Buscar

AVALIÇÃO 02 – DIDÁTICA E PLANEJAMENTO – NOTA 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIÇÃO 02 – DIDÁTICA E PLANEJAMENTO – NOTA 10
1 - Por tratar-se do momento em que a escola reavalia todas as ações propostas que foram realizadas no planejamento inicial, o replanejamento tem como objetivo garantir a aprendizagem dos alunos, bem como, as conquistas de metas propostas no inicio do ano letivo. Sobre o Replanejamento pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Analisa o fluxo de cada unidade escolar discutindo suas práticas pedagógicas.
b. É a retomada do ano letivo é o momento propício para analisar as ações realizadas ao longo do primeiro semestre e recoloca-las em práticas.
c. É de extrema importância, pois é um processo de elaboração e organização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual.
d. É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas, bem como, reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
O replanejamento escolar é de extrema importância, pois é um processo de organização e reorganização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual. É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas bem como reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
e. No âmbito escolar, o replanejamento é uma ação pedagógica continua e semestral que favorece a integração de estudantes por meio dos professores, gestores, pais e funcionários.
2 - Por ser um dos caminhos da integração, a interdisciplinaridade ocorre quando os componentes curriculares possibilitam a construção do conhecimento, permitindo mudanças nos métodos de ensino e praticas pedagógicas. Sendo assim, a interdisciplinaridade permite que as disciplinas sejam estudadas e relacionadas umas com as outras. Dessa maneira questiona-se: Qual o objetivo da interdisciplinaridade?
I – Estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento;
II- Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante;
III – Ser comum a duas ou mais disciplinas;
IV – É utilizar apenas uma disciplina para trabalhar determinado conteúdo.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III está correta.
b. Apenas a alternativa II está correta.
promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo
tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante. “O objetivo da interdisciplinaridade é, portanto, o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante. A interdisciplinaridade é um elo entre os conhecimentos que almeja abranger todas as disciplinas em um só tema por meio de uma visão global do mundo. Por meio desse enfoque, a educação tem por finalidade contribuir para a formação do homem pleno, inteiro, uno, que alcance níveis cada vez mais competentes de integração das dimensões básicas, o eu e o mundo, com a finalidade de que seja capaz de resolver os problemas globais e complexos que a vida lhe apresenta e de produzir conhecimentos que possam contribuir para a renovação da sociedade”.
c. Apenas a alternativa I está correta.
d. A alternativa IV está correta.
e. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
3 - O Ensino fundamental é um dos níveis da Educação Básica e é obrigatório e gratuito, atendendo as crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a LDB 9394.95 o fundamental tem a finalidade de desenvolver a leitura, escrita, cálculo, contato com a tecnologia e artes. Nesse sentido, identifique a sentença correta que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas no ensino fundamental.
Escolha uma:
a. Registro e Reflexão e Replanejamento;
b. Aprender conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver e Aprender a ser.
Esses quatro pilares destacam, respectivamente, diferentes esferas, nas quais o aluno desenvolverá suas devidas competências e habilidade. Aprender a conhecer: sugere que se desenvolvam habilidades para selecionar, acessar e integrar a cultura geral, e a capacidade de aprofundar seus conhecimentos com espírito investigativo e noções críticas, aprendendo ao longo de sua vida. Aprender a fazer: sugere que sejam desenvolvidas capacidades de resolver problemas, viver em grupo e se qualificar profissionalmente. Aprender a viver com os outros: consiste em aprender, respeitar e valorizar o pluralismo. Aprender a ser: pressupõe autoconhecimento, saber expressar opiniões e assumir responsabilidades pessoais.
c. Compromisso Político; Princípios Éticos; Planejamento das ações;
d. Observação e planejamento;
e. Avaliação inicial, formativa e somatória;
4 - Assinale a alternativa correta que corresponde ao seguinte conceito: “... é um documento que sistematiza o planejamento do trabalho pedagógico, organizando-o por temática ou aula, descrevendo os objetivos, o tempo, os procedimentos metodológicos, os recursos e o processo de avaliação”. (LIMA, 2013, p.49).
Escolha uma:
a. Projeto;
b. Avaliação;
c. Plano de aula;
É o plano de aula, um documento que sistematiza o planejamento do trabalho pedagógico.
d. Planejamento;
e. Observação;
5 - A educação infantil atende criança de zero a seis anos de idade e é oferecida em creches e pré-escolas. A metodologia na educação infantil diferencia-se do ensino fundamental e médio. O professor não pode utilizar a mesma metodologia que utiliza no ensino médio para ensinar crianças na educação infantil. Nesse contexto, identifique a característica exigida para um professor de educação infantil.
Escolha uma:
a. A ação educativa e o planejamento desenvolvido pelo professor não precisa ser voltado para os alunos;
b. O educador não precisa pensar em atividades lúdicas na educação infantil.
c. O professor deve planejar atividades descontextualizadas;
d. O educador deve ter um olhar atento às múltiplas linguagens das crianças;
A Educação Infantil exige do educador um olhar atento para as múltiplas formas de expressão das crianças. A observação e o registro são ferramentas fundamentais para que este possa refletir sobre os seus fazeres pedagógicos. É por meio das múltiplas linguagens que a criança tem mais facilidade para aprender.
e. O educador deve dar ênfase na transmissão de conhecimentos;
6 - O planejamento auxilia o professor na organização do trabalho docente. É pelo planejamento que o professor irá descrever as estratégias que serão trabalhadas nas aulas e estabelecer metas e objetivos no processo de ensino e aprendizagem. Identifique os itens principais que devem conter no desenvolvimento do planejamento com V para as questões Verdadeiras e F para questões Falsas.
( ) Observação é o primeiro item para desenvolver o planejamento, ele se torna uma ferramenta importante para o levantamento das hipóteses e das questões do planejamento;
( ) Segundo item, hipóteses, de mostrar as hipóteses no planejamento;
( ) Terceiro item, o produto final que é avaliação que vai verificar o que o aluno aprendeu;
( ) Primeiro momento é a avaliação inicial: é a verificação para o levantamento do repertorio. Planejar uma avaliação para que o professor possa verificar os interesses do aluno;
( ) Segundo momento encaminhamento das ações: as ações é o principal item para avaliação, o professor analisa pelos interesses e faltas dos mesmos.
Identifique a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, F, F.
b. V, V, F, F, V.
c. V, V, V, F, F.
as questões verdadeiras são as letras A, B, C são os itens principais que precisam conter no desenvolvimento do planejamento, esses elementos devem estar bem claros para os professores. As questões falsas correspondem às letras D e E, pois, são passos do desenvolvimento dos projetos e não do plano de aula
d. V, F, V, F, V, F.
e. V, V, V, V, V.
7 - Ao analisar o artigo 9º das Diretrizes Curriculares para educação infantil de 2009, observa-se que delineia como eixos norteadores de ensino na educação infantil a interação e brincadeira. Partindo dos eixos da interação e da brincadeira a criança deve tem contato com atividades que desenvolvam experiências sensoriais, expressivas, corporais, conhecimento/ contato com diversas maneiras de expressão como gestual, verbal, plástica, dramática e musical. Nesse contexto, identifique as atividades que se adequam o artigo 9º das Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Assinale as alternativas com V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) A criança aprende por meio de brincadeiras;
( ) A criança aprende por meio da contação de história:
( ) A criança aprende por meio de atividades artísticas;
( ) A criança aprende por meio de atividades corporais;
( ) A criança aprende por meio de atividades de cópia no quadro;
Identifique a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, V, F, V, F
b. V, V, F, V, V
c. V, V, V, V, F
A criança tende a aprender com mais facilidade em atividades que sejam lúdicas como: brincadeiras, contação de história, atividades artísticas e atividades corporais. Sendo as questões A<B<C<D verdadeiras e a questão E é falsa, pois as crianças ainda não tem facilidade de aprender com atividades abstratas.
d. F, V, V, V, F
e. V, F, F, F, V
8 - Para o seguinte enunciado: “a avaliação é entendida aqui como um processo que não avalia apenas os conteúdos, mas o modo como eles chegam até o educando, ou seja, o caminho que se dá para a efetiva aprendizagem”. Assinale a alternativa correta que corresponde que avaliação é:
Escolha uma:
a. Capacidade de observação
b. Projeto educativo
c. Planejamento
d. Processo de avaliação
A avaliação é um dos instrumentos metodológicos do professor, entendida aqui como um processo que não avalia apenas os conteúdos, mas o modo como eles chegam até o educando, ou seja, o caminho que se dá para a efetiva aprendizagem.
e. Instrumento metodológico
9 - O sistema de avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento, período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação. Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.
Escolha uma:
a. Avaliação inicial, formativa e somatória.
b. Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática.
Segundo Freire (1997), a avaliação pode ser pensada em relação a três diferentes concepções de educação: a concepção autoritária, a concepção espontaneísta e a concepção democrática da educação. (p. 60).
c. Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.
d. Registro e Reflexão e Replanejamento.
e. Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.
10 - Dentre as ações Avaliação, Observação, Projeto, Planejamento, Plano de aula. Assinale a alternativa correta que corresponde ao seguinte conceito que: “designa o que será feito, entendido com maior ou menor grau de rigidez”. (LIMA, 2013, p.48).
Escolha uma:
a. Plano de aula.
b. Projeto.
O projeto designa o que será feito, entendido com maior ou menor grau de rigidez nessa proposição. Assim, o projeto designa tanto o que é proposto para ser realizado quanto o que será feito para atingi-lo.
c. Avaliação.
d. Planejamento.
e. Observação;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais