A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
provas uni

Pré-visualização | Página 3 de 8

do mercado e da empresa em que atua, pois ele está diretamente envolvido com a tomada de decisão dos líderes de organizações.
QUESTÃO:
3. Na década de 70, surgiu, no Brasil, algo chamado responsabilidade social. Isto fez com que as empresas, ao longo dos anos, não buscassem somente obter lucro, mas que também buscassem desenvolver programas que envolvam os funcionários, a comunidade, o meio ambiente, a ética e a cultura. Desta forma, a sociedade visualiza a empresa de forma mais transparente. Com base no que foi exposto, explique o que é responsabilidade social.
RESPOSTA ESPERADA:
Responsabilidade social são projetos que as organizações desenvolvem na sociedade e para seus colaboradores. Podem ser internos ou externos e buscam o desenvolvimento social, ambiental e cultural de forma ética e t
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (351668)
Contabilidade Internacional (CTB04)
Prova: 4926272
QUESTÃO:
1. Para que uma informação contábil seja útil, é necessário que seja confiável, livre de erros e de reparos. Para tanto, é de suma importância que os responsáveis pela organização das informações sejam profissionais capacitados e qualificados para a execução do trabalho. As informações possuem três características específicas. Cite e descreva sobre as funções que uma informação contábil necessita possuir.
RESPOSTA ESPERADA:
A informação contábil deve possuir estas funções:
1- Fidelidade na representação - deve representar de fato a que se destina. Qualquer informação contábil, repassada aos usuários, deverá ser fidedigna, inclusive é estabelecida nas normas contábeis, assim como as demais funções. 
2- Veracidade - para ter validade, precisa ser verdadeira. Toda informação só será útil, se é retratada conforme os registros contábeis.
3- Neutralidade - ela não deve direcionar o usuário para um determinado resultado. Os resultados repassados aos usuários não podem induzir a conclusões que não condizem com a realidade.
QUESTÃO:
2. O Patrimônio Líquido é composto pelas contas que demonstram os valores que os sócios ou acionistas possuem na empresa em um determinado momento. E, como os demais grupos no plano de contas, houve algumas alterações conforme a Lei nº 11.638/07. Portanto, disserte sobre a extinção da reserva de capital de prêmios para debêntures.
RESPOSTA ESPERADA:
A extinção da reserva de capital de prêmios para debêntures faz parte das condições de comercialização em função da atratividade destes títulos ou de seu preço, que são fixados de acordo com a procura do mercado. Devem ser tratados como Receita de Exercício Futuro.
QUESTÃO:
3. A Demonstração do Fluxo de Caixa indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa da organização, e sua aplicação em um determinado período. É uma forma transparente de mostrar a situação financeira da empresa. Escreva três movimentos que não afetam o caixa da organização.
RESPOSTA ESPERADA:
* Depreciação, amortização e exaustão.
* Provisão para devedores duvidosos.
* Acréscimo (ou diminuições) de itens de investimento pelo método de equivalência patrimonial.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (240103)
Economia (ECO20)
Prova: 1890263
QUESTÃO:
1. Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
¿ Enumere os três tipos de vazamentos.
¿ Explique de maneira sucinta como eles podem ser reinjetados na economia.
RESPOSTA ESPERADA:
Os três tipos de vazamentos são: Poupança, Impostos e Mercadorias Importadas.
¿ Poupança: a poupança é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
¿ Impostos: os impostos pagos são rendas das famílias que não são gastas no consumo, logo são fundos recoletados pelo Estado. Cabe ao Estado fazer gestão dessas receitas geradas pelos impostos; e quando precisar dar uma ajuda à demanda agregada, poderá reinjetar esses recursos através de gastos e investimentos do governo.
¿ Mercadorias Importadas: toda renda gasta em produtos importados estimula a produção dos países lá fora e desestimula a indústria nacional, destinando parte das rendas das famílias ao exterior. Esse vazamento é corrigido através das exportações. Assim, quando o país exporta, ele traz renda externa, nivelando o vazamento das importações.
QUESTÃO:
2. Em termos econômicos, a Procura Inelástica acontece quando o aumento relativo das quantidades procuradas é menor que a redução relativa dos preços. Sendo assim, os produtos ou serviços que não podem ter mais opções de produtos substitutos tendem a ter uma Procura mais Elástica ou Inelástica? Argumente sua resposta e exponha algum produto que possa apresentar essa característica: quase não ter substituição, ou simplesmente não ter substituto.
RESPOSTA ESPERADA:
Produtos ou serviços que não podem ter ou quase não têm substitutos ou similares tendem a apresentar uma procura mais inelástica. Sendo assim, na medida em que possa existir menor oferta de substitutos, o produto ou serviço pode apresentar um grau de elasticidade-preço menor.
Nesta situação, pode-se colocar o exemplo do arroz. Se o arroz ficar um pouco mais caro, o consumidor vai continuar consumindo quase a mesma quantidade. Contudo, se esse produto ficar muito mais caro, o consumidor começará a procurar substitutos desse carboidrato. Assim, como existem relativamente poucos substitutos, poderá começar a consumir mais macarrão e/ou batata.
QUESTÃO:
3. As políticas de combate à inflação geralmente são penosas para a sociedade, o que explica o fato de muitos governos relutarem em adotar essas medidas com vigor. Explique por que as medidas de combate à inflação costumam ser tão impopulares.
RESPOSTA ESPERADA:
A alternativa mais simples de se reduzir a inflação no curto prazo seria reduzir a capacidade de consumo da sociedade. Esta ação pode ser implementada com: elevações de impostos, cortes nos gastos públicos, elevação da taxa básica de juros, restrições ao crédito. Esses são alguns exemplos de medidas que podem ser rapidamente postas em prática para reduzir o poder aquisitivo e a capacidade de consumo das famílias. Por esta razão, tais medidas são extremamente impopulares. Contudo, são eficazes no combate à inflação, pois, com a queda no consumo, há uma tendência de queda nos preços.
Todo processo inflacionário é causado por um desajuste entre a demanda e a oferta. Na verdade, a inflação ocorre quando a demanda por produtos supera de forma significativa a sua oferta. Isso significa que o desejo de consumir dos consumidores supera a capacidade de produção dos empresários. Quando esse desajuste ocorre, tem-se, a grosso modo, duas alternativas para corrigir a inflação: 1) elevar a capacidade produtiva; ou 2) reduzir a capacidade de consumo da sociedade.
A princípio parece mais lógico estimular o aumento da oferta, pois isso implica a geração de mais empregos e aumento da produção, o que contribui para o crescimento econômico. O problema é que não é possível aumentar o volume de produção quando as empresas já estão operando em sua capacidade máxima. Para elevar a produção além de um determinado ponto, as empresas devem ser ampliadas, investimentos precisam ser feitos em estrutura, máquinas, qualificação de mão de obra etc. E todo este processo, para ser completado, precisa de tempo. Por isso, considera-se que, no curto prazo, não é possível combater a inflação tentando aumentar a oferta. Isso ocorre porque os próprios incentivos para ampliação da oferta levariam a aumentos nos investimentos, o que também colaboraria para a elevação dos preços.
3. Avaliação