Buscar

ARISTÓTELES-E-SUAS-CONCEPÇÕES-DE-JUSTIÇA FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARISTÓTELES E SUAS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA
INTRODUÇÃO
Ética Aristotélica é pautada na ideia de que a vida do homem possui uma finalidade voltada para a prática de virtudes e a consequente felicidade (eudaimonia). 
Ao tomar a justiça também como uma virtude, Aristóteles busca relacionar a verificação acerca do meio em que vive o homem às suas condições políticas e sociais. 
A justiça se difere das demais virtudes, sendo considerada a maior delas, por relacionar-se com o próximo, e não com o indivíduo que a manifesta.
“A justiça é a forma perfeita de excelência moral porque ela é a prática efetiva da excelência moral perfeita” (ARISTÓTELES, 1996, p. 195). 
CONCEITO DE JUSTIÇA PARA ARISTÓTELES
Em seu livro “Ética a Nicômaco”, capítulo V, Aristóteles define por justiça “a disposição de caráter que torna as pessoas propensas a fazer o que é justo, que as faz agir justamente e desejar o que é justo” (ARISTÓTELES, 1991, p. 96).
A justiça de Aristóteles é teleológica, ou seja, possui um finalidade em questão na prática social. Essa justiça deve estar ligada a prática da boa ação, que desenvolve o hábito e leva a virtude de forma final. 
BOA AÇÃO HÁBITO VIRTUDE
JUSTIÇA UNIVERSAL
Cumprimento daquilo que expressa o ordenamento.
Trata-se da obediência ao nómos, que engloba também os costumes e os princípios. 
JUSTIÇA PARTICULAR
A justiça particular sendo parte da justiça absoluta, é parte da virtude - a igualdade, ou seja, ser injusto nesse último sentido é tomar mais do que lhe é devido ou desrespeitar a igualdade.
TIPOS DE JUSTIÇA PARTICULAR
JUSTIÇA DISTRIBUTIVA
A justiça distributiva é aquela onde ocorre pelo Estado a distribuição de bens, honrarias, cargos bem como responsabilidades e impostos. (BITTAR, 2010, p. 133). 
 JUSTIÇA RECÍPROCA
A justiça recíproca é aquela na qual existe uma reciprocidade pura e simples na aplicação das penas, observando a diversidade do caso. 
 JUSTIÇA CORRETIVA
Esta desempenha um papel corretivo de reestabelecer o equilíbrio entre dois ou mais indivíduos através de um meio termo entre perda e ganha. 
JUSTIÇA POLÍTICA 
A justiça política se caracteriza por meio das relações dos indivíduos na polis.
O justo político se apresenta entre as pessoas que vivem juntas com o objetivo de assegurar a auto-suficiência do grupo 
O justo político é a justiça aplicada ao meio social, no convívio entre aqueles que partilham de um espaço comum, dividindo atividades, buscando a liberdade e a igualdade entre eles.
TIPOS DE JUSTIÇA POLÍTICA
JUSTIÇA LEGAL
O justo legal possui a lei como alicerce. Fundamentos derivados das regras vigentes entre os cidadãos políticos com o objetivo de acompanhar a dinâmica social, regulando assim as relações entre as pessoas. 
JUSTIÇA NATURAL
Encontra base na própria natureza. Ele provém do Direito natural e é estruturado por normas genéricas, as quais fazem parte da na natureza e, por isso, são validas em si mesmas. “conjunto de todas as regras que encontram aplicação, validade, força e aceitação universais. 
JUSTIÇA DOMÉSTICA
 A justiça doméstica se refere ao ambiente familiar e as relações existentes nesse meio. São elas: entre marido e mulher, pais e filhos e senhor e servo
 Para Aristóteles não há justiça quando se trata de relações em que as coisas pertencem ao homem (os servos e os filhos, até certa idade).
EQUIDADE – CONCEPÇÃO APRIMORADA DE JUSTIÇA
A equidade, de forma simplificada, é reconhecida por Aristóteles como uma configuração aprimorada da justiça, uma vez que representa a correção da justiça legal. 
CONCLUSÃO
 A justiça é uma virtude portanto trata-se de uma aptidão ética humana que apela para a razão prática. 
 A justiça também não é única e, por isso, Aristóteles descreve distintas espécies e as exemplifica, mostrando que ela não se realiza sem a plena aderência da vontade do praticante. 
 O homem justo é aquele que obedece às leis e não fere a igualdade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais