Buscar

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA SEMANA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
TEXTO: “A contribuição da sociologia da educação para a compreensão da educação escolar” - Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
Releia a primeira parte: “A escola como instituição social”. Identifique, nessa primeira parte, as ideias que definem a escola como uma instituição social.
As principais ideias da autora Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, que sugerem que a escola é uma instituição social, são os fatos de ela defende a ideia de que embora ao nascermos todos nós já contemos com uma base ideológica para se objetivar como gênero humano, é necessário que haja um processo de humanização, ou seja, ainda não somos seres humanos, e a escola é um importante local para integração cultural da população. 
Além disso, assim como sugere a professora Marília, do ponto de vista histórico e social a escola é uma instituição moderna, está enraizada e comprometida historicamente com a construção da democracia. Portanto o texto define a educação como o processo para humanizar o ser humano e que a escola é a instituição responsável por isso desde o inicio da humanidade. 
Identifique, agora, segundo o texto, a principal função da escola como instituição social.
 O texto nos lembra de que os estudos sobre o papel da escola, na sociedade moderna, apontam para o fato de que não existe uma função única, consensual, universal da escola. A escola é a principal responsável por este processo, pois a escola existe para cumprir essa função social, visto que, é através dela que o individuo desenvolve as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas desenvolvendo em cada estudante a capacidade de torna-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
A autora ainda destaca três funções da educação escolar, são elas:
Função redentora onde se manifesta quando a educação escolar pretende corrigir eventuais distorções da sociedade.
Função reprodutora, que se manifesta quando as práticas educativas da escola reproduzem e legitimam as desigualdades sociais. 
Função transformadora, que ocorre quando a educação escolar está comprometida com uma sociedade mais justa e igualitária. 
 Diante dessas três funções, para a autora a função transformadora é a única saída, pois destaca uma aprendizagem crítica. 
Produza um texto reflexivo acerca do papel da escola como instituição social, a partir do que foi estudado.
Ao ler o texto de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, é possível aprender que a escola, como instituição social, tem o papel de garantir aos indivíduos, com oportunidades desiguais, a apropriação de conhecimentos, a formação de valores sociais e culturais, a preparação para o mundo do trabalho e para o desenvolvimento da prática social. Sendo assim como defende a autora a escola não é e não deve ser neutra, ela promove ideias e valores, colabora com a sociedade. 
Portanto a escola é fundamental na formação do cidadão para participar conscientemente da sociedade em que vive, nela é possível haver integração social entre a educação, a escola e a sociedade. É de grande interesse ter a escola ligada ao termo de instituição social, é nela que se forma humanos dignos, autônomos e responsáveis. 
Além disso, a escola como uma instituição social prepara os indivíduos para viver em grupo, a vida em sociedade muda nosso pensamento individualista para um pensamento coletivo, de interesse também coletivo, na escola são inculcados valores e normas, visando o convívio social. 
Leia, novamente, a segunda parte do texto: “Escola pública e desigualdade social”.
Aponte a definição de escola pública contida nesta parte do texto.
 A professora Marília define escola pública como: “A escola para todos”, ou seja, pública, significa isso que seria a escola única (significando igualdade de oportunidades), laica (livre de doutrinas), gratuita (sob a total responsabilidade do Estado), obrigatória (até 18 anos) e para ambos os sexos.
Segundo o texto, “A escola pública é a maior expressão da escola com instituição social, aquela que tem sua origem na modernidade, exigência do modo de produção capitalista moderno industrial. No Brasil, podemos considerar como marco histórico do surgimento da escola pública o Manifesto dos Pioneiros Pela Educação Nova por seu conteúdo escolanovista.”, ou seja, podemos considerar a escola pública fundamental hoje em dia. 
Escreva uma pequena redação (de 20 a 30 linhas) sobre o que você aprendeu com a leitura deste texto.
Quando pensamos em educação, pensamos em um mundo mais justo, menos individualista e de mais integração social, onde ninguém passe despercebido aos olhos humanizados, além disso, através da educação podemos idealizar e trabalhar para um mundo assim. 
A educação pode gerar em nós uma consciência crítica, transformadora e democrática, e é isso que deve ser o objetivo ao ser alcançado, assim pode-se construir o ser humano como humano. 
Através da educação podemos conhecer e interpretar a nossa realidade social e como isso poder atuar dentro dela, portanto, devemos ver a escola como uma instituição social, capaz de ensinar valores e normas sociais, formando indivíduos pensantes, com aprendizagem crítica e transformadora, preparando assim novas gerações para viver em sociedade. 
Para esse processo de aprendizagem podemos e devemos acreditar que a escola pública é fundamental, já que ela visa à igualdade, ou seja, a educação a todos, porém é claro que ainda surgem grandes desafios quando falamos do ensino público, ainda falta formar alunos que sejam capazes de transformar as estruturas sociais, modificando aquilo que é visto como o mais injusto e desigual. As escolas precisam ser atuantes e não neutras, há a necessidade de transparecer sua carga de intenções e valores, para que assim seus aprendizes possam absorver e praticar seus ensinamentos.
É necessário assim, entender que a escola deve ter contato com a sociedade, escola são pessoas e não simples edifícios, podemos sim afirmar que ela é responsável pela a formação de cidadãos conscientes carregados de valores sociais, essenciais para um convívio na nossa sociedade moderna.

Outros materiais