Buscar

Atividade superv. Gestão cargos e salarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE SUPERVISIONADA GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
QUESTÃO 01
Quais são os principais modelos de desenho dos cargos? O que significa enriquecimento dos cargos?
Desenho de Cargos - Envolve-se a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas:
- Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará; 
- Quais são os métodos e processos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas; 
- A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato; 
- Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados. 
 Modelos de desenhos de cargos - Os modelos de desenhos de cargos existem três tipos: o Clássico, o Humanístico e o Contingencial; sendo que o Clássico foi criado pelos engenheiros da Administração Científica com certos princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos, definir métodos padronizados, treinar as pessoas para obter máxima eficiência e usavam incentivos salariais para assegurar a adesão aos métodos de trabalho. 
No modelo humanístico é denominado pelas relações humanas através da experiência de Hawthorne, tendo o objetivo de substituir a engenharia industrial pelas ciências sociais, a organização formal pela informal, a chefia pela liderança, etc.
No modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura organizacional. O desenho do cargo é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. Isso faz do modelo contingencial mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. 
Enriquecimento de cargos - O desenho contingencial de cargos é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante, ou seja, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita pelo enriquecimento de cargos que significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. Tem como objetivo de aumentar as responsabilidades e desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante. 
A adequação do cargo ao ocupante melhora o relacionamento interpessoal dentro do trabalho e visam novas oportunidades de mudanças para uma melhor qualidade de vida no trabalho. O que se espera é um aumento de produtividade e redução das taxas de rotatividade e de absenteísmo do pessoal, para isso precisará introduzir uma nova estratégia que faça uma reeducação dos cargos de gerente e chefia, descentralização das pessoas dando empowerment* e maiores oportunidades de participação. 
* Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades. 
QUESTÃO 02
O que é curva de maturidade e quais são suas aplicações em um plano de cargos e salários?
Curva de Maturidade também é conhecida como “Curva de Carreira”, tem como premissa que os indivíduos se desenvolvam em sua área de atuação, pelo acúmulo de experiência.
Na sua forma mais simples, maturidade é entendida como os anos de experiência profissional após a formatura. O salário é atribuído ao profissional em função do tempo de experiência e do desempenho do profissional.
A curva de maturidade é um gráfico no qual são plotados salários versus anos de experiência e traçadas separatrizes (1º decil, 1º quartil, mediana, 3º quartil e 9º decil), por parábolas do 2º grau, cuja inclinação é negativa. As curvas (separatrizes) representam o desempenho individual. Por exemplo, se um profissional apresentar um desempenho considerado bom, ele será enquadrado na curva mediana e seu salário será definido com base nessa curva. Se o seu desempenho for inferior ao normal, será enquadrado em uma das curvas 1º decil ou 1º quartil. Se o seu desempenho for ótimo ou excepcional, será enquadrado na curva de 3º quartil ou 9º decil. Portanto, para um mesmo tempo de experiência, existe uma faixa salarial que considera o desempenho do profissional.
A maturidade pode ser vista como “amadurecimento profissional” e traduzida pelo tempo de experiência, trabalhos e pesquisas realizados, atualização do conhecimento (cursos formais de especialização, mestrado e doutorado), trabalhos publicados, estudos isolados, entre outros. Nesse caso, o crescimento do profissional não é função única e exclusiva do tempo de experiência e, sim, da maturidade.
O uso mais comum é para guiar a atividade salarial para a divisão ocupacional dos cargos profissionais.
Existem organizações que, apesar de utilizarem outros sistemas de avaliação de cargos, desenvolvem “Curvas Internas de Maturidade” para determinarem sua posição competitiva.
Outras usam as curvas para decidir sobre os orçamentos salariais, através de mensuração do crescimento ano a ano, resultante da adição de um nível de maturidade na curva mais o movimento ascendente das curvas devido aos fatores inflacionários; calculado a média de seus movimentos e determinando estaticamente o seu valor pelo número de profissionais da organização para cada nível de maturidade.
BIBLIOGRAFIA:
http://www.significados.com.br/empowerment/ 
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.rausp.usp.br%2Fdownload.asp%3Ffile%3D2004071.pdf&ei=2VJeVdL_Cs_qgwTvxINI&usg=AFQjCNGthBmiHQAfoUWR5mwyvcfA0JBD3Q
Administração de Cargos e Salários - Carreiras e Remuneração
15ª Edição – Benedito Rodrigues Pontes

Outros materiais