Buscar

Revisão AP1 Psicologia da Educação com GABARITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Revisão para AP1 - GABARITO 
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Ana Lucia Gomes
Questão 01 (valor: 2 pontos):
Explique porque a aprendizagem é entendida como um processo psicológico de natureza complexa. 
A aprendizagem é entendida como um processo de natureza complexa por ser influenciada por vários fatores, tais como: experiência anterior, interesse, características do objeto a ser aprendido, etc, que por sua vez, produzem impactos na funcionalidade de suas características (dinâmica, cumulativa, gradativa, contínua, etc).
Questão 02 (valor: 2 pontos):
De acordo com a epistemologia genética proposta por Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em através de quatro fases. Cada fase possui suas especificidades e permite ao indivíduo interagir com o meio de forma específica.
Analise a situação apresentada abaixo e responda à pergunta.
Joana tem três filhos de idades diferentes. 
(Antônio)				 (João)					 (André)
Após o almoço resolver dar a cada um deles uma barrinha de chocolate como sobremesa. Foi ao armário pegar as barrinhas e, para sua tristeza, verificou que duas estavam quebradas. Dessa forma, havia uma barrinha inteira, uma quebrada ao meio e outra quebrada em três partes.
Ao ouvirem que teriam chocolate como sobremesa, as crianças foram correndo pegar seus chocolates e, então, a confusão teve início. 				 
_Mãe! Eu tenho pouco chocolate! Tenho só um pedaço! – Grita João. _ Quero trocar com o Antônio porque ele tem mais. (Antônio pegou a barrinha quebrada em três pedaços).
_ É a mesma coisa, João! Só estão quebradas. Todas têm o mesmo tanto de chocolate.
_ Não tem, não. Eu ganhei menos do que todo mundo! Todo mundo tem um monte e eu tenho só um pedaço!
_Olha, é a mesma coisa. - André coloca a barrinha do João ao lado da dele que tem dois pedaços. _Viu? São do mesmo tamanho, só que uma está quebrada e a outra, não.
João concorda com seu irmão, mas ao vê-lo pegar separadamente seus dois pedaços, volta a gritar:
_ Mas, eu só tenho um chocolate! Tenho pouquinho e o Antônio e você têm um montão! 
	Em qual fase do desenvolvimento cognitivo, as crianças: João e André possivelmente se encontram? Justifique sua resposta.
João encontra-se na fase pré-operatória do desenvolvimento cognitivo, pois observamos que ele, ainda, não é capaz de conservar a substância e não apresenta pensamento reversível. Isso pode ser comprovado pela dificuldade que possui de considerar diferentes perspectivas, que indica a presença do egocentrismo, que permite com que a sua compreensão da realidade seja influenciada pelos aspectos perceptuais do objeto analisado, ou seja, pelas caraterísticas que aparentam.
André, por sua vez, encontra-se no período operatório concreto ou operatório formal (as duas respostas serão aceitas), por já ser capaz de considerar múltiplas perspectivas sobre uma única situação, sendo possível realizar comparações e ponderações, não sendo influenciado pelos aspectos figurativos do objeto, ou seja, dos elementos que o caracterizam, pois o seu pensamento apresenta funcionamento reversível e conservante.
Questão 03 (valor: 2 pontos):
Explique o funcionamento da assimilação e acomodação presentes no Processo de Equilibração.
			De acordo com a teoria piagetiana, o desenvolvimento cognitivo ocorre em função da construção e reorganização das estruturas cognitivas. Isso ocorre a partir do funcionamento das invariantes funcionais de asimilação e acomodação. A assimilação ocorre quando um determinado objeto pode ser prontamente incorporado ou assimilado por uma estrutura já existente. Dessa forma, ela não produz modificações nas estruturas cognitivas existentes.
A acomodação surge quando o objeto do conhecimento não pode ser assimilado por uma estrutura já existente, fazendo com que esta se modifique ou seja criada um novo padrão estrutural que permita a incorporação deste objeto.
Importante destacar que assimilaçao e acomodação, apesar de serem processos distintos, funcionam de forma complementar, potencializando a ocorrência de uma e de outra. 
Questão 04 (Valor total: 2 pontos, itens A e B )
Márcia é professora de português do 3º ano do Ensino Fundamental. Para que os seus alunos aprendam a conjugar verbos, sempre passa como tarefa de casa, uma lista de exercícios. Ela justifica os deveres de casa frequentes dizendo: “Eles precisam praticar para não esquecerem. Quero os tempos verbais na ponta da língua! ”. Quando seus alunos erram, ela pede que copie a resposta certa 10 vezes e quando acertam, não poupa elogios, escrevendo: “Muito bem! ” Ou “Já sabe bastante sobre verbos! ” Ou, ainda, “Continue assim! ”.
A situação apresentada nos leva a pensar que Márcia tem como orientação pedagógica a teoria behaviorista. 
	Explique de que forma, os termos em destaque no texto justificam a perspectiva behaviorista como base para a prática da referida professora.
Para a perspectiva behaviorista um padrão de aprendizagem somente é mantido através de uma prática repetitiva e sistematizada, cujos resultados positivos são reforçados para que o conteúdo seja fixado pelo indivíduo, justificando dessa forma, os grifos realizados no texto. 
	De acordo com a teoria do behaviorismo, na situação apresentada, qual seria a função dos elogios dados pela professora aos seus alunos? 
Os elogios teriam como função servirem como reforços às ações positivas realizadas pelos alunos e que a professora deseja que se repitam em outras situações, ou seja, buscam aumentar a probabilidade do comportamento desejável voltar a ocorrer.
Questão 05 (valor: 2 pontos):
De quais formas o orientador educacional pode auxiliar o professor e o aluno junto ao processo de ensino-aprendizagem?
O Orientador educacional consiste em um profissional de suma iportância no espaço escolar. Ele possibilita ao educador pensar e repensar sobre as suas estratégias pedagógicas de forma a atender plenamente as necessidades ds seus alunos. O OE auxilia ao professor em termos didático-pedagógicos, bem como pode auxiliá-los a desenvolver melhor a relação entre aluno-professor. Junto aos alunos, o OE pode atuar auxiliando-os a aprimorar seus estudos, as relações interpessoais com seus pares e professores e estabelecer vínculos de aprendizagem mais positivos e duradouros.
***

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais