Buscar

1ºSIMULADO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prévia do material em texto

1º SIMULADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ter um aluno portador de deficiência física mobiliza a ação e o cuidado de vários educandos na classe, mas deve contar também com uma intervenção objetiva por parte do educador que precisa saber de alguns dados para melhor educar seu aluno e acompanhar seu desenvolvimento. Relacione alguns desses conhecimentos.
Sua Resposta: A formação específica em educação especial é um elemento estruturante das atitudes dos educadores de crianças portadoras de deficiência,também a formação contínua, alguma formação complementar em educação especial durante a formação e a experiência com crianças com necessidades educativas especiais parece ser suficiente para dar respostas às necessidades e expectativas do quotidiano em sala de aula.
Compare com a sua resposta:
A escola precisa, quando houver necessidade, providenciar adaptações curriculares e acessibilidade ao currículo, removendo os obstáculos que impedem a inclusão do aluno com deficiência física. É importante que o professor conheça algumas especificidades destes alunos, como: motricidade, linguagem e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
A partir da década de 70 se constata uma resposta mais abrangente da nossa sociedade na área da educação especial. Antes havia o pressuposto de que a segregação escolar permitiria melhor atender às necessidades educacionais diferenciadas desses alunos, após esse período houve uma mudança. Hoje temos uma política educacional voltado para um processo educacional inclusivo. Atualmente, de acordo com a legislação educacional, como deve acontecer a matrícula escolar do aluno com deficiência ? Onde devem acontecer as ações educacionais complementares
Sua Resposta: As escolas são obrigadas a oferecer vagas para com alunos com deficiência, ou seja todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns , com os apoios necessários. Esse apoio pode constituir parte do atendimento educacional especializado e pode ser realizado em parceria com o sistema público de ensino.Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime.
Compare com a sua resposta: A matrícula escolar do aluno com deficiência deve ser semelhante a de qualquer outro aluno: na escola regular e as ações educacionais complementares deverão acontecer no centro educacional especializado ou em sala de recursos multifuncionais.
Uma professora com deficiência física participou do processo seletivo para lecionar numa escola de ensino fundamental. Foi aprovada nas provas e na entrevista a diretora alegou que não poderia contratá-la porque sua deficiência prejudicaria o trabalho em sala de aula. Essa atitude da diretora revela:
	Uma atitude correta para garantir o direito dos alunos à educação.
	Uma atitude de proteção à integridade da professora.
	Uma visão de neutralidade em relação à questão da deficiência.
	Uma atitude que defende os direitos da pessoa com deficiência.
 Certo	Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência.
A história do homem revela diferentes comportamentos em relação à maneira como a sociedade lida com a questão da deficiência. Na sociedade contemporânea, o movimento que vem ganhando força em diferentes setores sociais em relação à pessoa com deficiência é de:
	Exclusão social
	Segregação social
	Indiferença
	Neutralidade
 Certo	Inclusão social
Fernanda Honorato trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006. É dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação. Já foi musa da Portela (Escola de Samba do RJ) e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria - Embaixadores da Alegria.
Podemos afirmar que Fernanda Honorato, jovem com síndrome de down:	
é um exemplo, pois em nosso país não temos um sistema legislativo que garanta a inclusão do aluno com deficiência na escola regular.	
faz parte da totalidade das pessoas com deficiência no Brasil que são percebidas como produtivas.	
não faz parte de um grupo de excluídos, pois atualmente todas as escolas brasileiras apresentam um sistema educacional altamente inclusivo. 
 Certo	é um exemplo, pois a jovem com certeza superou os efeitos da exclusão sob o aspecto político. 	
é uma pessoa comum, pois em nosso país é fácil conseguir sair da condição de dependência e exclusão social.
O campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode atualmente ser definido como:
	um espaço pedagógico para atender alunos com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.
	um projeto pedagógico para atender alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
	um projeto de lei, que obriga toda pessoa com deficiência a ingressar na escola regular no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
	um projeto integrando educação e saúde, atendendo no campo da saúde e educação, pessoas com deficiência.
 Certo	uma modalidade de ensino que não substitui a educação comum e que tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir.
I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.
II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
 III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola.
É correto apenas o que se afirma em
	
 I e III.
	II e IV.
	 I e IV.
 Certo	I, II, e III.
	II, III e IV
A segregação social da pessoa com deficiência intelectual é compreendida como:
	Um movimento que amplia a comunicação.
 Certo	Um distanciamento social e físico da pessoa com deficiência.
	Uma ação social favorável à inclusão.
	Um processo de integração.
	Uma força de luta contra as barreiras sociais.
Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer. (Trecho da Música: Brasil - Casusa )
 A música - Brasil - é uma faixa do álbum Ideologia -1988 de Casusa, que atualmente apresenta uma letra:
	hipócrita, até para realidade da década de 80, pois o Brasil sempre apresentou realidade de igualdade e justiça social.	
que traduz a realidade de inclusão social que sempre vivenciamos no Brasil.	
atualizada, apresentando o cenário favorável e estável das políticas econômicas e sociais vivenciadas no Brasil.
 Certo	atualizada, que revela os altos índices de desigualdade social do país, em decorrência da má distribuição de renda.
	equivocada para realidade atual do país, que é formado por um grande número de pessoas que usufrui dos bens e serviços historicamente acumulados.
Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que:
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenhoescolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.
 B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do que a visual.
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente.
Assinale a alternativa correta:
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	As afirmativas A e B estão erradas.
 Certo	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	A afirmativa A é a única correta.
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes