Buscar

Direito Ambiental 2015.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV1_201304002381 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201304002381 - BRENDON JOSE DE ARAUJO ALVES FELIX
	Professor:
	TATIANA FERNANDES DIAS DA SILVA
	Turma: 9021/CF
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 24/04/2015 09:12:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201304580661)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Relativamente ao Meio Ambiente Artificial, análise as afirmações que seguem: I - É constituído pelo espaço urbano construído o conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres em geral) (espaço urbano aberto). II - De acordo com a Constituição, a política de desenvolvimento urbano deve ser executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei. III - O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de duzentos mil habitantes. IV - As disposições legais que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental, são normas de ordem pública e interesse social.
		
	
	Estão certas as II, III e IV.
	
	Estão certas as I, II e III.
	
	Estão certas as I, III e IV.
	
	Todas estão certas.
	 
	Estão certas as I, II e IV.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304176514)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	bem público de uso especial.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público dominical.
	
	bem público transindividual.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304248982)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
		
	
	princípio da prevenção;
	
	princípio da precaução;
	
	princípio da participação
	
	princípio do usuário-pagador;
	 
	princípio do poluidor-pagador;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304232398)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO SOBRE O AMBIENTE HUMANO (Estocolmo, junho/1972) que objetivou estabelecer uma visão global e princípios comuns, para servir de inspiração e orientação à humanidade, para a preservação e melhoria do ambiente humano, editou vinte e três princípios, dentre os quais esta questão destaca o enunciado dezessete, relativamente à intervenção estatal obrigatória: "Deve ser confiada às instituições nacionais competentes a tarefa de planificar, administrar e controlar a utilização dos recursos ambientais dos Estados, com o fim de melhorar a qualidade do meio ambiente". As opções de resposta reproduzem alguns incisos do art. 225 da Constituição Federal. Indique qual dos seguintes incisos do art. 225 da Constituição Federal se correlaciona diretamente com o referido verbete dezessete:
		
	
	Art. 225 da CF, Inciso I - Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
	
	Art. 225 da CF, Inciso VII - Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
	 
	Art. 225 da CF, Inciso IV - Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
	
	Art. 225 da CF, Inciso VI - Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	Art. 225 da CF, Inciso II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304625999)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 É Competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Competência Material ou Administrativa):
		
	
	Proteger os bens de valor estético, histórico e paisagístico dos municípios.
	 
	Estabelecer limites de utilização do bem ambiental natural pelas indústrias sediadas dentro do território nacional.
	 
	Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.
	
	Apenas combater a poluição ambiental, porém em todas as suas formas.
	
	Legislar sobre assuntos de interesse local.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304085206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB/CESPE 2009.01) Tendo em visita as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opção correta.
		
	
	O meio ambiente é bem de uso especial sob domínio do Estado, e sua utilização se dá por interesse da adminstração.
	
	Compete somente ao Município legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição.
	
	Em face do principio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas exigidas pela administração.
	
	A floresta amazônica brasileira, a mata atlântica e o pantanal mato-grossense são considerados patrimônio nacional. Assim, também o são a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendo a utilização de qualquer dessas áreas dar-se na forma da lei.
	 
	Compete à União, aos Estados, e ao DF legislar sobre florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, proteção do meio ambiente, e controle da poluição. Aos municípios cabe suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304615984)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FCC - 2012 - DEFENSOR PÚBLICO - SP) A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), após seus 30 anos de vigência, cumpre, de certa forma, o papel de Código Ambiental Brasileiro, assegurando normativamente:
		
	
	A caracterização da responsabilidade subjetiva do poluidor pela reparação ou indenização do dano ecológico causado.
	
	A consagração expressa do princípio da precaução.
	 
	A exigência de licença ambiental e de estudo de impacto de vizinhança para atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
	
	A consagração da responsabilidade penal da pessoa jurídica.
	 
	O reconhecimento da legitimidade do Ministério Público para propor ação de responsabilidade civil e criminal em decorrência de danos causados ao ambiente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304237356)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304179293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas que seguem:
I- O RIMA é parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental.
II- As diretrizes a serem seguidas para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental são determinadas exclusivamente pelo Órgão competente que realizar o Licenciamento Ambiental.
III- Durante o período da análise técnica, o RIMA deve estar disponível ao público no órgão ambiental estadual, observado o sigilo industrial.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
		
	
	Apenas a afirmativa I e II
	 
	Apenas a afirmativa I e III
	
	Apenas a afirmativa III
	
	Apenas a afirmativa II
	
	Apenas a afirmativa I
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304162424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estudo de impacto ambiental, no decorrer do licenciamento, serve para dar à administração pública informações quanto aos interesses envolvidos para que a decisão seja tomada tendo em vista uma finalidade superior. Marque a alternativa CORRETA. No curso de processo de licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório:
		
	
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados por livre decisão do órgão licenciador
	 
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados pelo órgão licenciador se o impacto não for significativo
	
	são sempre exigíveis pelo órgão licenciador já que o impacto ambiental é sempre significativo
	
	não são em princípio exigíveis, mas podem sê-lo pelo órgão licenciador se o impacto ambiental for significtivo
	
	não são em princípio exigíveis e o estudo do impacto ambiental pode ser dispensado por livre decisão do órgão licenciador
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 14/04/2015 até 04/05/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais