Buscar

PROJETO INTEGRADOR PARA A PEDAGOGIA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO INTEGRADOR PARA A PEDAGOGIA I
1
Apresentação da disciplina e do tema.
Antes de começar
Boas-vindas à disciplina Projeto Integrador para Pedagogia I.
Esta disciplina busca desenvolver ações práticas na relação integradora com as disciplinas teóricas que foram, estão sendo e serão cursadas por você nos dois primeiros bimestres deste ano letivo.
Ao longo de um semestre, você estará diante de leituras, tarefas e práticas que focam sua inserção em perspectivas do trabalho pedagógico.
Comumente associado à docência, entre tantas outras atividades, o pedagogo pode exercer funções de coordenação e direção em um espaço de educação. Para tanto, é importante começar a vivenciar a atividade pedagógica em sua completude. E uma dessas vertentes é o trabalho de investigação do contexto educacional para identificação de problemas e busca de soluções adequadas ao contexto.
Esta disciplina está organizada de modo a oferecer indicações e apoio para o desenvolvimento de sua investigação.
Como mencionado, o Projeto Integrador para Pedagogia I relaciona-se às disciplinas cursadas nos próximos dois bimestres, ou seja, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica, Didática e Metodologias ativas de aprendizagem: projetos interdisciplinares. Sendo uma disciplina integradora, o projeto a ser desenvolvido deve conciliar temas tratados nos demais cursos que estarão sendo realizados por você.
O tema do projeto integrador deste semestre está relacionado à investigação de possibilidades de trabalho e do uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. E deve estudar práticas de convívio no Ensino Fundamental I a partir de práticas didáticas que considerem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos estudantes no contexto escolar.
Ao longo do semestre, o projeto será desenvolvido, e você deverá entregar um relatório parcial e um final.
Para sua avaliação, serão considerados os seguintes critérios:
Entrega e avaliação do relatório parcial (projeto): 0 a 2.
Apresentação do relatório final (vídeo): 0 a 1.
Autoavaliação sobre o relatório final e sua apresentação: 0 a 1.
Autoavaliação em grupo sobre o relatório final e sua apresentação: 0 a 1.
Avaliação do tutor ou mediador sobre desempenho do estudante ao longo do semestre: 0 a 2.
Avaliação do tutor ou mediador sobre o relatório final: 0 a 3.
IDEOAULA
1. O que é um Projeto Integrador?
O projeto integrador relaciona discussões de outras disciplinas. Busca trazer pra sala de aula e pra vivência do aluno questões do cotidiano da escola e que já foram experiênciados.
Que o aluno possa olhar a escola com os olhos do professor.
TEMA DO PROJETO
Possibilidades do trabalho e do uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
O uso da mídia, seja ela qual for, em sala de aula.
ETAPAS DO TRABALHO - TRÊS PRINCIPAIS
- Construção do projeto - Até a semana 5
Se dá pela delimitação de qual é o problema que será investigado. Se dá através da incersão na escola.
Uma lista de intenções sobre o que esperamos a partir da observação do problema.
- Desenvolvimento da investigação - Terá início após o feedback do tutor
Ocorre a partir da relação do problema proposto, os modos como pretendemos investigar e dados, informações, contatos diretos sobre a temática.
- Organizção do relatório final - Até a semana 8
Deve ser descrito todos os passos realizados ao longo do semestre. Não deve ser escrito em tom coloquial, mas formal, como um relatório mesmo. Objetivo, suscinto, e deve apresentar marcas de relações teóricas e empíricas construídas ao longo do semestre no desenvolvimento do projeto.
Haverá apresentação oral
SOBRE O PROJETO
Deve ser uma análise de uma situação real, do contexto escolar
O problema em análise e as soluções para ele encontradas devem ser compartilhadas com os colegas e com profissionais que atuam no contexto em análise.
DESENVOLVIMENTO
- Realização de observação na escola - Deve Trazer a definição do problema a ser investigado;
- Definição do problema a partir da observação do contexto;
- Busca por apoios teóricos para interpretar a situação e para definir métodos de resolução do problema;
Podem e devem ser trazidos de outras disciplinas, sobretudo a que estão sendo estudadas atualmente;
- Proposição de modos de agir que possibilitem o uso da tecnologia para a melhoria do ensino;
O que é o projeto integrador?
O projeto integrador, que dá nome a esta disciplina, deve investigar o contexto escolar para estudar a temática das possibilidades de trabalho e do uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O trabalho desta disciplina será desenvolvido em três principais etapas: (a) construção do projeto, (b) desenvolvimento da investigação e (c) organização do relatório final. A etapa (a) será concluída até a semana 5. A etapa (b) terá início quando recebido o feedback do tutor e culminará com a etapa (c).
Por ser integrador, o projeto deve relacionar conhecimentos adquiridos e discussões realizadas nas disciplinas cursadas ao longo do curso e, sobretudo, nestes dois bimestres que agora iniciam.
Por ser um projeto, o estudo que será desenvolvido por você visa a analisar uma situação real, do contexto escolar, e deve cuidar para que o problema em análise e as soluções para ele encontradas possam ser compartilhadas com colegas deste curso e com profissionais que atuam no contexto em análise. Além disso, essa experiência deve ajudá-lo a construir um conhecimento teórico e prático mais sólido sobre como a realidade escolar pode ser investigada e as ações didático-pedagógicas podem ser aprimoradas para a melhoria da qualidade da educação.
Em outras palavras, ao longo da disciplina, você participará de todas as etapas de uma investigação na escola. Começando pela definição do problema a partir da observação do contexto, buscando apoios teóricos para interpretar a situação e para definir os métodos de resolução do problema, até chegar à proposta de modos de agir que permitam a melhoria do ensino e da aprendizagem naquele contexto. De modo mais específico, falamos do uso de tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem em situações educativas.
Esta semana está reservada para os estudos dos materiais disponibilizados, sem atividades práticas em grupo. Então, aproveite o conteúdo e pense na importância do projeto integrador como um elemento de solução de problemas centrados no ser humano.
Nas próximas semanas, grupos serão formados e, a partir de então, você terá um contato mais direto com seu mediador e os seus colegas. Será um trabalho coletivo e significativo!
2
Definição do problema e elaboração de pergunta de pesquisa.
Antes de começar
Para o Projeto Integrador para Pedagogia I, o problema a ser resolvido deve ser, primeiramente, definido. Isso implica argumentar por que a situação escolhida é um problema. Nesta aula, vamos discutir o que é um problema e propor modos de identificar situações que se relacionam a ele. Para isso, precisamos entender o que é um problema.
Estamos envoltos a problemas. Por vezes não os percebemos, mas eles fazem parte de nosso cotidiano. Alguns são mais simples, outros são bastante complexos. Alguns são resolvidos de modo inconsciente, como, por exemplo, logo de manhã, quando vamos escovar os dentes e percebemos que não há mais pasta de dente no tubo. Sem muito refletir, buscamos um novo tubo na gaveta em que costumamos guardá-lo assim que trazemos as compras do mercado. Outros problemas necessitam de grande esforço para que possamos chegar a uma solução.
Situações que vivenciamos na escola – algumas que são mesmo corriqueiras e para as quais não dedicamos muito atenção – podem ser problemas a serem investigados. Assim, o primeiro passo para a constituição de seu projeto é identificar o problema a ser analisado.
Como já mencionamos, o tema do Projeto Integrador para Pedagogia I é: “possibilidades
de trabalho e do uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino e aprendizagem”. Portanto, para definir o problema a ser investigado, devemos voltar nossa atenção para as tecnologias presentes (ou ausentes) na escola e como elas podem influenciar no ensino e na aprendizagem.
VIDEOAULA
2. O que é um problema?
O que é um problema? Como ele pode ser identificado? Problema e pergunta de pesquisa: relações com o contexto e os estudos já realizados.
Está muito relacionado a situação conflituosa apresentada a uma pessoa, podendo ser da mais simples a mais complexa.
Um problema sempre expõe um impasse, uma situação a qual a princípio não sei como me portar e posso encontrar soluções diferentes
Um problema é uma situação cuja resposta não é única. Posso encontrar diferentes respostas
Demanda uma investigação cuja execução não está vinculada a um roteiro de ações predefinido
O PROBLEMA DO PROBLEMA
Situações problemáticas não são simples de serem resolvidas;
Situãções problemáticas nem sempre simples de serem identificadas;
PARA O PROJETO
TEMA
Está vinculado as possibilidades de trabalho e do uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino e aprendizagem;
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Coleta de informações sobre o trabalho e o uso de tecnologias na escola;
CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
O que é possível analisar diante deste cenário?
TENHO UM BOM PROBLEMA?
O que devo levar em consideração pra saber se tenho um bom problema?
Neste contexto, quais informações encontrei sobre a presença das tecnologias na escola?
Meu problema já tem solução a princípio? Torna a solução do problema muito simples!
Que informações devo coletar pra resolver o problema? É possível obtê-las?
MÃOS À OBRA
Pesquise o contexto, considere como pode ser a coleta de informações e o que você pretende analisar.
Isso feito, seu problema estará bem delimitado ao contexto e será passível de boa investigação.
Como definir um problema para o tema? | Lúcia Helena Sasseron
Definir um problema não é uma tarefa simples. A sua relação com o contexto de investigação é um dos elementos que interfere na definição de um problema a partir de um tema, acarretando uma dificuldade. Em outras palavras: a definição de um problema apenas é possível dentro de um contexto, pois o que é problema em uma situação não necessariamente é em outra.
No caso da disciplina Projeto Integrador para Pedagogia 1, a definição do problema deve levar em consideração o tema (“possibilidades de trabalho e do uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino e aprendizagem”) e o contexto no qual sua investigação acontecerá.
Desse modo, antes de definir o problema tendo o tema em mente, é preciso realizar uma coleta prévia de informações do contexto que será investigado. Essa coleta deve trazer informações que podem auxiliar na definição do problema para aquele contexto.
Como forma de auxiliar você nessa coleta prévia de informações, sugerimos algumas questões como exemplos para a observação a ser realizada na escola.
 
Sobre a infraestrutura tecnológica da escola:
Como a escola trabalha com os livros didáticos? Os alunos levam os livros para casa ou eles são mantidos na escola? Com que frequência são utilizados em aula?
A escola possui biblioteca? Como é o acervo bibliográfico? De que forma os professores e alunos utilizam esse material? Com que frequência esse espaço é utilizado pelos estudantes?
A escola tem laboratório de informática? Quantos computadores estão em funcionamento? Eles são suficientes para que as turmas da escola possam realizar atividades ali (considerando o número médio de estudantes por sala)?
Quais outros equipamentos eletrônicos com acesso a tecnologias de informação e comunicação estão à disposição da escola? Eles existem em número suficiente para o trabalho em sala de aula (considerando o número médio de estudantes por sala)?
 
Sobre o ambiente de trabalho:
Qual o interesse e o envolvimento dos alunos nas atividades/aulas que envolvem o uso de tecnologias?
Os professores da escola participam ou já participaram de cursos de formação (inicial ou continuada) para uso de tecnologias em sala de aula? Quais?
A escola está envolvida em algum tipo de projeto? Esse projeto é de caráter interdisciplinar? O uso de tecnologias é algo previsto no projeto? Como?
Existem reuniões de trabalho coletivo entre os professores? O que é discutido nesses momentos? Quem coordena as discussões? O trabalho com tecnologias é discutido nessas reuniões?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais