Buscar

questionario_geo_cap3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Janaína S.M. Teixeira
Geologia
“Para entender a Terra” capítulo 3, questionário:
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo: o grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Embora em sentido estrito o petróleo, o gás natural e outros compostos orgânicos formados em ambientes geológicos sejam minerais, geralmente a maioria dos compostos orgânicos é excluída. Também são excluídas as substâncias, mesmo que idênticas em composição e estrutura a algum mineral, produzidas pela actividade humana (como por exemplos os betões ou os diamantes artificiais). O estudo dos minerais constitui o objecto da mineralogia.
Um átomo é uma das menores partículas de um determinado elemento que possui suas propriedades. Ele é composto por um núcleo, que possui prótons e nêutrons, assim como uma nuvem de elétrons que orbita ao redor do núcleo em diferentes níveis energéticos, ou orbitais. Um átomo neutro possui o mesmo número de prótons e elétrons. Entretanto, os átomos tendem a ser mais estáveis com 8 elétrons em sua órbita mais externa. Eles podem ganhar ou perder elétrons para preencher essa órbita até chegar nessa quantidade. O átomo se torna um íon com carga positiva ou negativa dependendo se ele ganhou ou perdeu elétrons.
 ®http://www.mundoeducacao.com/quimica/cloreto-sodio.htm
Ligação iônica e ligação covalente.
Diamante e grafite.
Nesossilicatos (ou ortossilicatos) têm tetraedros [SiO4]4- isolados e ligados entre si por catiões intersticiais.
Silicatos com grupos de tetraedros SiO4 isolados e unidos entre si somente por ligações iónicas, através de catiões intersticiais.
Sorossilicatos apresentam grupos isolados de duplos tetraedros com Si2O7 ou um rácio de 2:7.
Ciclossilicatos, ou silicatos em anel, apresentam tetraedros ligados com SixO3x ou um rácio de 1:3.
Inossilicatos, ou silicatos de cadeia, apresentam cadeias interligadas de tetraedros de silicato com SiO3, rácio 1:3 , para cadeias simples ou Si4O11, rácio 4:11, para as cadeias duplas.
Filossilicatos, ou silicatos em folha, formam folhas paralelas de tetraedros de silicato com Si2O5 ou um rácio de 2:5.
Tectossilicatos, ou silicatos de armação, apresentam uma armação tridimensional de tetraedros de silicato com SiO2 ou um rácio de 1:2. É o maior dos grupos de silicatos, incluindo cerca de 75% dos materiais da crosta terrestre.
Clivagem em mineralogia é a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura atômica interna, paralelos às possíveis faces do cristal que formariam. A clivagem é descrita em cinco modalidades: desde pobre, como na bornite; moderada; boa; perfeita; e proeminente, como nas micas. Os tipos de clivagem são descritos pelo número e direcção dos planos de clivagem.
É uma propriedade física que certos corpos minerais possuem de se quebrarem/dividirem com maior facilidade seguindo planos os quais estão relacionados com suas estruturas atômicas (internas), produzindo superfícies planas reticulares definidas (planos de clivagem/ superfícies de clivagem) e paralelas entre si. A partir desse processo, é possível identificar-se minerais que não estão morfologicamente desenvolvidos.
carbonatos (calcita - CaCO3), sulfatos (barita - BaSO4) e fosfatos (apatita - Ca5(PO4)3(F, Cl, OH).
Pressao e temperatura.
 O geólogo de campo utiliza a Escala de Mohs que consiste na classificação de dureza atribuindo-se valores de 1 a 10 na escala, O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, que é o talco, e o valor 10 dado ao diamante que é a substância mais dura conhecida na natureza. Esta escala não corresponde à dureza absoluta de um material. Por exemplo, o diamante tem dureza absoluta 1.500 vezes superior à do talco. Entre 1 e 9, a dureza aumenta de modo mais ou menos uniforme, mas de 9 para 10 há uma diferenças muito acentuada, pois o diamante é muito mais duro que o coríndon (ou seja, que o rubi e a safira).
Hematite ou hematita é um mineral de fórmula óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos diversos óxidos de ferro. 
O minério contém, às vezes, quantidades ligeiras de titânio. Quando dado forma em ornamentos é frequente chamado de diamante preto. 
Um mineral muito comum, colorido preto ao cinza, marrom ao marrom avermelhado, ou vermelho. Os depósitos de hematita cinzento são encontrados tipicamente nos lugares onde houve água parada ou fontes de água mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone. O mineral pode precipitar-se fora da água e coletar em camadas no fundo de um lago ou outro lugar com água parada. No entanto a hematita pode também ocorrer sem água, como o resultado da atividade vulcânica. 
A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 26,7% de ferro e 72,4% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico. A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.
Para diferenciá-las, em uma placa de porcelana despolida(parte de trás de um azulejo), tente riscar com os dois minerais, a Hematita deixará um traço cor de sangue, a magnetita não deixará traço. Com um ímã, a magnetita será atraída com mais intensidade que a hematita por possuir um teor bem maior de ferro. Ao tentar riscar com um canivete a hematita será riscada com mais facilidade, ao passo que a magnetita não sofrerá risco.
CALCITA, carbonato de Cálcio, CaCO3, cristalização polimorfa (mais de 300 formas) trigonal do Carbonato de Cálcio. Principal constituinte dos calcários, ocorre também em mármores, conchas e outros minerais, principalmente nos de origem sedimentar. Formadora das estalactites e estalagmites comuns em cavernas. Sinônimos, Espato de Cálcio, Espato calcário e Espato-de-Islandia. 
DOLOMITA, Carbonato duplo de Cálcio e Magnésio - CaMg(CO3)2 , rocha muito comum, geralmente de cor branca. utilizado como fonte de magnésio, sobretudo para a fabricação de materiais refratários. Na dolomita existe uma solução sólida entre o magnésio e o ferro. Sendo o extremo em Ferro denominado siderite e o extremo em magnésio denominado magnesite.
 Amianto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes