Buscar

Resumo Piaget

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Piaget
A psicologia do desenvolvimento é uma área que aborda o ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, que vai desde o nascimento até a idade adulta. 
Jean Piaget foi quem produziu uma das mais importantes teorias sobre o desenvolvimento humano. Para Piaget, segundo MACEDO (1994), a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos. Segundo o livro de (Introdução a psicologia de Linda L. dovidoff pag 344), Piaget para recolher informações a respeito do pensamento, utilizava método empíricos. Algumas vezes perguntava as crianças “de onde é o vento?” ou “o que faz você sonhar”, outras vezes observava o progresso da pessoa individualmente. Depois de observar como as crianças lidavam com numerosas perguntas, Piaget formulava uma teoria abrangente sobre o quão logicamente o pensamento se desenvolve.
O desenvolvimento Humano refere-se a um desenvolvimento mental e a um crescimento orgânico e diz que é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. 
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano.
1° Hereditariedade: A carga genética é um fator que estabelece o potencial do individuo. O individuo pode carregar heranças genéticas que podem se desenvolver o não nele, dependendo das condições do meio que encontra.
2° Crescimento Orgânico: refere-se ao aspecto físico como o crescimento do corpo. A criança passa a ter um domínio do mundo que antes não existia.
3° Maturação Neurofisiológica: é o que torna possível determinado tipo de comportamento. Ex: A criança precisa de uma maturação neurofisiológica para aprender a segurar no lápis e maneja-lo como nós.
4° Meio: O desenvolvimento humano não se dá só por processos de maturação biológica ou genéticos, o meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e socialização) é fator muito importante no desenvolvimento humano.
Aspectos do Desenvolvimento Humano.
O desenvolvimento humano possui 4 aspectos básicos:
Aspecto físico-motor: refere-se a maturação neurofisiológica, é quando a criança começa a ter controlo do próprio corpo. Ex: quando um bebe consegue levar a chupeta até a boca
Aspecto intelectual: é a capacidade de raciocinar da criança.
Aspecto afetivo- emocional: é o modo em que a criança começa integrar as suas experiências. É o sentir. É o medo que a criança sente em algumas horas e a alegria que ela sente ao ver sua mãe.
Aspecto Social: é a maneira que a criança reage diante das situações do seu meio social.
A teoria de desenvolvimento humano de Jean Piaget.
Piaget quando cria sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a basicamente em quatro estados, que ele próprio chama de fases de transição. Essas quatro frases são:
Sensório-motor
Pré-operatório
Operatório concreto
Operatório-formal
Sensório motor (do nascimento até 2 anos)
Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio, começa a separar o seu eu do mundo exterior.
Conforme MACEDO (1991 pag 124) ” é assim que os esquemas vão pouco a pouco, diferenciando-se e integrando-se, no mesmo tempo em que o sujeito vai se separando dos objetos podendo, por isso mesmo, interagir com eles de forma mais complexa.”
Exemplos: O bebê pega o que está em sua mão; “mama” o que é posto em sua boca vê o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas é capaz de cer um objeto, pega-lo e leva-lo até a boca.
No livro (Introdução a psicologia de Linda L. dovidoff pag 88) diz que a estimulação deste período na infância é essencial ao futuro desenvolvimento intelectual. No livro diz “[...]Nesta fase muitas capacidades de processamento de informação e resolução de problemas estão se desenvolvendo. Usando os olhos e ouvidos e agindo, os bebês aprendem por exemplo que seu comportamento tem consequência determinadas e que objetos e pessoas que não podem ser vistos continuam a existir.” Este mesmo livro comenta sobre uma experiência de um psicológico da Universidade de Harvard que estudou crianças de um pequeno vilarejo Guatemalco. O psicólogo relata que no pequeno vilarejo as crianças eram completamente isoladas, mantidas em pequenos casebres porque as mães tinham medo das crianças pegarem doenças. E relata que apesar das mães sempre estarem juntas a seus filhos na hora de amamentar, não falavam nem interagiam com eles, então, ele percebeu que com um ano, e um ano e meio de idade, a criança estava totalmente atrasada. A falta de variedade sensorial e as oportunidades restritas de agir e explorar durante o primeiro ano pareciam serem os fatores críticos de atraso nos primeiro anos, relatou o psicólogo.
Pré operatório (2-7 anos)
É nesta fase que a linguagem passa a ser o elemento fundamental que irá acarretar modificações nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais da criança.
A atividade sensório motor não está esquecida ou abandona, mas refinada e mais sofisticada.
A criança deste estágio é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar “abstratamente” no lugar do outro; não aceita a ideia de “acaso” e tudo deve ter uma explicação.
Na minha compreensão, a criança tende a ver o mundo de suas próprias expectativas. Ela encontra dificuldades em se colocarem na posição dos outros e compreender pontos de vistas alternativos.
É nesta fase também que vemos o que Piaget chama de “jogo simbólico” que é quando a criança transforma o real em imaginário. Ex: quando a criança pega um controle remoto e transforma no seu próprio carrinho.
No livro de (Linda L. dovidoff pag 346) diz que a classificação é um tipo de conceito que a criança pré-operacional começa a compreender, porém ainda possuem dificuldades entre classe e dá um exemplo sobre isso [...]Se receberem 25 brinquedos, digamos, dezoito vacas e sete cachorros, as crianças pré-operacionais classificam os objetos em cachorros e vacas bem corretamente. Entretanto, quando perguntadas “há mais vacas ou mais animais?” elas ficam perplexas. De acordo com Piaget, falham neste tipo de teste porque não podem conceber itens individuais pertencendo a duas classes diferentes ao mesmo tempo.
Operatório Concreto (7 aos 11 anos)
O desenvolvimento mental, caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social, é superado neste período pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. 
É nesse momento em que o cognitivo da criança alcança seu nível mais elevado de desenvolvimento, pois a mesma se torna mais apta a aplicar o raciocínio logico a todas as classes de problemas.
Na minha compreensão as crianças deste estágio desenvolvem a capacidade de usar a lógica e param de confiar tão fortemente em informações sensoriais simples para compreenderem a natureza das coisas.
No plano afetivo a criança é capaz de trabalhar em grupo, cooperar com os outros e ter autonomia individual.
A criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade.
Ex: Se lhe pedem para analisar um provérbio como “ de grão em grão a galinha enche o papo”, a criança irá trabalhar com a lógica de ideia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha se alimentando.
 Operações formais 
Neste período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, isto é, o adolescente realiza as operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. No livro de (Linda L. dovidoff pag 349) dá um exemplo sobre essa passagem [...] De acordo com um adolescente:” encontro-me pensando a respeito de meu futuro e depois
começo a pensar porque estava pensando a respeito do meu futuro[...] Ou seja, o adolescente desenvolve a compreensão lógica abstrata.
Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social. Ele se afasta da família, não aceita conselhos dos adultos; mas, na realidade, o alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como passível de ser reformada e transformada.
Na minha compreensão, este estágio muitas vezes o indivíduo forma teorias, pensam a respeito do futuro, compreendem metáforas, e o meio social é que vai influencia-lo na sua vida adulta, o grupo de amigos é importante referencial para o jovem.
Ao final deste período, as crianças possuem as mesmas capacidades mentais que os adultos.
Vygostsky
Ao falarmos de desenvolvimento humano, não podemos deixar de citar Vygostsk, de acordo com ele todas as atividades cognitivas básicas do individuo ocorre de acordo com sua história social. Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do individuo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura e que o individuo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoa dessa criança são os fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar.
Vygostsk construiu sua teoria tomando o desenvolvimento como resultado de um processo sócio-histórico, dando relevância ao papel da linguagem e da aprendizagem. A questão colocada por Vygostsk tem como centro a aquisição de conhecimento através da interação entre sujeito e meio.Isto significa que o autor concebe o desenvolvimento do ser humano como marcado por sua inserção em um grupo social e , ainda, concebe o meio como o que midiatiza a relação eu-outro social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais