Buscar

prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que melhor corresponde às lacunas do texto:
Na Base Comum Curricular para o novo Ensino Médio, não se determina a oferta na íntegra de disciplinas como Sociologia e Filosofia, cujos conteúdos, apesar de compulsórios, podem ser diluídos em outras áreas do conhecimento ou trabalhados como temas transversais. É preciso, desse modo, atentar para que esses conteúdos não acabem desaparecendo do currículo de algumas escolas, contribuindo para uma formação __________ do aluno, demasiadamente voltada para o mundo _____________, e não para _______________ do estudante.
d ) tecnicista, do trabalho, a vida.
QUESTÃO 2
A construção de um Regimento Escolar na escola pública que facilite a efetivação de uma educação de qualidade, gratuita e para todos, deve ocorrer por meio de:
b ) uma gestão democrática.
QUESTÃO 3
A Meta 18 do Plano Nacional de Educação objetiva assegurar a existência de _________ para os profissionais da Educação Básica e Superior públicas de todos os sistemas de ensino, a fim de destacar e valorizar sua formação e trajetória profissional.
b ) planos de carreira.
QUESTÃO 4
Hoje, sabe-se da importância de os profissionais da educação e das escolas conhecerem as vinte Metas do ______________, reconhecerem a sua importância e focarem seu próprio trabalho tendo em vista esses objetivos.
a ) Plano Nacional de Educação (PNE).
QUESTÃO 5
De acordo com Jamil Cury (2002, p. 259), o direito à educação formal, instituído em lei, torna-se uma obrigatoriedade _____________, quando se garante seu acesso para todos os cidadãos brasileiros por meio da gratuidade.
Preencha a lacuna que completa a informação corretamente:
e ) do Estado
QUESTÃO 6
Na escola de qualidade, o ensino volta-se essencialmente para o desenvolvimento de indivíduos capazes de criticar a realidade, selecionar conteúdos, compreender que existem diferentes pensamentos e pessoas no contexto em que estão inseridos e respeitá-los. Desse modo, a escola contribui para:
b ) a formação integral do aluno, em seus aspectos cognitivo, social e ético.
QUESTÃO 7
O segundo volume do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), denominado Formação Pessoal e Social, apresenta o eixo norteador que favorece, prioritariamente, os processos de construção da identidade e da autonomia das crianças. Nesse contexto, a categoria identidade refere-se:
b ) à concepção de diferenciação do sujeito, relacionando seu nome próprio ao contexto da Educação Infantil, observando-se também seus modos de pensar e agir e a história do pensamento humano.
QUESTÃO 8
Na Educação Infantil, os conceitos matemáticos são trabalhados de forma intencional com base nas experiências e vivências do cotidiano das crianças e de suas brincadeiras. Portanto, nessa fase, pensar matematicamente:
c ) é o mesmo que brincar, pois na Educação Infantil não se distingue brincadeiras e conhecimentos.
QUESTÃO 9
Qual é a diferença básica entre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)?
b ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei, enquanto as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos.
QUESTÃO 10
De acordo com as determinações legais, os professores de cada disciplina do Ensino Médio devem ter formação na área respectiva. Isso significa que:
b ) Para lecionar no Ensino Médio, os professores de Português devem ser licencidos, em nível superior (cursos de Licenciatura), em Língua Portuguesa.

Outros materiais