Buscar

Aspectos Biológicos Exercicios 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3 - A disposição dos feixes de filamentos contráteis em diferentes planos faz com que as células não apresentem estriações, por isso a denominação de músculo liso. A contração desse músculo é involuntária e lenta, controlada pelo sistema nervoso autônomo. Sobre o mecanismo de contração do músculo liso, leia as afirmações, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I (V) Nesse tipo de músculo, a actina e a miosina não estão dispostas em sarcômeros, mas fixadas nos corpos densos do citoplasma e da membrana plasmática enquanto a tropomiosina é responsável por estabilizar a actina.
II. (F) Para que a contração seja deflagrada nesse tipo de músculo, íons de cálcio, armazenados no retículo sarcoplasmático, devem ser liberados no citoplasma para que a miosina seja fosforilada.
III. (V) A chegada de um estímulo aumenta os níveis de íons de cálcio no citoplasma, os quais se ligam à miosina para dar início à contração.
IV. (F) A miosina desse tipo de músculo é do tipo I – uma cadeia pesada e dois pares de cadeias leves – e, quando fosforilada, se desdobra, ligando-se a outras moléculas de miosina, expõe o sítio ativo da actina e dispara a contração. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
C – V-F-V-F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais