com os clientes, será criado páginas da empresa nas principais mídias, tais como: Facebook, Twitter, Youtube, Skype, Instagram, entre outros. Através destas páginas será divulgados produtos, promoções, eventos, novidades e todos os detalhes da pizzaria.
O Mix Marketing tem como objetivo dimensionar suas quatro variáveis (produto, preço, praça e promoção) no planejamento estratégico do negócio a fim de atingir o objetivo de marketing no mercado alvo. Quando se analisa cada variável passo a passo é possível traçar estratégias para cada ponto de forma mais eficiente. Por se tratar de variáveis controláveis, é possível trabalhá-las para transformá-las em um fator competitivo em relação ao mercado concorrente.
8. PROCESSO DE PRODUÇÃO 
Pontos Fortes
Crescimento da população e poder aquisitivo dos potenciais clientes.
Baixa concorrência, uma vez que nas proximidades estão escassas as casas de pizza.
Localização, a empresa estará situada em uma via de fácil acesso, próximo a diversos condomínios e bem movimentado. 
Pontos Fracos
Custos elevados de implantação. 
Quantidade limitada de funcionários, pois será iniciado com um número de funcionários reduzidos que serão aumentados gradativamente conforme a demanda. 
Sazonalidade de funcionários. 
Novo Shopping na região que poder reter um pouco da clientela. 
Surgimento de novos concorrentes na região que possam oferecer serviço semelhante. 
Principais e Maiores Consumidores
O nicho de mercado que mais aumenta: Consumidores que buscam reunir familiares e amigos em ambiente externo e aconchegante.
Localização:
A localização do ponto comercial da pizzaria será na Rua. Santo Antônio, s/n, Granja Viana – Cotia. O imóvel será alugado e terá cerca de 400m². A região da Granja Viana entrou no circuito gastronômico de São Paulo em 2013 e por essa razão a localização estratégica de fácil acesso, via tranquila, segurança e estacionamento amplo, fazem do projeto, uma aposta de sucesso.
9. ASPECTOS FINANCEIROS 
O negócio será enquadrado como Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada, composta por dois sócios: 
Marcelo Bernardo Duarte R$ 55.000 - 50% - Chef de Cozinha
Maxwendell da Silva Anunciação R$ 55.000 - 50% - Gerente Geral
Total R$ 110.000 - 100% 
Estrutura, descritivo e investimento financeiro, vide anexo II
10. FLUXOS DE CAIXA TRIMESTRAIS 2015 
	DESCRIÇÃO
	JAN - MAR
	ABR - JUN
	JUL - SET
	OUT - DEZ
	TOTAL
	ENTRADAS
	
	
	
	
	
	Receitas s/vendas
	 25.000
	 30.000
	 35.000
	 45.000
	200.000
	A-Total Receita
	 25.000
	 30.000
	 35.000
	 45.000
	200.000
	SAÍDAS
	
	
	
	
	
	Fornecedores.
	 3.000 
	 4.000
	 5.000
	 6.000
	 18.000
	Mercadorias
	 4.000
	 5.000
	 6.000
	 7.000
	 22.000
	Tributos
	 3.500
	 3.500
	 4.000
	 4.500
	 15.500
	Pessoal
	 10.000
	 10.000
	 10.000
	 20.000
	 50.000
	Desp.Adm
	 2.000
	 3.000
	 4.000
	 5.000
	 14.000
	Desp. Financeira
	 100
	 150
	 150
	 250
	 650
	B-Total Despesa
	 22.600
	 25.650
	 29.150
	 42.750
	120.150
	C-Variação (a-b)
	 2.400
	 4.350
	 5.850
	 2.250
	 6.150
	D-Saldo Anterior
	 20.000
	 26.750
	 32.600
	 34.850
	 34.850
11. FLUXOS DE CAIXA TRIMESTRAIS 2016 
	DESCRIÇÃO
	JAN - MAR
	ABR - JUN
	JUL - SET
	OUT - DEZ
	TOTAL
	ENTRADAS
	
	
	
	
	
	Receitas venda
	 55.000
	 65.000
	 85.000
	115.000
	320.000
	A-Total Receita
	 55.000
	 65.000
	 85.000
	115.000
	320.000
	SAÍDAS
	
	
	
	
	
