Buscar

Importância dos potenciais de ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância dos potenciais de ação 
Os potenciais de ação são responsáveis por gerar a contração muscular, eles são impulsos elétricos que ocorrem em células excitáveis. Ele funciona como a comunicação entre neurônios, e neurônios e células efetoras, como músculos. 
O PA é a mudança rápida e intensa do potencial de membrana, quando o potencial de ação, é lento, não rápido e intenso o suficiente, ele causa acomodação e não a despolarização da membrana. E quanto maior for o diâmetro da fibra, maior será a velocidade do impulso que a percorre.
O potencial se dá pelo impulso elétrico, que estimula a abertura de canais de íons que são ativados quimicamente por neurotransmissores (dependente de ligantes), ou eletricamente (voltagem dependente), por exemplo, e estão na membrana plasmática, esses íons estão em concentração diferentes no LEC e LIC, o que mantem a membrana polarizada, quando o Na+ entra na célula, deixa ela menos negativa, até atingir o limiar de excitação, fazendo com que o ocorra a despolarização da membrana, e consequentemente a lei do tudo ou nada. O canal de sódio, é rápido e do mesmo jeito que abre rapidamente, também fecha rapidamente, já o canal de potássio, é lento e demora para abrir, assim quando os canais de sódio já estão se fechando, os de potássio está abrindo, com a potássio saindo da célula, ela vai se tornando novamente mais negativa, gerando a repolarização da membrana, e como o canal de potássio permanece mais tempo aberto, a célula pode se hiperpolarizar, ou seja ficar mais negativa do que o seu potencial de membrana. E para retornar ao PM, a bomba de sódio e potássio funciona bombeando 3 sódios para fora, e 2 potássios para dentro. Para que a célula fique na carga de repouso, ou seja negativa no LIC, e positiva no LEC. 
O potencial de ação pode sofrer adaptação, reduzindo a frequência de despolarização em função do tempo, se for estimulado eletricamente continuamente, por exemplo no casos dos moto neurônios, e dos fusos musculares, esse dependendo de quais fibras estão sendo estimuladas, se for uma fibra de contração lenta que demore a fadigar, essa adaptação demora a acontecer, e é pequena, já se for uma fibra de contração rápida, que fadigue rápido a adaptação é maior e acontece rapidamente.
Também diferentes estímulos físicos têm respostas de adaptação diferentes no mesmo receptor. Por exemplo, em nervos os estímulos mecanismos se adaptam mais rapidamente, do que estímulos elétricos.
A desadaptação ocorre depois que o estímulo cessa, e retorna ao seu limiar de despolarização original, exceto quando há plasticidade sináptica, onde a adaptação não é reversível. 
Sem o mecanismo de potencial de ação, a contração muscular não seria possível, já que é esse mecanismo que faz com que o Ca+ consiga sair de onde está armazenado e se ligar na troponina (nos músculos esqueléticos), e na Calmodulina (musculo não estriado) para gerar o efeito da contração muscular. Sem ela, a comunicação de neurônios, e de células efetoras não aconteceria.

Outros materiais