Buscar

APOL 04 ARQUITETURA CONTRA O CRIME

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Toda empresa é obrigada a adotar orientações determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por intermédio das Normas Regulamentadoras (NR’s), para disponibilizar meios de segurança e saúde adequados aos seus trabalhadores. Qualquer empresa, pública ou privada, que possua empregados contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deve seguir tais recomendações dispostas nas NR’s. O não cumprimento destas obrigações acarreta penalidades”.  
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017.
 De acordo com o livro base da disciplina, quanto às NR´s é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	As NR’s foram elaboradas por intermédio da Lei nº 6.514 de 1977 (Brasil, 1977). No ano seguinte, a Portaria nº 3.214 de 1978 (Brasil, 1978) aprovou a Lei e a obrigatoriedade em seu cumprimento foi estabelecida.
Você acertou!
Referência: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 140.
	
	B
	As NR’s correspondem ao grupo de profissionais responsável pelo planejamento, implantação, manutenção e melhoria dos aspectos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho na empresa.
	
	C
	O objetivo principal das NR’s é promover, primordialmente, medidas prevencionista e aplicar ferramentas relacionadas à Segurança e Medicina do Trabalho no ambiente, com o intuito de proporcionar melhorias no ambiente e reduzir ao máximo a possibilidade da ocorrência de acidentes e/ou doenças ocupacionais, visando à saúde e segurança do trabalhador
	
	D
	As NR’s são formadas por empregados da empresa, os quais são eleitos por voto secreto, bem como, caberá ao empregador designar seus representantes. Esse grupo de trabalhadores que integrarem a CIPA, tem por objetivo, prevenir acidentes e doenças que possam vir a ocorrer no ambiente de trabalho.
	
	E
	As NR’s descrevem qual a atividade realizada pela empresa, por intermédio de um código que caracteriza a atividade principal desenvolvida ali, bem como as demais atividades também realizadas no local. Tal código é disponibilizado no site da Receita Federal e necessita apenas do CNPJ da empresa para que seja obtido.
Questão 2/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
"A segurança de residências e condomínios segue, no tocante à arquitetura contra o crime, as mesmas noções que devem, como já comentamos, serem adaptadas para cada caso específico. (...) o conceito de por Bondaruk (2015) acerca das linhas de defesa são três perímetros de proteção que estão localizados entre o que queremos proteger e o delinquente”. 
Fonte: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta os perímetros de proteção das linhas de defesa na ordem correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Primeira linha de defesa: rua e calçada.
Segunda linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Terceira linha de defesa: portas, janelas.
	
	B
	Primeira linha de defesa: portas, janelas
Segunda linha de defesa: rua e calçada.
Terceira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
	
	C
	Primeira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas.
Segunda linha de defesa: portas, janelas.
Terceira linha de defesa: rua e calçada.
	
	D
	Primeira linha de defesa: portas, janelas
Segunda linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Terceira linha de defesa: rua e calçada.
Você acertou!
Todas as assertivas são verdadeiras.
Referência: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016, p.  129 e 130.
	
	E
	Primeira linha de defesa: rua e calçada.
 Segunda linha de defesa: portas, janelas.
Terceira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Questão 3/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O profissional da segurança privada, ao longo do seu dia a dia de trabalho, está exposto a riscos ambientais que podem afetar diretamente a sua integridade física e a sua saúde. Por isso é importante conhecer e seguir à risca as normas relacionadas a saúde e segurança no trabalho”. 
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017.
De acordo com o livro base da disciplina, o que visa a Segurança do Trabalho?  Leia atentamente as alternativas e assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Corresponde ao grupo de profissionais responsável pelo planejamento, implantação, manutenção e melhoria dos aspectos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho na empresa.
	
	B
	Visa a proteção à saúde do trabalhador e a legislação determina que algumas empresas tenham em seus estabelecimentos o que chamamos de comissão interna de prevenção de acidentes.
	
	C
	Esse grupo de trabalhadores tem por objetivo prevenir acidentes e doenças que possam vir a ocorrer no ambiente de trabalho.
	
	D
	É a ciência que visa a proteção das pessoas em seu ambiente de trabalho.
Você acertou!
Referência: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 140.
	
	E
	É uma ferramenta que permite demonstrar, por representação gráfica, os riscos existentes no local de trabalho. Geralmente os mapas são fixados em áreas de fácil visualização aos trabalhadores do local ou outros que eventualmente estejam neste ambiente.
Questão 4/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Bondaruk (2015, p. 79-80) fala a respeito dos espaços determinados pela psicologia e pela cultura que os autores costumam denominar de zonas de distância.”
KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.
As zonas de distância, são classificadas como: zona íntima, zona pessoal, zona social e zona pública. Assinale a alternativa correta sobre a zona íntima:
Nota: 20.0
	
	A
	Também chamada de zona imediata, vai de 14 cm a 46 cm de distância do nosso corpo. Nela, só pessoas com maior nível de intimidade podem penetrar, como cônjuges, pais, filho, amigos íntimos e parentes.
Você acertou!
Zona íntima: Também chamada de zona imediata, vai de 14 cm a 46 cm de distância do nosso corpo. Nela, só pessoas com maior nível de intimidade podem penetrar, como cônjuges, pais, filho, amigos íntimos e parentes.
Referência: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016, 111.
	
	B
	De 46 cm a 1,20m, é a distância em que pessoas ficam em reuniões sociais, como festas, atividades, coquetéis e reunião de amigos.
	
	C
	De 1,20 m a 3,60 m, é a distância que mantemos de estranhos, como um encanador que nos presta um serviço em casa, um carteiro ou o entregador de supermercado ou qualquer outra pessoa que não conhecemos bem.
	
	D
	Mais de 3,60 m. Quando estamos na presença de um grupo maior de pessoas as quais não conhecemos, é nessa distância que nos sentimos seguros.
	
	E
	A distância é variável dependendo da personalidade de cada um.
Questão 5/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda:
“Consideremos que as pessoas que estão propensas a delinquir não querem se observadas. Isto remete novamente a Janes Jacobs e à sua teoria dos olhos nas ruas, que faz aumentar a percepção de riscos por parte de quem comete os crimes”. 
Fonte: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança
e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016. 
A vigilância natural pode aumentar o risco para o delinquente? 
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, em relação à vigilância natural, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
(   ) É possível aumentar a vigilância mediante diferentes técnicas, como a potencialização do uso dos espaços pelas atividades econômicas ou de lazer, inseridos em áreas com potencial para a ocorrência de crimes.
(  ) Empregar recursos adequados para a eliminação de barreiras visuais torna-se fator importante para melhorar o campo de observação a partir de edifícios.
(   ) Materiais transparentes, grades, janelas e uma boa iluminação podem comprometer a vigilância natural.
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V
	
	B
	V, V, F
Você acertou!
A terceira assertiva é falsa: Materiais transparentes, grades, janelas e uma boa iluminação potencializam a vigilância natural.
As demais assertivas são verdadeiras.
Referência: KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 108 e 109.
	
	C
	V, V, V
	
	D
	V, F, F
	
	E
	F, V, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais