Buscar

Fichamento do texto "Panorama das Políticas Culturais"

Prévia do material em texto

HACA 05 – Políticas Culturais
Docente: Giuliana Kauark
Turma: ( x ) QUA/tarde
FICHAMENTO
	Aluno: Herbert Carlos da Silva
	Texto: Panorama das políticas culturais no mundo
	Autor: Albino Rubim
	Palavras-chave (3 a 5): 
cultura; políticas culturais; unesco; diversidade cultural; neoliberalismo;
	Qual a ideia (ou problema) central do texto?
A ideia central desse texto é elucidar ao leitor questões referentes ao surgimento e conduções das políticas culturais no mundo, bem como sua definição e sua transversalidade.
Bate na tecla da diversidade cultural no desenvolvimento de políticas na contemporaneidade, para a obtenção de êxito em suas funções sociais, culturais e econômicas.
	Você consegue identificar quais as principais causas e consequências desta ideia central?
Acredito que os estudos das políticas culturais têm como causa uma forma de direcionar, cuidar, estudar e proteger as amplas gamas de diversidade cultural existentes lembrando que o conceito de “diversidade cultural” surge a partir de direcionamento de uma “política cultural pública”. Além disso ela visa tratar com que a cultura seja um bem precioso reconhecido por todos, que todos os cidadãos se sintam acolhidos e inseridos na propagação de conhecimentos, de formas de existências. 
Vejo possíveis consequências na perda da força do debate das políticas culturais e a forma de condução das mesmas por políticas neoliberais que deixam nas mãos do mercado a condução de suas problemáticas, uma vez ciente que o mercado tem a intenção sempre de expandir o acúmulo de capital de seus geradores, causando desigualdade social, inacessibilidade e menosprezação de culturas. Sendo que mercado, sociedade civil e Estado podem trabalhar juntos para um bem maior, um desenvolvimento humano justo e abrangente.
	Qual sua opinião sobre o texto? 
O texto faz um breve panorama em relação as polêmicas e convergências das políticas culturais no mundo, essa é sua ideia central. 
Acredito que o assunto nos faz pensar e querer solucionar problemas em relação a cultura e seu contrário; em busca de uma sociedade cooperativa, solidária e com mútuos interesses entre si. 
Ao analisar o possível ponto de surgimento das políticas culturais com a criação de três experimentos realizados pelo ocidente, na Espanha, na Inglaterra e na França com o surgimento do Ministério de Assuntos Culturais, que foi o primeiro orgão cultural a institucionalizar a cultura, mesmo que com uma visão voltada apenas as artes, estéticas, preservação, difusão e consumo do patrimônio em uma reestruturação da identidade cultural nacional abalada no período pós-guerra, que foi abolida no rebelde ano de 1968 com a reivindicação de uma ampla definição de cultura e reconhecimento da diversidade cultural existente. Com isso o autor começa a entrelaçar causas e consequências de uma problematização das políticas culturais no mundo. 
Com a trajetória e a importância da ênfase nas políticas culturais defendido pela Unesco, que visa a atuação do Estado, participação da população na construção e valorização da cultura, vendo-a como princípio e fim do desenvolvimento. Podemos visualizar estofo e anseios por mudanças na área.
Ao abordar o surgimento do tema identidade cultural e democracia da cultura, passa pelo novo conceito estabelecido de políticas culturais que visa o desenvolvimento, integralidade e transversalidade da área de atuação.
E por fim nos deparamos com a problemática “forma” qual Estados tentam enquadrar a cultura e as políticas culturais em meio a visão da globalização neoliberal, que por pregar a diminuição deles em suas responsabilidades e liberar ao livre-comércio, portanto, ao mercado, a condução da cultura, nos traz um amplo debates dos possíveis caminhos e cuidados que políticas públicas devem tomar ao se debruçar sobre o assunto.
	Como você qualifica este texto?
( ) Muito bom ( x ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim

Outros materiais