Buscar

Exercício estatistica economica mercados p-valor retorno de ações

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Sócio-Econômico
Curso de Ciências Econômicas
Estatística Econômica (3ª Fase)
Prof.: Gueibi Peres Souza
FLORIANÓPOLIS, 11 DE ABRIL DE 2019.
EXERCÍCIO
Fundamentando-se em aplicações dos ferramentais e conceitos discutidos em sala:
No trabalho de Wiese 2008 (”Uma Análise de Comportamento Não-Linear em Séries Temporais de Retornos em Mercados Financeiros”) a tabela 1 abaixo (construída pelo próprio autor) foi utilizada para apresentar a análise descritiva dos índices de retornos de papéis em sete mercados por ele pesquisados (EUA, Japão, Argentina, Coréia do Sul, Brasil, México e Chile, respectivamente). Baseando-se nestes dados, responda:
Fonte: Wiese (2008), pp.36-37.
O que se pode afirmar em linhas gerais acerca de todos estes mercados?
Ponderando risco e rentabilidade, qual dos mercados se mostrava menos atraente para se investir? Justifique sua resposta.
Quais os mercados aparentemente apresentam erros não amostrais (de digitação, por exemplo), dadas ocorrências de incoerências entre as medidas de tendência central e assimetria? Justifique sua resposta.
No caso brasileiro, quantos papéis aproximadamente apresentariam retornos superiores a 0,042788? Justifique sua resposta.
Baseando-se na formulação proposta por Bera e por Jarque qual o tratamento que você daria ao conjunto de dados do índice sul-coreano (KOSPI) e ao conjunto de dados do índice japonês (NIKKEI)? Justifique suas respostas.
Considerando apenas o ciclo e tendência da série 12622 do SGS do Bacen, construa um comentário acerca de seu provável comportamento nos meses que se seguem.
Com suas palavras explique:
A relação existente entre grau de confiança e a percepção de precisão em estimativas intervalares de parâmetros.
A relação entre grau de confiança e erros tipo I e tipo II.
O que é o p-valor e sua utilidade.
O que é nível de significância.
Construa um comentário acerca dos resultados e da pesquisa divulgada em 10/04/2019 pelo Instituto Datafolha, disponível em http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2019/04/1987701-51-rejeitam-reformar-previdencia.shtml.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes