Buscar

ARTIGO HIDROELETRICA FUNCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Hidroelétrica funcional
Daniel
Elvis Allan Machado Dantola
Felipe de Paula Vieira
Felipe Salas
Jonatan Fernando Xavier
João Lucas
Renato Carvalho Almeida
Wellington Nomoto
RESUMO
O presente artigo a seguir descreve o trabalho em equipe de um grupo de estudantes de Engenharia Civil na Escola de Ensino Superior do IIES Itapetininga, onde esse grupo se reuniu para projetar uma usina hidroelétrica. 
Palavras-chave: 
1 INTRODUÇÃO
Uma usina hidrelétrica ou central hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade transformar a energia da água em energia elétrica. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linhas de transmissão que é interligada a rede de distribuição.
O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio. As principais variáveis utilizadas na classificação de uma usina são: altura da queda da água, vazão, capacidade ou potencia instalada, tipo de turbina utilizada, localização, tipo de barragem e reservatório.
Todas essas variáveis são fatores interdependentes, sendo assim a altura da queda da água e a vazão dependem do local de construção que determinara qual será a capacidade instalada, que por sua vez determina o tipo de turbina, barragem e reservatório.
Existem dois tipos de reservatórios, aquele que é acumulado a agua localizadas nas cabeçeiras dos rios em locais de altas quedas, dado o seu grande porte permite o acumulo de grande quantidade de água e funcionam como estoques a serem utilizados em períodos de estiagem. Alem disso, como estão localizados a montante das demais hidrelétricas, regulam a vazão da água que ira fluir para elas, de forma a permitir a operação integrada do conjunto de usinas. O segundo tipo de usina é a fio d’água, são aquelas que não dispõem de reservatório de água, ou o tem em dimensões menores do que poderiam ter. Optar pela construção de uma usina a fio d’água significa não manter um estoque de água que poderiam ser acumulado em uma barragem.
2 MATERIAS E METODOS
2.1 Projetos Estruturais
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
PREPARATION OF A SCIENTIFIC ARTICLKE: 
ABSTRACT
Keywords: 
REFERÊNCIAS
Atlas de Energia Elétrica do Brasil/ Agencia Nacional de Energia Elétrica. Ed. - Brasília, 2008. Disponível: http://www.annel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_part2_cap3

Outros materiais