Buscar

Análise de livro didático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BARBIERI FILIPPON, Diana Maria. RU 1577766
Polo Lajeado - RS
Roteiro de análise de livro didático
	Referência da publicação: 
BRAIK, Patrícia Ramos. ESTUDAR HISTÓRIA: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2017 – 2ª edição. 6º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.
	INTRODUÇÃO:
Este livro faz parte de uma obra em quatro volumes da Coleção Estudar História publicado pela Editora Moderna, para alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tem como autora a Professora Patrícia Ramos Braik que é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Publicado pela Editora Moderna em 2015 teve sua primeira edição em 2011. Houve outras publicações nos aos subsequentes.
São publicações dentro de um período conturbado no Brasil tanto político, social e economicamente. O ano de 2011 foi extremamente difícil, com o início de um governo impopular, 
inflação desajustada, enfraquecimento da economia tendo como uma das consequências uma parte da população na extrema pobreza. Nos anos subsequentes continuou a desigualdade social instabilidade política, governo sem apoio no Congresso e agravamento da degradação ambiental por parte das grandes empresas exploradoras de madeira e mineradoras. 
Em 2014, dentro de um clima de euforia com a Copa do Mundo o povo sofria com desajustes sociais e desemprego. A primeira escala do governo não tinha afinidade e ocorriam desacertos. Teve início uma das maiores operações anticorrupção: a Lava Jato e entre os anos de 2015 e 2016, ocorreu o processo e o impeachment da presidente da República, Dilma Roussef, a posse de um novo presidente, também investigado, o afastamento e a cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e início de denúncias e processo contra o ex-presidente Lula. Nesses anos, para conseguir contornar a crise econômica, as famílias de classe média começaram a procurar as escolas públicas e consumir produtos mais baratos adaptando-se à nova realidade. Foi um período de recessão econômica, desemprego e protestos contra o governo. O povo guardava suas poupanças para casos de extrema necessidade. Houve eleição no ano de 2018, com candidatos totalmente diversos, com propostas diferentes com o povo clamando por mudanças. 
	ANÁLISE DO LIVRO ESCOLAR:
a) A amostragem:
Esta coleção da Editora Moderna está entre os livros que mais foram editados e usados pelo FNDE através do PNLD – Programa Nacional do Livro didático, para alunos do Ensino Fundamental. Iniciou em 2011 e ainda está em uso pelas escolas no ano de 2019. Em todos os anos desse período houve edições atualizadas e reformuladas. Foram indicadas no mínimo três edições. 
b) As condições regulamentares, técnicas e econômicas das edições:
É um livro bem apresentado, claro e com atrativos para o aluno, tendo sugestões de uso das tecnologias para aprofundar o estudo. Baseados no artigo de Alain Choppin, este livro contempla o: “compromisso entre preocupações e imperativos de natureza diversa, didática e pedagógica, certamente, mas também, financeira, estética, comercial...” (pg21). Pela análise, a escrita está dentro dos padrões convencionais e didáticos recomendados, com conteúdo abrangente, completo, investigativo e que provoca os alunos ao questionamento. Analisando em termos atuais de Brasil, tem uma trajetória longa para um livro didático abrangendo todo o Ensino Fundamental. É amplamente usado pelo PNLD. (Programa Nacional do Livro Didático)
c)O manual como possível espelho/imagem de seu contexto social: 
Diz Choppin, sobre os manuais em seu artigo, pg 22 “revela bem mais a imagem que a sociedade quer dar de si mesma do que sua verdadeira face”. Ao contrário, este livro está comprometido com a veracidade dos fatos e das fontes históricas. Há neutralidade mas é instigador, ligando os fatos históricos com a atualidade por “uma diversidade em que o ambiente físico não permitiria”. (Estudar História, 6º ano pg 3)
d) O manual como instrumento/ferramenta pedagógica:
O livro inicia com uma apresentação ao aluno do conteúdo e método didático utilizado. Explora o conteúdo através da divisão em capítulos dentro dos quais utiliza-se de Boxes (textos ampliados com sugestões de livros e filmes pertinentes ao conteúdo, sites para pesquisa, passeios virtuais e textos complementares que enriquecem o livro) Questões legendadas (tirinhas, fotografias e pinturas); Explore (questões de compreensão de mapas, textos e de diferentes tipos de imagens); Conversa com...( vinhetas praticando a interdisciplinaridade com outras disciplinas e outras áreas de conhecimento); Amplie seu conhecimento (textos com curiosidades instrutivas, comparações entre os povos antigos; Enquanto isso... (localização e comparação geográfica entre os povos antigos e no decorrer da história); Atividades (revisão do conteúdo, interpretação de textos e imagens estabelecendo relações entre os conhecimentos e exercícios para ampliar o aprendizado); Aluno cidadão (proposta de pesquisa e discussão de cidadania correlacionadas à História e o contexto social atual dentro de cada capítulo); História feita com arte (é uma seção especial que finaliza os capítulos propondo que o aluno relacione os conteúdos de História com as artes visuais e musicais; Debater/investigar (Questiona o aluno se tudo o que vê e ouve, exprime de fato a realidade sugerindo que cada um exponha seu ponto de vista levando-o a pesquisar, através de um roteiro, para buscar e selecionar conhecimentos). 
Tem vasta bibliografia, tanto para indicação aos alunos bem como fonte de pesquisa não só de História como de outras disciplinas, praticando a interdisciplinaridade. As indicações culturais são sempre ligadas ao contexto do capítulo estudado. 
	 CONCLUSÃO:
É um livro extremamente dinâmico, bem apresentado e que tem a característica de absorver o leitor, tanto aluno, professor ou qualquer pessoa leiga em História e ávida de conhecimento. Os conteúdos são apresentados de forma simples e compreensível, expondo o passado “para os jovens do século XXI”. (Estudar História, 6º ano, Apresentação pg 3), mas que busca dialogar com a tecnologia da internet, tão presente nas escolas. As informações interagem entre si de maneira leve e comparativa, complementando-se um capítulo com o outro. Não há perda e desvio de ideias ou cronologia. Conversando com professores de História de duas escolas estaduais, percebe-se que os alunos têm prazer de tê-lo como instrumento de aprendizagem. É usado por um grande número de escolas da 3ª região escolar do RS, porém não é utilizado nas escolas da rede particular dessa região. 
Pelas informações pesquisadas e conforme site de publicação da Editora Moderna “A coleção foi pensada para que os jovens do século XXI percebam a história como ciência em construção e compreendam que os acontecimentos do passado dialogam com a sociedade atual”. 
Esse livro procura exercitar a cidadania no aluno provocando e estimulando ao debate e busca de possíveis soluções, dentro do contexto social em que vive. Isso é feito através do diálogo com outras disciplinas e áreas de conhecimento.
As atividades são reforçadas com a inclusão de tirinhas, mapas, pinturas, fotografias, filmes, imagens e textos. Também, conforme site da Editora Moderna, “Há um destaque especial para a história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os livros”. 
No ano letivo de 2019, este livro e os outros livros dessa coleção estão sendo usados por várias escolas da rede estadual de ensino da 3ª Região Escolar do Rio Grande do Sul.

Outros materiais