Buscar

Administração - Passo 2 Etapa 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A busca do conhecimento para sobrevivência das empresas
No momento atual do mercado de trabalho as empresas vivem em constantes mudanças; é a era da informação, é a época de fazer mais com menos. Para se obter sucesso é necessário buscar ferramentas eficazes e inovadoras; e a base para que isso aconteça é o conhecimento. O que representa a sobrevivência e a competitividade no mercado de trabalho é a gestão do conhecimento.
Há respeito da gestão do conhecimento há duas vertentes:
- Na primeira o conhecimento consiste em objetivos que podem ser identificados e processados em nos sistemas de informação. Com o avanço da tecnologia de informação há grandes mudanças no ambiente empresarial, fornecendo interatividade em tempo real, facilitando diagnósticos, fora outros benefícios disponibilizados para a empresa.
- Na segunda vertente está a atuação no campo das ciências sociais (filosofia, administração, psicologia e etc.). Nessa área o conhecimento equivale aos processos que consistem na capacidade intelectual, competências comportamentais e individuais.
As organizações atualmente vêm criando ambientes que permitem as pessoas trocar experiências e informações na criação de ideias e soluções de problemas. A gestão do conhecimento incorpora processos tecnológicos e organizacionais, buscando uma combinação na capacidade inovadora dos indivíduos com a habilidade de processar dados e informações.
Para tanto é necessário que as empresas desenvolvam uma cultura de aprendizado continuo na adequação de tecnologias e na aquisição das capacidades, atitudes, habilidades e competências de seus cooperadores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes