Buscar

slide aula de administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

contabilidade
administração
Componentes:
Rosângela Pereira Almeida
Rosely Gomes da Silva
Maria do Carmo
Sheila Ribeiro
Definição de contabilidade:
È a ciência que estuda e organiza os registros dos fatos que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica de uma empresa .É regida por um conjunto de leis.
O caduceu é o símbolo da contabilidade é formado por um bastão entrelaçado por duas serpentes, tendo na parte superior um elmo alado.
O símbolo vem da mitologia Romana e representa a suporta intervenção do deus Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam enroscando-se em seu bastão .O bastão representa o poder; as duas serpentes simbolizam a sabedoria ,isto é, o quando de estudar antes de agir e o elmo alado representa a predominância de pensamento elevado. 
O símbolo caduce
contabilidade
A importância da contabilidade
ela é fundamental não só para registra os fatos econômico financeiro, mais para mostra como a empresa está determinado momento.
Conhecer a contabilidade é importante por se trata de uma ferramenta que possibilita avaliar ao rotinas operacionais das empresas e também por ser fundamental para que se possa compreender a analise de balanço essencial para a tomada de decisões.
Há três áreas de especial relevância: auditoria, fiscalização e contabilidade das organizações sem fins lucrativos. O primeiro consiste na reavaliação, por parte de um auditor independente, dos dados financeiros, dos registros contábeis e dos documentos da empresa, assim como de qualquer outro tipo de documentação que permita verificar a validade de seus registros contábeis. O segundo se refere à fiscalização (ver Imposto de renda). A contabilidade das organizações sem fins lucrativos, como as universidades públicas e os hospitais, diferem das empresas de negócios que recebem recursos sem prestar em troca um serviço específico, ou seja, seus recursos não são obtidos por proporcionar um bem ou um serviço a um indivíduo em particular: não possuindo interesses particulares, elas têm um registro contábil específico.
6
Princípios da contabilidade
Está baseado em um sistema de pressupostos, doutrinas, axiomas e convenções, incluindo os que se denominam “princípios contábeis geralmente aceitos”. Alguns deles são: o da empresa em funcionamento; o da prudência; o do registro; o do preço de aquisição; o do salário; o da correlação receitas e gastos; o da não-compensação; o da uniformidade; e o da importância relativa. O principal objetivo é: a imagem fiel, que consiste em fidedignidade das contas anuais em relação ao patrimônio, à situação financeira e aos resultados da empresa, em caso de conflito entre princípios contábeis obrigatórios. Não obstante, o princípio da prudência tenderá a um caráter preferencial sobre os demais. Ele afirma que somente deverão ser contabilizados os benefícios realizados na data de fechamento do exercício, embora as perdas possíveis, ainda que incertas, também sejam contabilizadas, desde que se considere o que se pode produzir. Por outro lado, os princípios e normas de contabilidade, geralmente aceitos, são todos aqueles que aparecem nos códigos de comércio e leis mercantis.
Balanço patrimonial
ativo
passivo
bens
obrigação
+
+
direito
Patrimônioliquido
É uma demonstração estática e sintética dos registros contábeis, que espelham o patrimônio, os direitos e as obrigações da empresa. pois se referem a determinada data
DRE
Demonstração dos valores envolvido com o resultado do período, ou seja, a partir das receitas e das deduções dos custos e despesas demonstra o como os tributos gerados. 
A estrutura da DRE
Receita operacional bruta :tudo que conseguiu arrecadar.
Receita operacional liquida :o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
Resultado operacional bruto : o lucro ou o prejuízo que sofreu a empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais