provas uni
19 pág.

provas uni


DisciplinaQuestões Diversas93 materiais27 seguidores
Pré-visualização8 páginas
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (Geral) (305724)
Auditoria I (CON35)
Prova: 4167924
QUESTÃO:
1. Ao executar sua atividade, o profissional de auditoria procura seguir alguns procedimentos, de maneira que possibilite embasar a opinião com relação ao trabalho realizado. Diante deste contexto, considerando que o auditor necessite identificar a legitimidade dos valores a receber com relação aos valores a pagar de clientes, descreva o procedimento de auditoria a ser utilizado, justificando a resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
Nos casos de haver necessidade de confirmação da legitimidade das informações internas, o auditor adotará o procedimento de confirmação externa, pois este procedimento comprova e confronta as informações internas com as externas, chegando à conclusão dos fatos de maneira evidente.
QUESTÃO:
2. A auditoria nas empresas, tanto a externa quanto a interna, procura avaliar os controles internos atribuídos nas atividades operacionais, verificando se eles atendem às necessidades, bem como analisam o sistema contábil, para a garantia dos registros dos fatos contábeis. No entanto, existem algumas diferenças entre os dois tipos de auditoria. Partindo deste enunciado, descreva as diferenças das auditorias com relação ao vínculo.
RESPOSTA ESPERADA:
Com relação ao vínculo, a auditoria externa não possui vínculo empregatício com a empresa auditada, isso permite que se tenha um grau maior de confiabilidade das informações por parte dos usuários, principalmente os externos. Já no caso da auditoria interna, tem vínculo empregatício e as informações tendem a seguir os interesses da própria empresa, o que não agrega muita confiabilidade para o público externo.
QUESTÃO:
3. Após a auditoria das demonstrações contábeis, é emitido o relatório com o parecer da auditoria. Diante deste contexto, se o auditor constatar que em uma determinada demonstração contábil existem informações incorretas, que não possibilitam a emissão do relatório de auditoria com ressalvas, qual o parecer que ele deverá emitir? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
No caso do auditor constatar existência de incoerências graves em uma demonstração contábil, que possam prejudicar as demonstrações como um todo, ele deverá emitir um parecer adverso. Deve deixar claro que, em sua opinião, estas demonstrações não apresentam a correta situação patrimonial da empresa, de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (322074)
Auditoria II (CON39)
Prova: 4266732
QUESTÃO:
1. No período de apuração do Balanço Patrimonial, que será submetido para a Auditoria analisar e emitir o parecer, através do Relatório Final de Auditoria, podem ocorrer alguns eventos. Estes eventos que ocorrem entre a data da publicação do Balanço Patrimonial e a data na qual é autorizada a conclusão das Demonstrações Contábeis, são considerados subsequentes. Com base nisto, disserte sobre a importância de se auditar estes eventos.
RESPOSTA ESPERADA:
A auditoria dos eventos subsequentes tem a importância de verificar os pagamentos que ocorreram após a data final do balanço e que tinham correlação com os passivos registrados, para avaliar se foram realizados adequadamente, de acordo com as provisões ou contingências reconhecidas até a data do balanço.
QUESTÃO:
2. Os papéis de trabalho elaborados nas contas do resultado (RE1) devem apresentar as movimentações das contas de receitas e vendas menos as deduções das receitas. Cite e descreva os dois procedimentos que o auditor deve realizar para fazer o relatório detalhado das contas de resultado dessas movimentações.
RESPOSTA ESPERADA:
Os dois procedimentos que devem ser realizados pelo auditor são: a conferência das receitas de produtos, na qual o auditor confronta a Receita que aparece nos balancetes contábeis com a Receita escriturada no Livro de saída de mercadorias ou produtos. Outro procedimento é a dedução da receita bruta. Neste, o auditor deve confrontar os balancetes contábeis com as devoluções e vendas canceladas, assim como as despesas de impostos e os impostos que não incidem na base de cálculo para o recolhimentos dos tributos, que aparecem escriturados nos Livros de entrada e Apuração de Impostos.
QUESTÃO:
3. Dentre os relatórios de Auditoria, temos os Relatórios Finais Sintéticos, que tratam a informação de maneira resumida, com uma transmissão rápida dos fatos e que, por este motivo, exigem maior capacidade do auditor na sua elaboração. Diante deste contexto, descreva a finalidade deste relatório.
RESPOSTA ESPERADA:
Os relatórios finais sintéticos têm a finalidade de informar a alta direção de forma rápida e sucinta sobre o que precisa ser melhorado ou necessita correção no sistema de controle interno. Este relatório exige mais cuidado na sua elaboração, pois devem ter a propriedade de informar os fatos com poucas palavras e da forma mais abrangente possível.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (327957)
Contabilidade Avançada (CON61)
Prova: 4330713
QUESTÃO:
1. A Instrução 247, de 27 de março de 1996, em seu artigo 21, define as empresas que ao final de cada exercício social devem elaborar as demonstrações contábeis consolidadas. Descreva as empresas obrigadas a elaborar as demonstrações contábeis consolidadas, conforme a Instrução 247.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao final de cada exercício social, as empresas obrigadas a elaborar as demonstrações contábeis consolidadas são: as Companhias abertas que possuem investimentos em sociedades controladas e as Sociedades de comando de grupo de sociedades que incluem companhia aberta.
QUESTÃO:
2. Para calcular o EVA (Economic Value Added) ou valor econômico agregado é necessário identificar qual o retorno desejado pelos acionistas, ou o custo do Capital Próprio. Com relação ao EVA, descreva o seu principal objetivo.
RESPOSTA ESPERADA:
O principal objetivo do EVA é identificar o valor gerado de riquezas em um período de tempo determinado; esse período geralmente é de um ano. Mas, a empresa não precisa medir seu desempenho somente neste período, este acompanhamento é correto que se faça mês a mês, sendo então realizado o comparativo no decorrer do ano.
QUESTÃO:
3. De acordo com Ribeiro, o procedimento normal das empresas, ao apurar o resultado do exercício, é efetuar os cálculos e a contabilização das destinações do Lucro Líquido do Exercício. Conforme foi estudado, quais são, basicamente, as quatro destinações do resultado do exercício?
FONTE: RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade avançada. São Paulo: Saraiva, 2005.
RESPOSTA ESPERADA:
As quatro possíveis destinações do resultado do exercício são:
- Constituição de Reservas (predefinidas ou não em estatuto).
- Compensação de Prejuízos Acumulados (apurados em exercícios anteriores).
- Aumento de Capital.
- Distribuição aos investidores.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (334665)
Perícia Contábil e Arbitragem (CTB05)
Prova: 4477037
QUESTÃO:
1. Quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo profissional gabaritado com relação à perícia, este poderá elaborá-los de ordem judicial, extrajudicial, administrativa ou operacional. Com relação à natureza dos fatos que se deparam, a perícia pode ser classificada como criminal, contábil, médica, trabalhista, entre outras. Diante do exposto, o que é Perícia Contábil?
RESPOSTA ESPERADA:
A Perícia Contábil é o trabalho de pesquisa e apuração dos atos e fatos relacionados ao patrimônio das empresas (pessoa jurídica) ou pessoas físicas, realizado pelo profissional (com formação em Ciências Contábeis).
QUESTÃO:
2. A atividade de elaboração do parecer pericial contábil contempla os mesmos procedimentos que o laudo pericial contábil, verificando que o mesmo apresenta os mesmos anexos e documentos. Com base nesse contexto, descreva como é realizado o encaminhamento do parecer pericial contábil.
RESPOSTA ESPERADA:
Os procedimentos para a finalização da atividade do Parecer Pericial Contábil são