Buscar

Apol 100 Literatura Infantil: fundamentos e metodologia da educação básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 100
Questão 1/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I, II apenas. (livro-base, p. 42).
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o excerto de texto a seguir:
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 76.
Levando em consideração a leitura do texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as propostas de Philippe Perrenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consideradas tradicionais, analise as propostas do referido autor a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Tarefas diferenciadas, não simultâneas.
II. ( ) A fragmentação de tarefas.
III. ( ) A alternância rápida de tarefas.
IV. ( ) Tarefas assumidas coletivamente.
V. ( ) A relativa facilidade das tarefas.
VI. ( ) Tarefas de longa duração.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F– V – V
	
	B
	F – F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F – V (livro-base, p.122,123). 
	
	D
	F – V – F – F – F – V
	
	E
	V – V – V – V – F – F
Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte citação:
“O texto para os pequenos, como já mencionamos, não pode ser ‘comum’. Deverá, evidentemente, possuir aquela qualidade de estilo, com a marca da fluidez, colorido e leveza que, reconhecida pelo adulto, possa dirigir-se ao universo receptivo do leitor mirim. Diria mesmo que, por essa particularidade, a escrita da literatura infantil é a mais difícil de conseguir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINORAH, M. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996. p.61.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a adequação do texto literário às atividades em sala de aula, analise as asserções a seguir no que diz respeito às condições que dificultam a leitura infantil e que podem afastar a criança do livro:
I. Textos com nível muito avançado de construção linguística.
II. Textos com personagens complexas e que se distanciam das vivências e da compreensão das crianças.
III. Obras com pouco texto e presença de ilustrações.
IV. Textos em que há constante desarticulação da ordem cronológica da ação.
V. Textos com a manutenção da linearidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, III, IV e V apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.  (livro-base, p. 121,122).
	
	C
	II, III e V apenas.
	
	D
	II, IV, V e VI apenas.
	
	E
	III, IV e V apenas.
Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o trecho de texto a seguir:
“O conhecimento não está pronto nos textos a serem decodificados pelos leitores, mas concebendo-o como construção interacional, como um processo social que envolve diversos agentes – e nenhum paciente – podemos dar conta dessa relação leitura/conhecimento sem estarmos presos ao modelo de mundo já pronto, já sabido e já dominado por outrem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULINO, G. Sobre leitura e saber, de Anne-Marie Chartier. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73.
Após a leitura do texto dado como reflexão e de acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos quatro tipos de leituras que identificam comportamentos diferenciados frente à leitura do texto literário, relacione corretamente cada tipo às suas respectivas características:
1. Leitura ativa.
2. Leitura criativa.
3. Leitura única.
4. Leitura cooperativa.
( ) Leitura como experiência compartilhada entre o autor e o leitor, na qual a construção do sentido se situa entre ambos.
( ) Habilidade de compreender como a ficção opera no imaginário durante o ato da leitura.
( ) Cada momento de leitura é uma experiência ímpar. Mesmo se tratando de uma obra já lida, a variação imaginativa do leitor se renova no ato da leitura e o individualiza.
( ) O leitor constrói um mundo paralelo em sua mente a partir do diálogo entre o autor, o narrador, os personagens e o leitor. Todas essas vozes operam em conjunto na construção do sentido.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	1 – 4 – 3 – 2
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2 (livro-base, p. 108,109)
Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar com responsável pela produção de sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. et al.. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 29.
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdosabordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as relações que se estabelecem entre o professor e o aluno no intercâmbio que permeia a aprendizagem da leitura do texto literário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O papel do autor da obra literária também é vislumbrado no processo de aprendizagem do leitor em formação, uma vez que é o autor o responsável pela construção do sentido e da beleza do texto literário, elementos a serem apreendidos pelo leitor.
II. ( ) A presença do autor no processo de aprendizagem é de suma importância, uma vez que a boa leitura está atrelada à capacidade de o leitor interpretar, sem equívocos, o sentido único que o autor construiu em sua obra. 
III. ( ) O papel do leitor no processo de aprendizagem da leitura é recorrer ao seu repertório de experiências com outras leituras como forma de captar novos sentidos na literatura.
IV. ( ) O papel do professor no intercâmbio da aprendizagem é o de se colocar como mediador a partir de sua maturidade e domínio de uma metodologia de ensino entre o leitor em formação e a obra literária, auxiliando o aluno na construção do sentido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V(livro-base, p. 44,45).
	
	E
	F – V – F – F

Outros materiais