	Fornecedores.
	 10.000 
	 11.000
	 13.000
	 15.000
	 49.000
	Mercadorias
	 10.000
	 12.000
	 14.000
	 18.000
	 43.000
	Tributos
	 7.500
	 8.500
	 9.500
	 11.500
	 37.000
	Pessoal
	 14.000
	 14.000
	 14.000
	 31.000
	 73.000
	Desp.Adm
	 5.000
	 6.000
	 7.000
	 8.000
	 26.000
	Desp. Financeira
	 150
	 150
	 150
	 350
	 800
	B-Total Despesa
	 46.650
	 51.650
	 57.650
	 83.850
	239.800
	C-Variação (a-b)
	 8.350
	 13.350
	 27.350
	 31.150
	 80.200
	D-Saldo Anterior
	 34.850
	 56.550
	 83.900
	 115.050
	115.050
Viabilidade Financeira
Investimento inicial de R$ 110.000,00 
Retorno projetado para 24 meses.
O investimento inicial necessário para abertura da pizzaria será de R$ 110.000,00 (Cento e dez mil reais). O capital de giro será de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), utilizado para manter a garantia da dinâmica do processo do negócio, ou seja, esta provisão visa o pagamento de fornecedores e reservas financeiras. 
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
De acordo com a proposta apresentada, a pizzaria “PIZZA AO QUADRADO”, através de um planejamento jovem e moderno, tem tudo para alcançar em 2(três) anos a liderança no ramo alimentício.
Um planejamento adequado para um investimento preciso e os esforços para fornecer um atendimento qualificado, resultarão em sucesso da “PIZZA AO QUADRADO”.
A proposta de horário alternativo e atendimento delivery é um diferencial que conquistará um nicho específico desse mercado e a utilização das diversas ferramentas de divulgação, além do mix marketing, garantirá o sucesso almejado.
13. REFERÊNCIAS 
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home
http://www.sebraesp.com.br/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Como-abrir-seu-neg%C3%B3cio
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,confira-14-livros-gratuitos-sobre-empreendedorismo-disponiveis-para-download,3507,0.htm
www.portaldoempreendedor.gov.br
Citação deste Desafio Profissional
FREGNI, Carla P. Desafio Profissional de Ética e relações humanas no trabalho, Desenvolvimento pessoal e profissional e Empreendedorismo. [Online]. Valinhos, 2015, p. 01-12. 
Disponível em: www.anhanguera.edu.br/cead
 ANEXO I
ORGANOGRAMA
GERENTE GERAL
MARCELO
CHEF PIZZAIOLO
CHEFE DE SALÃO
ATENDENTE
RECEPCIONISTA
AUX.COPA
AUX. COZINHA
GARÇONS
ENTREGADOR
MANOBRISTA
ANEXO II
			EQUIPAMENTOS COZINHA 
	Forno Industrial a Gás
	Forno EXPRESS VULCÃO
	Fogão Industrial 4 Bocas
	Refrigerador 400L 
	Freezer Horizontal 500L 
	Fatiadora de Frios 
	Microondas 
	Processador de Alimentos 
	Fritadeira Elétrica
	Liquidificador Industrial 
	Balança Digital 
	Exaustor Industrial 
	Cilindro de Abertura de Massa 
	SUBTOTAL 
	
	UTENSÍLIOS COZINHA 
	1 Jogo de talheres de cozinha 
	6 Bacia Plástica 
	3 Caldeirão Inox 
	2 Forma de Pizza Grande 
	5 Forma de Pizza Media 
	10 Forma de Pizza Peq. 
	3 Frigideira Inox 
	2 Panela de Pressão 
	10 Pote Plástico 
	2 Espátula 
	1 Abridor de Lata
	2 Pá de Pizza
	1 Saca Rolha 
	2 Colher Grande 
	2 Peneira 
	SUBTOTAL 
	
	MOVEIS COZINHA 
	Prateleira Aço Inox
	Mesa Aço Inox 
	Armário 
	Cesto de Lixo 
	Pia Industrial Aço Inox com 2 Cubas 
	SUBTOTAL R$ 
	
	MOVEIS E UTENSíLIOS PARA SALÃO
	20 Jogo Mesa c/ 4 Cadeiras 
	18 Cadeira para Crianças
	5 TV LED 42' 
	2 Refrigerador de Bebidas 410L 
	1 Adega 16 Garrafas 
	1 Prato Quadrado 
	100 Pares de Talheres (Garfo e Faca)
	100 Copo de vidro 200 ml 
	100 Copo de Chopp 
	15 Taça de Vinho
	20 Taça para Sorvete 
	15 Colher de Sobremesa 
	15 Bandeja 
	25 Espátula para Pizza 
	25 Cestinha de Plástico 
	20 Porta Guardanapo
	5 Lixeira Valor 
	SUBTOTAL R$ 
	
	MÓVEIS E EQUIP. ESCRITORIO 
	Computador 
	Telefone 
	Impressora Fiscal 
	Armário 
	Cadeira de Escritório 
	Roteador Wi Fi 
	SUBTOTALVEÍCULOS e EQUIPAMENTOS 
	Moto Semi-Nova
	Mochila de Entrega 
	SUBTOTAL 
	
	Despesas de abertura
	Reformas e decoração
	Capital de Giro
	Estoque
	Aluguel 3 meses
	gráfica
	SUBTOTAL 
	
	TOTAL DO INVESTIMENTO 
		VALORES
	 900,00 
	 4.400,00 
	 450,00 
	 1.500,00 
	 1.500,00 
	 650,00 
	 300,00 
	 150,00 
	 400,00 
	 300,00 
	 150,00 
	 150,00 
	 570,00 
	 11.420,00 
	
	
	 150,00 
	 300,00 
	 400,00 
	 40,00 
	 40,00 
	 40,00 
	 120,00 
	 100,00 
	 100,00 
	 30,00 
	 20,00 
	 40,00 
	 60,00 
	 80,00 
	 20,00 
	 1.540,00 
	
	
	 350,00 
	 480,00 
	 400,00 
	 60,00 
	 2.000,00 
	 3.290,00 
	
	
	 12.000,00 
	 1.500,00 
	 6.500,00 
	 4.600,00 
	 500,00 
	 10,00 
	 300,00 
	 500,00 
	 1.000,00 
	 100,00 
	 180,00 
	 30,00 
	 400,00 
	 400,00 
	 100,00 
	 80,00 
	 100,00 
	 28.300,00 
	
	
	 1.200,00 
	 60,00 
	 1.400,00 
	 200,00 
	 80,00 
	 150,00 
	 3.090,00 
	
	
	 2.000,00 
	 130,00 
	 2.130,00 
	
	 5.000,00 
	 21.000,00 
	 20.000,00 
	 7.000,00 
	 3.000,00 
	 4.230,00 
	 60.230,00 
	
	 110.000,00

Outros materiais